Antigo internacional português vai acumular a seleção A com a pasta relativa à reformulação dos quadros competitivos
Domingos Paciência é o novo diretor técnico nacional (DTN), partilhando o pelouro da seleção principal com Toni, foi esta terça-feira decidido na primeira reunião da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) sob a presidência de Pedro Proença.
Segundo a informação divulgada pelo organismo federativo, o antigo internacional português vai acumular a seleção A com a pasta relativa à reformulação dos quadros competitivos, enquanto a Toni, que também representou a equipa das quinas como futebolista, caberá ainda a criação da Fundação FPF.
Pedro Proença presidiu à primeira reunião da nova direção, eleita em 14 de fevereiro para o quadriénio 2024-2028, que se realizou na Cidade do futebol, em Oeiras, e contou também com a presença de Helena Pires, na condição de presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
"Hoje demos, de forma oficial, início a uma nova era na Federação Portuguesa de Futebol", afirmou Pedro Proença, de 54 anos, que transitou, precisamente, da liderança da Liga de clubes para a presidência do organismo de cúpula do futebol português.
O elenco presidido por Pedro Proença, que distribuiu os pelouros por cada um dos 10 diretores, validou a nova estrutura organizacional federativa, que passará a ser dividida em seis empresas: FPF Fundação, FPF Comercial, FPF Football School, FPF Canal 11, FPF Eventos e FPF Infraestruturas.
O líder federativo ficará com duas áreas sob alçada - governação e evolução na arbitragem -, tal como os vice-presidentes José Gomes (futsal e futebol de praia) e Rui Pereira Caeiro (nova era na relação com a LPFP e Mundial2030, organizado por Portugal, Espanha e Marrocos).
Júlio Vieira (certificação e da formação à elite), Daniel Carriço (fair-play e ética desportiva e seleção nacional de sub-21), Sofia Teles (futebol feminino), Sandra Parente (conhecimento e marca FPF), Pedro Xavier (associações distritais e regionais) e Horácio Antunes (futebol para todos) completam a lista de pastas atribuídas.
"Depois de mais de um mês a tomar conhecimento de todos os processos e dossiers, estamos finalmente preparados para distribuir as diversas responsabilidades pelos elementos da direção, adaptando-as às que foram as linhas do nosso programa de candidatura", assinalou Pedro Proença.
As opiniões de Bruno Costa Carvalho, João Redondo e João Malheiro
Defesa-central do Gil Vicente tem treinado os lances de bola parada desde o início da época
Capitão foi utilizado em todos os 15 jogos da temporada, mas vai cumprir suspensão
Momento favorável nas diversas competições ajudou à festa
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo