O FC Porto B somou este sábado a terceira vitória consecutiva na 2.ª Liga de futebol frente ao Nacional, por 2-1, impondo assim a primeira derrota aos madeirenses.
Os insulares adiantaram-se logo aos três minutos, através de Murilo, mas permitiram a reviravolta no maracador, tendo os dragões marcado por Jorge Fernandes, aos 22, e por Fede Varela, aos 73.
O Nacional, que neste jogo - relativo à sétima jornada - perdeu a posssibilidade de chegar à liderança da prova e que vinha de quatro vitórias consecutivas, entrou muito forte, conseguindo mesmo chegar ao golo logo nos primeiros instantes da partida.
Aos três minutos, e após um erro grave da defesa portista, nomeadamente de Jorge Fernandes, os madeirenses, por intermédio de Murilo, inauguraram o marcador, sem qualquer hipótese de defesa para Diogo Costa.
O FC Porto B demorou a reagir, mas a meio do primeiro tempo corrigiu os erros e encontrou um rumo.
Aos 22 minutos, na sequência de um livre apontado por Luizão, Jorge Fernandes, na grande área, igualou a partida com um remate de cabeça.
Após a alteração forçada, devido a lesão, de Musa Yahaya por Diogo Dalot, a dinâmica do jogo 'azul e branco' intensificou-se ainda mais, deixando tudo em aberto para o segundo tempo.
À semelhança do que aconteceu na parte final do primeiro tempo, a segunda parte iniciou-se com o FC Porto a dominar e a estar muito perto do golo, valendo ao Nacional a inspiração do guardião Daniel para que isso não acontecesse nos primeiros minutos.
A série de defesas no limite começou logo aos 47 minutos, altura em que Diogo Leite rematou forte e colocado, obrigando Daniel a esticar-se para tirar a bola da rota da baliza. No minuto seguinte, o guarda-redes voltou a estar em destaque ao negar o golo a Diogo Dalot.
A pressão dos dragões intensificou-se perante uma incapacidade do Nacional em contrariar essa mesma situação.
Perto dos últimos 15 minutos, André Pereira isolou Fede Varela, que não desperdiçou a oportunidade e completou a reviravolta, colocando o FC Porto B na frente do marcador.
Pouco tempo depois o Nacional ficou reduzido a dez jogadores por expulsão de Mauro e a tarefa dos portistas tornou-se mais simples
Jogo disputado no Estádio Dr. Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia.
FC Porto B - Nacional, 2-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Murilo, 03 minutos.
1-1, Jorge Fernandes, 22.
2-1, Fede Varela, 73.
Equipas:
FC Porto B: Diogo Costa, Diogo Leite, Jorge Fernandes, Rui Moreira, Musa Yahaya (Diogo Dalot, 37), Luís Mata, Rui Pires, Luizão, Galeno (Anderson, 89), Fede Varela (Moreto, 78) e André Pereira.
(Suplentes: Mbaye, Diogo Dalot, Djim, Diogo Queirós, Rúben Macedo, Moreto e Anderson).
Treinador: António Folha.
Nacional: Daniel Guimarães, Nuno Campos, Júlio César, Diogo Coelho, Mauro Cerqueira, Christian, Jota, Kaká (Elizio, 81), Camacho, Murilo e Ricardo (Vanilson, 64).
(Suplentes: Framelin, Diego Silva, Witi, Vanilson, Valkenedy, Elizio e Vítor Gonçalves).
Treinador: Costinha.
Árbitro: João Pinto (AF Lisboa)
Ação disciplinar: cartão amarelo para Luís Mata (05), Mauro Cerqueira (49 e 77), Christian (56) e Diogo Costa (90). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Mauro Cerqueira (77).
Assistência: Cerca de 300 espetadores.