As negociações com o empresário brasileiro Luiz Andrade decorreram até ao final da semana passada, tendo em vista a aquisição de 10% de ações do grupo de investidores 'Galaxy Believers' detidas pelo antigo líder da sociedade anónima nortenha, que chegou a exercer funções idênticas no 'secundário' Vilafranquense até dezembro de 2019.
A transação foi escriturada na quarta-feira e faz com que Estrela Costa entre no capital da SAD do Desportivo das Aves, reforçando o papel do marido e administrador Wei Zhao na empresa ligada ao marketing desportivo, numa dupla que passa agora a deter 53,3% das ações e do poder de decisão sobre o futebol profissional do emblema da Vila das Aves.
Constituída em agosto de 2015, com 70% do capital na posse da 'Galaxy Believers', a sociedade anónima foi dirigida por Luiz Andrade até junho de 2018, antes de passar para as mãos do chinês Wei Zhao, que já era acionista maioritário do grupo de investidores, a par do compatriota Hongmin Wang, e ficou com 90% das ações da SAD.
Após a conquista inédita da Taça de Portugal, em 2017/18, os nortenhos fizeram história com a segunda manutenção consecutiva na elite, numa época em que assinalaram a estreia do escalão sub-23 com os títulos da Liga e Taça Revelação, mas têm atravessado uma série de contrariedades desportivas, diretivas e financeiras desde agosto.
O Desportivo das Aves pode perder dois a cinco pontos pelo atraso salarial verificado entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, face aos 13 somados em 24 jornadas da Liga, nove abaixo da zona de salvação, num conjunto de dívidas justificadas pela SAD com a paralisação da atividade económica na China, motivada pela pandemia de covid-19.
O processo seguiu da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em 03 de abril e provocou as rescisões unilaterais do guarda-redes francês Quentin Beunardeau e do avançado brasileiro Welinton Júnior enquanto a SAD começava a liquidar parte das verbas.
Acusada pelo antigo dono da baliza avense de repor salários ao iraniano Mehrdad Mohammadi e a Welinton Júnior antes da derrota com o Sporting (2-0), a 8 de março, da 24.ª jornada do campeonato, Estrela Costa demitiu-se há dois meses em desacordo quanto à postura da 'Galaxy Believers' na regularização salarial de atletas e funcionários.
A empresa controla 89,9% do capital da SAD do Desportivo das Aves e os restantes 10% pertencem ao clube, liderado desde a temporada 2010/11 por Armando Silva e sem eventuais sucessores anunciados às eleições dos órgãos sociais para o biénio 2020/2022, que estavam marcadas para 09 de maio e foram suspensas devido ao novo coronavírus.
Depois de ter encerrado duas semanas de trabalho individualizado com uma bateria de testes negativos à covid-19, o plantel avense avançou na segunda-feira para treinos coletivos no relvado do estádio do CD Aves, que deve apresentar "um conjunto de correções" para receber os cinco jogos que restam até à conclusão da Liga.
Na quarta-feira, logo após LPFP e FPF terem informado o resultado das visitas realizadas pelas autoridades regionais de saúde a 15 estádios candidatos a acolher o reinício da prova, suspensa desde 12 de março, Wei Zhao admitiu à agência Lusa que os nortenhos dependiam de "sinaléticas e tapetes desinfetantes" para jogar na Vila das Aves.
Alojado no terceiro e último patamar da LPFP, o recinto será reavaliado em breve pelas autoridades sanitárias para poder receber os embates dos avenses com o Belenenses SAD (25.ª jornada), o líder FC Porto (27.ª), o Moreirense (29.ª), o Vitória de Setúbal (31.ª) e o campeão nacional Benfica (33.ª e penúltima ronda).
No plano de desconfinamento face à pandemia de covid-19, o Governo autorizou a realização à porta fechada dos 90 jogos da Liga, que deve ser reatada a 4 de junho e é liderada pelo FC Porto, com um ponto de vantagem sobre o campeão Benfica, e da final da Taça de Portugal, entre dragões e águias, tendo excluído a continuidade da 2.ª Liga.
Unionistas estão em processo de venda da sua licença de participação na Liga SABSEG
Vários milhões têm entrado nas SAD portuguesas
Direção liderada por António Freitas precisa de 30 mil euros até ao final da semana
FPF informou os clubes
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
Avançado francês irá representar o campeão da Arábia Saudita, orientado por Nuno Espírito Santo
Acompanhe as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos
Confira todas as movimentações em Portugal e no estrangeiro