Propostas visam corresponder à Lei 14/2024, lançada em janeiro em Diário da República
É tempo de uma breve pausa na Assembleia Geral da Liga Portugal, onde nesta fase os clubes presentes estão a discutir e a votar propostas do Regulamento Disciplinar, nomeadamente a eventual redução de penas por corrupção. Isto por forma a corresponder à Lei 14/2024, alusiva ao Regime Jurídico da Integridade no Desporto, publicada em janeiro passado em Diário da República.
Ora, essa lei prevê a atualização dos regulamentos disciplinares das "federações e ligas profissionais no prazo de 90 dias", sendo que de acordo com a mesma, os RD devem "prever sanções de suspensão da prática da atividade desportiva ou de funções desportivas ou dirigentes" por: 2 a 10 anos em situação de corrupção passiva; 1 a 5 anos em corrupção ativa, tráfico de influência, oferta ou recebimento indevido de vantagem, ou associação criminosa; 6 meses a 3 anos em casos de aposta antidesportiva ou coação desportiva.
Relacionadas
Atualmente, diga-se, o RD da Liga Portugal prevê entre 2 a 10 anos de suspensão em casos de corrupção ativa, de 1 a 7 em situações de oferta e recebimento invedivo de vantagem e em casos de coação, de 1 a 8 anos em casos de associação delituosa, e de 1 a 3 anos em contexto de viciação de apostas desportivas.
Maiores sanções aos clubes com dívidas salariaisEntretanto, e ainda antes da pausa, foi aprovada por unanimidade a proposta de aumento da penalização das sociedades desportivas que falhem controlos salariais e não comprovem a inexistência de dívidas nesse particular, com sanções de perda de 5 a 8 pontos, quando a pena atualmente em vigor é a redução de 2 a 5 pontos.
Depois de Trincão, SAD quer estender ligação do central, que termina em 2027, ciente de que tem muito mercado. Crystal Palace tentou no verão mas ficou longe
Central entrou em grande numa época onde espera triunfar pelo FC Porto e ajudar a Argentina a defender o título conquistado em 2022
Extremo fez apenas três jogos pelo P. Ferreira na época passada
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes