O antigo jogador do Boavista Litos condenou esta quinta-feira a falha no processo de inscrição do clube nas competições profissionais de futebol de 2025/26, considerando a situação "vergonhosa e irrisória" para os associados do emblema 'axadrezado'.
O defesa-central que capitaneou as panteras rumo ao seu inédito título de campeão nacional em 2000/01, interrompendo a hegemonia de Benfica, FC Porto e Sporting, assumiu estar "furioso" com a descida administrativa à Liga 3 e exige o apuramento de responsabilidades entre os órgãos em funções.
"Esta situação roça a vergonha, todo este cenário é completamente irrisório. As pessoas responsáveis ocupam os lugares, mas não estão a trabalhar. Sinto uma tristeza enorme por tudo isto. Tudo tem o seu dono e é preciso confrontar quem foi responsável, quem está a exercer as funções no Boavista", criticou, em declarações à agência Lusa.
Para evitar nova queda, depois de ter sido despromovido ao segundo escalão, em maio, o Boavista necessitava da apresentação das certidões de não dívida à Autoridade Tributária e à Segurança Social até ao final da passada quarta-feira, o que não foi conseguido.
A SAD liderada por Fary Faye não teve atempadamente acesso aos fundos de Gérard Lopez, acionista maioritário da SAD, que tentou transferir 2,5 milhões de euros (ME) de modo a regularizar a situação financeira.
"Temos um investidor que não é um investidor [Gérard Lopez]. Investir pressupõe pensar no presente e no futuro, seja em que ramo for, o que aqui não acontece. Não há um plano, é um tapa buracos, onde há buracos tenta tapá-los com dinheiro. Tudo isto já vem do passado, temos um passivo de muitos milhões", criticou Litos.
O antigo internacional português reconhece as grandes diferenças de realidade face ao tempo em que envergou a camisola axadrezada, desde a sua formação até ao seu percurso no futebol sénior do clube, entre 1995 e 2001, em que totalizou 221 partidas, uma constatação que faz com "grande tristeza".
Por fim, o apoiante de Garrido Pereira, eleito presidente da direção dos axadrezados em janeiro último, deixou um apelo aos sócios para que sejam críticos e continuem a envolver-se com o clube da forma que, no seu entender, os singulariza.
"O Boavista é muito mais do que um emblema, é um sentimento. Todos os clubes se fazem dos sócios que têm, mas os do Boavista são especiais. Não merecíamos ter de passar por isto, somos demasiado grandes para isso. Peço aos sócios que vejam o que aconteceu, reajam e que nunca desistam", apelou.
Por LusaEquipa da claque critica direção do histórico clube
Encontro está marcado para domingo, às 17h00
Menino de 7 anos sofreu uma paragem cardíaca e morreu durante o treino
A decisão surge cinco dias depois de, em assembleia de credores, a maioria ter aprovado a liquidação do clube do Bessa, detentor de 10% do capital social da SAD
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Histórico treinador de 69 anos travava uma batalha contra o cancro da próstata
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
Ponta-de-lança Bjorn Kristensen, nascido na Noruega, foi a grande figura do encontro com um póquer