O V. Guimarães venceu este domingo o torneio particular de futebol da Póvoa de Varzim, após derrotar o AVS na final, no desempate por penáltis (4-3), após a igualdade no tempo regulamentar (1-1).
Vitoriosas nas meias-finais de sábado, as equipas da Liga Betclic marcaram perto do final do encontro, com os avenses a inaugurarem o marcador por Guilherme Neiva, aos 89 minutos, a concluir um contra-ataque conduzido por Sangaré, antes de os minhotos empatarem aos 90'+3, por Nélson Oliveira, na cobrança de um penálti a sancionar falta de Tiago Galletto sobre Dieu-Merci.
No desempate, a equipa vimaranense desperdiçou a oportunidade de decidir a seu favor num remate ao poste de Rodrigo Duarte e o AVS também falhou por Sangaré quando podia vencer o desempate, antes de Oumar Camará fazer o 4-3 e de Diego Duarte rematar para a defesa de Juan Castillo, que encerrou o quadrangular disputado no Estádio do Varzim Sport Clube, numa final com mais de 1.500 espectadores.
A equipa vencedora, treinada por Luís Pinto, jogou no sistema tático ensaiado ao longo da pré-época, o 3x4x3, com Charles na baliza, Borevkovic, Abascal e João Mendes na defesa, Vando Félix, Tiago Silva, Tomás Händel e Lebedenko na linha intermédia e Telmo Arcanjo, Nuno Santos e Gustavo Silva no ataque.
No conjunto treinado por José Mota, o guarda-redes Simão Bertelli, os defesas Guillem Molina, Aderllan Santos, Devenish, Edson Mucuana, os médios Algobia e Grau e o trio composto por Rafael Barbosa, Pedro Lima e John Mercado no apoio ao ponta de lança Nenê formaram um onze disposto no esquema 4x2x3x1.
No jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares, o Vizela, da 2.ª Liga, derrotou o anfitrião Varzim, da Liga 3, no desempate por penáltis (6-5), após a igualdade (2-2) alcançada pelos minhotos ao cair do pano, já que perdiam por 2-0 até ao minuto 90.
Após o nulo ao intervalo, a equipa da casa chegou à vantagem por Luís Oliveira, aos 52 minutos, e ampliou-a por Rodrigo Freitas, aos 78', mas Kilma, aos 90', e Bastunov, de penálti, aos 90'+4, marcaram os golos que motivaram o desempate por penáltis, onde Kilma foi decisivo, ao apontar o 6-5, depois do varzinista Eduardo falhar.
A equipa minhota entrou em campo com Pedro Souza na baliza, Ítalo Henrique, Obradovic, José Sampaio e Gora Baye na defesa, Jota Gonçalves, Leverton e Pedro Ramos no meio-campo e Joy, Damien Loppy e Manu Garrido no ataque, segundo um esquema tático 4x3x3.
Dispostos num sistema tático 5x4x1, os poveiros apresentaram-se com o guarda-redes Pedro Costa, com os defesas Luís Oliveira, Miguel Vila Cova, Derick, Pedro Nuno e Diogo Sequeira, com uma linha intermédia formada pelos médios Trent e Montenegro e pelos alas Jefinho e Renato Miranda, no apoio ao ponta de lança Pedro Clemente.
Por LusaCandidato à presidência do Benfica reage às recentes notícias sobre as empresas em que esteve envolvido
Médio chegou aos seis golos na época e tem os 12 como meta
Médio não joga desde 28 de agosto
Brasileiro deixa mensagem aos adeptos do FC Porto
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos