Está concluída a Cimeira de Presidentes na Arena Liga Portugal. Rui Costa e Frederico Varandas foram, naturalmente, o centro das atenções, mas houve vários temas que estiveram em discussão entre os clubes, principalmente a tutela da Disciplina e da Arbitragem, que grande parte dos emblemas querem ver regressar ao domínio da Liga.
20:3828.05.2025
Rui Costa em silêncio
Ao contrário de Frederico Varandas, que falou à saída da Cimeira de Presidentes, Rui Costa não irá prestar declarações à comunicação social.
Varandas e o afastamento de Tiago Martins: «Foi VAR num clássico contra o FC Porto, este ano, em que o Sporting foi severamente prejudicado»
Frederico Varandas não terminou sem comentar também o afastamento de Tiago Martins, árbitro que assumiu funções de videoárbitro na final da Taça de Portugal e que tem sido o alvo das críticas por parte do Benfica.
"O Sporting luta para que haja melhores condições na arbitragem. Esse árbitro que foi agora afastado foi um árbitro que, por acaso, foi VAR num clássico FC Porto-Sporting, neste ano, e em que o Sporting foi severamente prejudicado. Sobre o VAR, mais uma vez, porque as pessoas esquecem-se das coisas, o Sporting há dois anos lutou para que as comunicações do VAR fossem livres e audíveis. Quem votou contra? Benfica e FC Porto. Não estou a perceber a surpresa. Agora, se quero melhores árbitros? Quero. Se quero mais responsabilidade dos árbitros? Quero. Isso queremos sempre", terminou.
A carregar o vídeo ...
Varandas e o afastamento de Tiago Martins: «Foi VAR num clássico contra o FC Porto, este ano, em que o Sporting foi severamente prejudicado»
Pub
20:2828.05.2025
Varandas: «Parece que o lance do Matheus Reis colocou em causa todo o futebol português, até a centralização...»
Frederico Varandas falou ainda sobre o dérbi na final da Taça de Portugal. Em declarações aos jornalistas presentes na Cimeira de Presidentes, o líder sportinguista sublinhou que o Sporting dominou grande parte das estatísticas do jogo.
"Fala-se do jogo do Benfica, parece que o lance do Matheus Reis colocou em causa todo o futebol português, desde a centralização, até lá estava tudo bem. O Sporting foi campeão nacional, eu vi o presidente do Benfica a dizer que o Sporting foi um justo vencedor, que foi a equipa mais competente. Foi o que eu vi. Surpreendido? Não, não me surpreende porque eu já disse o que isto é. Depois do jogo da Taça tanto se fala que é uma injustiça, que é uma vergonha... vejo um jogo onde na primeira parte o Benfica, para mim, foi superior. Na segunda parte, para mim, o Sporting foi superior. E no prolongamento, o Sporting foi superior. Mas tudo bem, são opiniões. Mas eu depois fui ver as estatísticas do jogo e qualquer aplicação que vocês tenham vão ver que o Sporting tem o dobro das oportunidades, mais remates, mais cantos, mais posse de bola... Parece que houve aqui um lance que virou todo o jogo ao contrário. Não consigo perceber. O Sporting foi um justo vencedor do campeonato e da Taça de Portugal", vincou.
20:2628.05.2025
Varandas: «O futebol português teve dois donos nos últimos 40 anos. Agora não há»
Frederico Varandas falou aos jornalistas presentes na Cimeira de Presidentes. O líder do Sporting comentou as críticas do Benfica a propósito da arbitragem na final da Taça de Portugal, o afastamento de Tiago Martins e ainda sobre os áudios dos árbitros e vídeoárbitros.
