_

Lusitânia inicia processo de insolvência

A Assembleia Geral do Sport Clube Lusitânia de Angra do Heroísmo aprovou este sábado "o início do processo legal de encerramento" do clube, uma das mais emblemáticas associações desportivas açorianas.

Uma fonte do Lusitânia disse à agência Lusa que a decisão, aprovada depois de um debate que se prolongou pela madrugada, teve por base a constatação da "inviabilidade financeira do clube".

PUB

Ao longo de toda a semana, a Comissão Executiva do Lusitânia procurou estabelecer um acordo com os credores que permitisse resolver os problema financeiros do clube decorrentes de uma dívida superior a três milhões de euros, mas viu essa possibilidade recusada.

O clube está envolvido na Liga profissional de basquetebol e na Série Açores da III Divisão de futebol e a decisão de propôr a sua insolvência visa garantir o acesso dos trabalhadores do Lusitânia ao subsídio de desemprego, disse fonte do clube.

Apesar de ter baixado nos últimos dois anos de 4,5 para cerca de três milhões de euros, a dívida do Lusitânia supera em muito o seu património, avaliado em 1,5 milhões de euros, e os credores do clube pretendem proceder à execução de penhoras.

PUB

Finanças, Segurança Social, uma agência de viagens e uma empresa de construção civil concentram a quase totalidade das dívidas do clube.

Fundado em junho de 1922, o Lusitânia agrega um total de cerca de 500 atletas e foi a primeira equipa açoriana a ingressar nos campeonatos nacionais de futebol (época 1978/79).

Antigo rival do Santa Clara, atual segundo classificado da Liga de Honra, conquistou por 21 vezes o campeonato açoriano de futebol e obteve 38 títulos de Campeão da Ilha Terceira na mesma modalidade.

PUB

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Campeonato de Portugal Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB