_
O relvado do Estádio do Bessa, no Porto, foi interditado esta terça-feira pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), no dia seguinte à receção do Boavista à U. Leiria, do escalão secundário, na Allianz Cup. "Na sequência dos critérios infraestruturais do Manual de Licenciamento, e após nota de 1,35 no jogo, referente à primeira fase da Taça da Liga, a LPFP notificou a sociedade desportiva axadrezada da imediata e preventiva interdição para qualquer uso do relvado do Estádio do Bessa", indicou o organismo, em nota emitida através do seu site oficial.
"Esta interdição durará até que o relvado apresente condições adequadas à salvaguarda da integridade física dos atletas e à valorização das competições", acrescentou a LPFP.
Um dia depois de se ter estreado oficialmente na temporada 2023/24 com uma partida à porta fechada no Bessa, o Boavista vincou que tem decorrido "há várias semanas uma intervenção" no relvado do próprio recinto, que "foi recentemente atacado por um fungo", garantindo que o 'tapete' "estará em plenas condições para o arranque da Liga Betclic. "O Boavista explica ainda que continua a trabalhar afincadamente com a empresa de manutenção para resolver o mais rapidamente possível a situação", pode ler-se no comunicado doz axadrezados que recebem ao campeão nacional Benfica na 1.ª jornada, prevista para decorrer no fim de semana de 12 e 13 de agosto.
A União de Leiria abrilhantou o regresso às competições profissionais 11 anos depois na segunda-feira, ao vencer o Boavista no desempate por penáltis (5-4), após um empate sem golos no tempo regulamentar, selando a continuidade na Taça da Liga.