A carta enviada a Cristiano Ronaldo pelos jogadores que compõem o plantel do Olhanense, pedindo a intervenção do capitão da Seleção Nacional para que o clube algarvio possa ver concretizada a sua promoção ao futebol profissional, está a fazer eco em Itália. Ao ponto de o conceituado jornalista Gianluca di Marzio ter procurado perceber os objetivos da missiva, numa entrevista a Andrea Papadia, que presidiu, até junho de 2019, e continua a fazer parte do conselho de administração da SAD rubronegra.
"Ele ainda não se pronunciou, mas, em Portugal, Ronaldo representa o sonho. Quem começa a jogar segue o seu mito. Ele sempre demonstrou grande solidariedade para com o futebol e os jogadores amadores. Consta que, durante o estado de emergência, Ronaldo, de forma secreta, destinou um milhão de euros para apoiar clubes e jogadores destas categorias. É um símbolo dos protestos dos jogadores. Esta abordagem e este mediatismo seguem a mesma lógica", refere Papadia, garantindo que a ideia partiu dos jogadores.
"Temos reuniões semanais com os capitães de equipa e eles sentem-se penalizados, porque foram feitos sacrifícios e investimentos. Eles queriam dar voz à sua causa. A partir de uma conversa nasceu a ideia de escrever a Ronaldo", assegura o administrador da SAD algarvia, mantendo a esperança de que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ainda possa alterar a decisão de manter o Olhanense no terceiro escalão do futebol português.
"Apresentámos, dentro dos cinco dias previstos após a decisão oficial, um apelo ao Conselho de Justiça da FPF e estamos a aguardar uma resposta. Mas estamos dispostos a recorrer ao Tribunal Arbitral de Desporto português, para solicitar uma medida preventiva [providência cautelar] para suspender o início dos próximos campeonatos", garante o responsável do Olhanense, antecipando a solução que deixaria os algarvios satisfeitos.
"Jogar o 'playoff' agora é difícil. A nossa esperança é que a 2ª Liga possa seja ampliada de 18 para 20 equipas, uma mudança que já está prevista nos regulamentos e que vai ser aplicada em França", conclui Andrea Papadia.
Por João LopesNove equipas da Liga Betclic, três da 2.ªLiga, dois da Liga 3 e um 'sobrevivente' do Campeonato de Portugal
Técnico de 38 anos orientou o Malveira entre setembro e novembro
André Geraldes vai presidir à sociedade que terá o holandês Django L'or como principal investidor
Jogador do Marinhense sofreu com as dores no jogo da Taça de Portugal
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Num país onde existe centralização, devido à quebra do contrato os belgas poderão não conseguir ver a 16.ª jornada
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Selecionador dos Estados Unidos lançou Campeonato do Mundo