Orlando termina carreira no São Martinho

Ex-defesa central assume o cargo de treinador

• Foto: Bruno Teixeira Pires

Decorria a época 1998/99 quando Orlando (Rui Orlando Neto) se estreou no Fafe. Num jogo frente ao Trofense esteve em campo 45 minutos. Mas o exército obrigou Orlando a fazer uma pausa no futebol. Voltou a jogar na época seguinte, num jogo a contar para a Taça de Portugal. Frente ao U. Madeira (vitória por 2-1) , o defesa-central foi lançado por Manuel Machado. De lá para cá a carreira de Orlando não mais parou. Até agora: deixou as botas e trocou-as pelo banco do São Martinho.

Nessa já longínqua época de 1998/99, Orlando realizou apenas dois jogos e os dois na Taça de Portugal. Depois de vencer o U. Madeira voltou a ser titular. Desta feita frente ao FC Porto e a experiência da amarga derrota (3-0).

A época seguinte, 2000/01, acabou por ser o ano da afirmação do defesa-central. Fez 33 jogos no Fafe, desempenho que lhe valeu o salto para o Moreirense, na altura treinado por… Manuel Machado.

Cinco temporadas em Moreira de Cónegos, viajou para Freamunde onde ajudou a equipa local a subir da já extinta 2.ª B para a 2.ª Liga portuguesa. Logo depois o salto para a histórica Académica. Em Coimbra vestiu a braçadeira de capitão. Foram 5 épocas, 106 jogos, nos quais marcou 2 golos.

Deixou a Briosa e rumou ao Freamunde, depois ao Felgueiras, Leixões e, por fim, a última paragem acabou por ser no São Martinho.

"Agora um pouco mais sereno e mentalizado (ainda não na totalidade) apraz-me dizer que chegou ao fim um ciclo. A todos os meus amigos, companheiros, colegas, directores, adeptos, treinadores, clubes e outros que me possa ter esquecido, só digo uma coisa: MUITO OBRIGADO. Lembrar os meus pais e os meus irmãos que sacrificaram as suas vidas para eu conseguir seguir o meu sonho. Distinção especial à minha esposa e filha que foram parte fundamental em toda a minha vida e carreira, foram a minha força, o meu equilíbrio, meu apoio, e continuam a sê-lo. Sem a sua compreensão seria mais difícil. Obrigado. Novo desafio pela frente, certamente com o apoio dos que sempre lá estão para me apoiar", escreveu o ex-defesa-central, de 37 anos, no Facebook.

Orlando "pendura as botas", mas não deixa o futebol. O agora ex-jogador vai continuar bem ligado ao desporto rei. Orlando passa a ser treinador da equipa do São Martinho, equipa que milita na Seri B do Campeonato Portugal Prio.

Por André Ferreira
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Campeonato de Portugal

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.