Alcains conquista 1ª Divisão da AF Castelo Branco e é o primeiro campeão distrital da época

Título foi vencido a um mês e meio do final do campeonato, com 20 pontos de avanço

• Foto: CD Alcains

Pela batuta de Ricardo Costa, filho de Valter Costa, antigo jogador de Sporting, Marítimo e Portimonense, que na década de noventa também fez história no clube, o Alcains é o primeiro campeão distrital de futebol da época 2023/24.

Ao vencer na noite de quarta-feira o Idanhense, por 2-0, em partida antecipada da 8.ª jornada da fase de apuramento do campeão, a formação da vila do antigo Presidente da República, Ramalho Eanes, alargou para 20 (!) os pontos de vantagem para o 2.ºs classificados (Águias do Moradal e Pedrógão), quando há seis rondas (10 pontos) em disputa na prova da AF Castelo Branco.

O treinador fala de uma equipa "com qualidade de divisão superior". Ricardo Costa, de 51 anos, tem um largo trajeto no futebol e como responsável técnico confessa que nunca conduziu um grupo "com tanta capacidade de trabalho".

"É um título com requinte de outros escalões e alcançado com muita competência", realça.

O antigo avançado de V. Setúbal, Barreirense, Campomaiorense, BC Branco, Darlington e Trofense acredita que está criada em Alcains uma dinâmica capaz de colocar cobro ao habitual sobe e desce e estabilizar os beirões no Campeonato de Portugal. "O Alcains sabe que nas últimas três incursões pelo Campeonato de Portugal, praticamente estava condenado à descida no final da 1.ª volta. Pode potenciar a dinâmica e organização conseguidas", remata.

Individualmente, o destaque vai para o avançado brasileiro Igor Henrique, uma máquina trituradora de defesas, com 42 golos em 24 jogos oficiais.

Por Artur Jorge Saraiva
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Coluna Distrital
Notícias
Notícias Mais Vistas