_
As medidas de prevenção e combate à violência no desporto "irão traduzir-se em maior responsabilidade de todos os agentes", afiançou esta quinta-feira o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.
"O combate é de todos, mas, principalmente, dos agentes desportivos. Todos irão ser chamados a uma maior responsabilidade. Este combate à violência no desporto é uma luta contínua. Há fenómenos que surgem, outros que ganham outra força e temos de responder. Esta é a altura que o Governo tem para apresentar medidas, mas queremos concertá-las e que sejam amplamente representativas", referiu o governante.
João Paulo Correia falava à comunicação social à entrada para o debate "Violência no Desporto: Prevenir e sensibilizar para um desporto melhor", que decorreu no Centro Paroquial de Mafamude e foi promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. "O combate à violência no desporto é uma prioridade do Governo. É público que estão a ser preparadas medidas de prevenção e combate. Este debate é uma organização da Câmara Municipal de Gaia, à qual o Governo se associa, pois o combate à violência no desporto é de todos e inclui Estado central, municípios e agentes desportivos. O que se procura fazer com este painel é demonstrar que essa é uma frente de combate", frisou.
Sem avançar uma data para o anúncio das medidas, João Paulo Correia notou que "há a consciência" de que estas têm de surgir "a curto prazo", embora admitindo que "a pressa não pode ser inimiga do processo" e que será necessário um "amplo debate com os agentes desportivos". "As medidas serão anunciadas no tempo que for possível, após uma auscultação que temos de fazer aos representantes e instituições que representam os diversos agentes desportivos. Neste momento, estamos a fazer um debate interno, com conversações sobre as medidas de prevenção e combate à violência no desporto. Necessariamente, estas incidirão numa maior responsabilização de clubes, adeptos e agentes", terminou.
Para além do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, o debate contou ainda com as participações de Cláudia Pinheiro, do Observatório Nacional da Violência Contra Atletas, José Neto, embaixador da Ética no Desporto, e Sara Moreira, atleta do Sporting.
Por LusaMau tempo tem obrigado os auriverdes a trabalhar num relvado em Campo de Besteiros
Depois de 11 jogos seguidos a atuar os 90 minutos, nos últimos três encontros foi poupado num total de 87’
Internacional colombiano recupera da luxação traumática do ombro esquerdo
Uruguaio disponível após cumprir castigo
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Ex-internacional belga em entrevista à 'Gazzetta dello Sport'
Conselheiro desportivo do PSG concedeu uma longa entrevista à TF1
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok