_

Voto contra do Benfica não impede aprovação do modelo de comercialização dos direitos de TV na AG da Liga

AG da Liga Portugal
• Foto: Luís Vieira/Movephoto

Foi aprovado, na tarde desta sexta-feira, durante a Assembleia Geral da Liga Portugal, no Porto, o modelo proposto para a comercialização dos direitos audiovisuais no âmbito do processo da centralização. O documento recolheu mais de 90% de votos favoráveis das sociedades desportivas dos campeonatos profissionais. O Benfica foi o único emblema a votar contra, enquanto o Nacional absteve-se. Recorde-se que os emblemas da 1.ª Liga tinham dois votos, enquanto os da 2.ª Liga apenas um.

Conforme explicou André Mosqueira do Amaral, diretor executivo da LPFP e responsável da Liga Centralização, na antecâmara desta reunião magna, em cima da mesa estava a discussão "da forma como os direitos audiovisuais vão ser comercializados nos mercados", ficando definidas "limitações e regras de participação no leilão e as linhas vermelhas que não poderão ser ultrapassadas em nenhuma instância durante a venda e a exploração destes direitos".

PUB

O modelo aprovado pelas sociedades desportivas esta sexta-feira terá agora de ser levado pela Liga e pela FPF ao Governo para ser validado. Só depois disso será discutida a chave de distribuição das receitas, tema que tem causado mais divisões entre os emblemas. O Nacional, recorde-se, chegou a ponderar apresentar já uma proposta para que a percentagem do bolo total de dinheiro a ser distribuído de forma igualitária seja de 50%, aos invés dos 32,5% para que a aponta a Liga, mas acabou por recuar nessa iniciativa, deixando a discussão para mais tarde.

Apesar de todas as sociedades desportivas terem marcado presença, os presidentes dos principais clubes não marcaram presença, tendo enviado representantes O FC Porto esteve representado por Nuno Santos Rocha, responsável jurídico do clube, ao invés de André Villas-Boas, enquanto o Sporting enviou André Bernardo, Patrícia Lopes e Amândio Novais, e o Benfica o responsável financeiro, Nuno Catarino. Frederico Varandas e Rui Costa não compareceram.

De resto, o Sp. Braga fez-se representar pelo chefe de gabinete da presidência, André Viana, e o V. Guimarães pelo diretor geral, Pedro Coelho Lima. Em contrapartida, estiveram presentes Miguel Ribeiro, presidente da SAD do Famalicão, Alexandrina Cruz, presidente da SAD do Rio Ave, José Miguel Albuquerque, presidente da SAD do Alverca, e Rui Alves, presidente do Nacional.

PUB

Por Pedro Morais
39
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Futebol Nacional Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB