Equipa liderada por Cláudia Santos apresentou o relatório de atividades dos últimos 5 anos
O Conselho de Disciplina (CD), liderado por Cláudia Santos, apresentou o Relatório do Mandato que agora termina, relativo ao período entre julho de 2020 e fevereiro de 2025.
No documento, o CD revela que decidiu 1.348 processos disciplinares e 52.751 processos sumários. A divulgação dos relatórios de jogo aos clubes, para que estes tivessem conhecimento dos comportamentos de que eram acusados, foi a grande novidade deste mandato.
Assim, a redução do tempo de decisão de cada processo, a possibilidade de defesa dos clubes ou jogadores visados e a criação de uma equipa especial para se debruçar sobre os processos instaurados na sequência das denúncias de assédio são os pontos mais relevantes do mandato deste CD.
Em relação ao tempo de decisão dos processos, o CD conseguiu que nenhum clube entrasse em campo sem conhecer a apreciação disciplinar relativa ao jogo anterior em que tinha participado.
Para isso ser possível, desde 2021, os arguidos passaram a ser notificados com os relatórios do jogo e a dispor de um dia para apresentar uma defesa em relação a qualquer acusação de processos sumários.
Em setembro de 2022, o CD criou uma equipa especial, com caráter de urgência, para se debruçar sobre os processos instaurados na sequência das denúncias de assédio.
Outra alteração feita por este CD foi a alteração do período para cumprimento de penas, deixando de contar os meses de férias. Ou seja, o tempo entre o último jogo de uma época e o primeiro da seguinte deixa de contar para os castigos. Desta forma, deixou, por exemplo, de ser cumprida uma suspensão de 25 dias durante as férias de verão, situação sempre alvo de críticas. Esta novidade entrou em vigor na época 23/24.
Em termos quantitativos, o CD divulgou os totais dos processos decididos (até 14/2/2025).
SECÇÃO PROFISSIONAL
SECÇÃO NÃO PROFISSIONAL
Em relação aos tempos médios de decisão em dias, foram estes os períodos.
SECÇÃO PROFISSIONAL
SECÇÃO NÃO PROFISSIONAL
Treinador do Arouca assumiu o suspiro de alívio pelo regresso aos triunfos
Técnico apresentou-se resignado em função da expulsão madrugadora
Extremo entrou para dar triunfo importante. Alverca acusou expulsão precoce de Sandro Lima
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo