Boavista tem o segundo jogo anulado e corre o risco de ser desclassificado da 1.ª Divisão da AF Porto

Conselho de Disciplina da associação terá de se pronunciar

Boavista em situação difícil
Boavista em situação difícil • Foto: DR

O Boavista corre o risco de ser desclassificado da 1.ª Divisão da AF Porto, o quarto e último escalão da associação distrital. A equipa do clube - a da SAD participa na Liga Pro, primeiro escalão - viu o jogo com o Ventura SC, de Matosinhos, que estava marcado para esta quarta-feira, às 20 horas, ser anulado pelos serviços da AF Porto.

De acordo com as informações apuradas por Record, a associação enquadrou a decisão no artigo 58.º do seu Regulamento de Disciplina que, no seu ponto 6, diz o seguinte: "É equiparada à falta de comparência a situação em que um clube, às 12 horas do último dia útil anterior a um jogo, não tiver inscrito um número suficiente de jogadores que o possam representar nesse jogo, podendo a AF Porto, neste caso, proceder à desmarcação do jogo."

Esta é uma situação semelhante à que aconteceu já na jornada anterior da competição, em que os axadrezados viram igualmente o seu jogo anulado, no caso contra o Panteras Negras FC, equipa que surgiu do seio da claque do clube, e que conduziu à sua derrota por falta de comparência (3-0).

Face ao exposto, o caso seguirá para o Conselho de Disciplina da AF Porto, que deverá pronunciar-se sobre o mesmo muito provavelmente em sede de processo disciplinar. Isto porque, de novo de acordo com o Regulamento de Disciplina, diz o artigo 58.º que "a falta de comparência injustificada em dois jogos oficiais consecutivos ou três interpolados é correspondentemente aplicável o disposto no n.º 2 do artigo 46.º", que, por sua vez, dita: "Em caso de desistência após o início de prova disputada por pontos, é averbada a desclassificação, sendo o clube punido ainda com baixa de divisão e multa [no caso de 600 euros]".

Assim, o Conselho de Disciplina irá avaliar se as duas situações, tanto diante do Panteras Negras FC como com o Ventura SC, se enquadram em faltas de comparência consecutivas que conduzam à desclassificação dos axadrezados. O Boavista terá naturalmente a oportunidade de se defender.

Por André Monteiro e Marques dos Santos
5
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Boavista Notícias
Notícias Mais Vistas