"A Federação Portuguesa de Futebol foi a eleições. O Sporting apoiou uma candidatura de pessoas que considera serem íntegras, sérias e, para mim, incorruptíveis. Foi por isso que o Sporting apoiou estes senhores que hoje são os órgãos sociais da Federação. Mas não foi só o Sporting. O Benfica apoiou esta direção. O FC Porto apoiou esta direção. Pedro Proença ganhou com 75%. Estamos a falar de associações de futebol, associações profissionais, clubes, etc. Por isso, este é o posicionamento do Sporting em ter apoiado, tal como o Benfica, o FC Porto, e muitos outros clubes. Para mim, o que está em causa e o que eu acho extraordinário, é que isto vem do histórico e da nossa cultura nestes últimos 40 anos, onde o futebol português tem sempre que ter um dono. E a verdade é que o futebol português, nos últimos 40 anos, teve dois donos a alternar: FC Porto e Benfica. O caso do Apito Dourado e o caso dos E-mails são provas ilucidativas do que estou a dizer. Agora há uma grande surpresa porque, para mim, não há dono nenhum. Para mim, existem órgãos que não se deixam condicionar, que não têm medo e que não são dependentes de qualquer presidência e a quê que isso leva? Que grande surpresa! Leva a que um erro de arbitragem, que vai sempre existir, o erro humano. Acho que todos concordamos que existem erros de arbitragem e que vão sempre existir. Esse erro, se for numa competição íntegra, esse erro vai ter de ser distribuído de uma forma uniforme", começou por dizer.
E continuou: "O que acontecia no antigamente? Esse erro prejudicava o Sporting na proporção de um para cinco e agora já não é assim. E há uma grande surpresa quando há um erro, não estou a falar que seja neste ou noutros jogos, a favor do Sporting. Só que não atirem areia para os olhos porque o Sporting ainda não está contente. O Sporting foi campeão nacional, mas segundo vocês, não é a minha opinião, a imprensa e os ex-árbitros dizem que o Sporting foi a equipa mais prejudicada do campeonato. Não sou eu que o digo, são os ex-árbitros, a comunicação, as Ligas da Verdade. Está tudo lá. Quem foi o campeão da Liga da Verdade? Vejam. As pessoas estão muito surpreendidas porque antes havia um dono. Não há dono. E o Sporting luta para que não haja dono. O Sporting luta, sim, para dominar o futebol português, mas dentro de campo, como hoje fazemos. Fico muito contente quando vejo os nossos rivais a dizerem este tipo de coisas, que eu espero que acreditem nelas. Sabem porquê? Porque, para mim, é espetacular eles não perceberem porquê que o Sporting está a vencer e isso dá-nos vantagem competitiva para o próximo ano talvez continuar a vencer. Isso é ótimo", acrescentou.
A carregar o vídeo ...
Varandas: «O futebol português teve dois donos nos últimos 40 anos. Agora não há»
André Villas-Boas junto a Tiago Madureira e António Salvador
André Villas-Boas está do lado oposto a Rui Costa e Frederico Varandas, em frente aos presidentes de Benfica e Sporting, sentado junto a Tiago Madureira, vice-presidente do FC Porto, e a António Salvador, presidente do Sp. Braga.
Pub
18:1628.05.2025
Rui Costa e António Miguel Cardoso à conversa durante a Cimeira de Presidentes
Rui Costa, presidente do Benfica, e António Miguel Cardoso, líder do V. Guimarães, à conversa durante a Cimeira de Presidentes.
A carregar o vídeo ...
Rui Costa e António Miguel Cardoso à conversa durante a Cimeira de Presidentes
Direito Reservados Record
18:1328.05.2025
Cimeira de Presidentes: Nuno Catarino na cadeira que separa Rui Costa e Frederico Varandas
Nuno Catarino, CFO da SAD do Benfica, é quem ocupa a cadeira que está entre Rui Costa e Frederico Varandas na Cimeira de Presidentes.
A carregar o vídeo ...
Cimeira de Presidentes: Nuno Catarino na cadeira que separa Rui Costa e Frederico Varandas
Direitos Reservados Record
Costas com costas: Varandas e Rui Costa não se falaram durante o intervalo na Cimeira
Frederico Varandas e Rui Costa seguem sem se falar. Os presidentes de Sporting e Benfica estiveram perto um do outro, mas continuam a evitar-se.
A carregar o vídeo ...
Costas com costas: Varandas e Rui Costa não se falaram durante o intervalo na Cimeira
Direitos Reservados Record
Pub
17:5228.05.2025
Presidente do Tondela também recebeu miniatura do troféu de campeão da 2.ª Liga
Gilberto Coimbra, presidente do Tondela, recebeu das mãos de Reinaldo Teixeira, líder da Liga Portugal, uma miniatura do troféu de campeão da 2.ª Liga.
A carregar o vídeo ...
