O presidente da Câmara do Porto não terá de cessar funções para assumir a liderança do Conselho Superior da Federação Portuguesa de Futebol caso a candidatura de Pedro Proença vença as eleições a este organismo, adiantou hoje esta autarquia.
"Se a candidatura do doutor Pedro Proença vier a vencer as eleições aos órgãos sociais federativos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), para o quadriénio 2024-2028, tal não implicará que o doutor Rui Moreira cesse funções enquanto presidente da Câmara Municipal do Porto, considerando que o órgão para o qual foi o seu nome indicado é um órgão de natureza consultiva", adiantou hoje a câmara quando questionada pela Lusa se o autarca abandonaria o município caso Pedro Proença vença as eleições.
A candidatura de Pedro Proença à presidência da FPF propõe a criação de um novo órgão consultivo, denominado Conselho Superior, que será liderado por Rui Moreira, divulgou hoje fonte da candidatura à Lusa.
O atual presidente da Câmara Municipal do Porto foi confirmado como membro da Comissão de Honra da candidatura de Proença e será presidente do novo Conselho Superior, que "integrará individualidades com percurso e forte experiência em vários setores da sociedade, que aportarão à FPF pensamentos, perspetivas externas e independentes em áreas estratégicas".
A mesma fonte explicou que o novo órgão será composto por pessoas propostas pelo presidente da FPF, e nomeadas pela direção do organismo, com o intuito de avaliar o contexto atual do futebol nacional, propor novas estratégias e aconselhar o presidente eleito nas mais variadas áreas.
Além de Rui Moreira, a Comissão de Honra da candidatura de Pedro Proença integra nomes como Carlos Queiroz, antigo selecionador nacional, os ex-jogadores António Simões e Paulo Sousa e Miguel Poiares Maduro, antigo ministro e antigo membro do Comité de Governação da FIFA.
Por LusaSiga todas as incidências do jogo da 5.ª jornada da Liga Betclic
Siga todas as incidências do jogo da 5.ª jornada da Liga Betclic
Emblema de Baku voltou a perder pontos no campeonato
Extremo ressentiu-se do problema no gémeo da perna direita, sofrido contra o Benfica
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Sem opção de compra
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham