O Famalicão garantiu este domingo o regresso à Segunda Liga portuguesa quase duas décadas depois da última presença, ao vencer em casa o Lusitano de Vildemoinhos por 1-0. A formação famalicense, cuja última presença no segundo escalão remota a 1995/96, dominou o jogo da 12.ª e antepenúltima jornada da fase de subida da zona norte do Campeonato Nacional de Seniores.
Aos 20 minutos, e em jeito de aviso, o Famalicão protagonizou a primeira jogada de perigo. Após um cruzamento da direita, Correia apareceu na pequena área e, de cabeça, rematou à baliza mas Nuno Ricardo, no seguimento do lance, defendeu com alguma facilidade.
O golo não tardou em acontecer. Um livre de Feliz obrigou Nuno Ricardo a uma defesa para a frente, acabando a bola por sobrar para Palheiras que encostou para o golo.
Até ao intervalo, somaram-se oportunidades de marcar para a equipa da casa mas a pontaria pouco afinada acabou por ser decisiva para não haver mais alterações no marcador. Para o segundo tempo, o Famalicão não entrou tão perigoso, dando margem ao Lusitano de Vildemoinhos para subir no terreno.
Mesmo assim, aos 62 minutos e depois de uma falta na área sobre Correia, o Famalicão beneficiou de uma grande penalidade, mas Correia permitiu a defesa ao guarda-redes Nuno Ricardo. Depois disso, o Famalicão, acusando algum nervosismo perante a magra vantagem, tentou gerir da melhor forma o resultado, impedindo o Lusitano de ganhar terreno, uma tarefa que acabou por ser cumprida, garantindo assim a festa do Famalicão no Municipal 22 de Junho.
Jogo disputado no Estádio Municipal 22 de Junho, em Famalicão.
Famalicão-Lusitano de Vildemoinhos, 1-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcador:
1-0, Palheiras, 26 minutos.
Equipas:
Famalicão: Emanuel, Joel, Palheiras, Vilaça, Jorge Miguel, Vitor Lima (Chico, 90), Ibraima, Diego, Feliz (Diogo Torres, 87), Correia (João Paulo, 78) e Medeiros.
Suplentes: Armando, Chidi, Luiz Alberto, Chico, Daniel, Diogo Torres e João Paulo.
Treinador: Daniel Ramos.
Lusitano de Vildemoinhos: Nuno Ricardo, Marco Almeida, Calico, Thiago Pereira, Miguel R., Sérgio Duarte, Álvaro (Vieirinha, 60), Moura (Carlitos, 68), Zé Rui (Cerveira, 68) Diogo Braz e João Costa.
Suplentes: Fábio Lopes, Carlitos, Vieirinha, Marco, Cerveira, Amiam, Fábio Fortes)
Treinador: Rui Cordeiro.
Árbitro: Marco Cruz (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Sérgio Duarte (61) e Calico (75)
Assistência: Cerca de 8.000 espetadores.