Presidente do Tondela também recebeu miniatura do troféu de campeão da 2.ª Liga
Direitos Reservados Record
17:5028.05.2025
O momento em que Varandas recebeu das mãos de Reinaldo Teixeira uma miniatura do troféu de campeão
A carregar o vídeo ...
O momento em que Varandas recebeu das mãos de Reinaldo Teixeira uma miniatura do troféu de campeão
Direitos Reservados Record
V. Guimarães, Nacional e E. Amadora criticaram a anterior gestão da Liga
V. Guimarães, Nacional e E. Amadora foram os clubes que assumiram posições críticas mais veementes em relação à anterior gestão da Liga, liderada por Pedro Proença, tendo exigido uma auditoria às contas e apuramento de responsabilidades. Não foi proposta qualquer moção para votar a instauração dessa auditoria, ficando a decisão de avançar na esfera do presidente Reinaldo Teixeira.
Pub
16:3928.05.2025
NOW revela: alguns clubes pedem regresso da Disciplina e Arbitragem à esfera da Liga
Clubes pediram o regresso da Disciplina e Arbitragem à esfera da Liga na Cimeira de Presidentes. A proposta foi avançada pelo Nacional, que tem o apoio de outros clubes, segundo revela o NOW.
Segundo foi ainda possível apurar por Record, Reinaldo Teixeira, presidente da Liga, vai avaliar a proposta do emblema insular. Até ao momento, nenhum emblema se pronunciou negativamente.
O líder da Liga prometeu ouvir os clubes a respeito desta proposta e, posteriormente, se necessário, irá criar um grupo de trabalho.
16:2828.05.2025
Arbitragem tem sido tema forte
A arbitragem tem sido um tema forte na Cimeira de Presidentes. Já existiram algumas intervenções críticas, mas os representantes dos três grandes ainda não se pronunciaram sobre este tema.
Rui Costa e Frederico Varandas sentados próximos um do outro
Na cimeira que já decorre os presidentes de Benfica e Sporting estão sentados próximos um do outro, com Nuno Catarino, vice-presidente do Conselho de Administração da Benfica SAD, entre os dois
Pub
15:4428.05.2025
Entrega de distinção a Sporting e Tondela
Ao intervalo da reunião haverá espaço para uma entrega simbólica de prémios aos presidentes de Sporting e Tondela, campeões da 1.ª e 2.ª Liga, respetivamente.
15:3928.05.2025
Temas em cima da mesa
Em cima da mesa estão vários temas: Plano Financeiro da Liga Portugal, Centralização dos Direitos Audiovisuais Seguros Desportivos e Quadros competitivos
Rui Costa e Varandas não se cumprimentaram à vista dos jornalistas. À chegada, o presidente do Benfica cumprimentou Miguel Ribeiro, do Famalicão, André Castro (Leixões) e foi-se encaminhando para o auditório. Já Frederico Varandas caminhou mais atrás com Alexandrina Cruz, do Rio Ave.
Frederico Varandas à conversa com Alexandrina Cruz, presidente do Rio AveRicardo Jr.
15:2628.05.2025
Rui Costa entrou primeiro no auditório, separado por poucos metros de Frederico Varandas
1/x
Rui CostaRicardo Jr.Frederico VarandasRicardo Jr.André Villas-BoasRicardo Jr.Rui Costa à conversa com Miguel Ribeiro, presidente do FamalicãoRicardo Jr.Reinaldo Teixeira, presidente da LigaRicardo Jr.Villas-Boas com Gilberto Coimbra, presidente do Tondela, na Cimeira de PresidentesRicardo Jr.
Rui Costa chegou acompanhado do Nuno Catarino, responsável financeiro da SAD
A carregar o vídeo ...
A chegada de Rui Costa
Pub
15:1828.05.2025
AVB e Varandas já chegaram
Já chegaram André Villas-Boas (FC Porto), Frederico Varandas (Sporting), António Salvador (Sp. Braga) e António Miguel Cardoso (V. Guimarães). Rui Costa chegou entretanto
15:1728.05.2025
Cimeira de Presidentes no Porto
A 15.ª Cimeira de Presidentes dos clubes da Liga realiza-se na tarde desta quarta-feira, na Arena Liga Portugal, no Porto, evento que vai juntar Rui Costa e Frederico Varandas numa semana quente e que ficou marcada pelos áudios do líder das águias a dizer que o rival domina o futebol português.