Organismo irá promover duas formações, uma a Norte e outra a Sul, ao longo do ano
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai triplicar as vagas nos cursos de treinadores UEFA A, o nível que permite orientar clubes de competições profissionais, anunciou esta sexta-feira o organismo.
Além do curso regular, com um currículo compacto e realizado no fim da época futebolística, a FPF vai promover dois ao longo do ano, um a norte, em parceria com a Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), e outro a sul, permitindo aumentar para 90 as vagas, em vez das habituais 30.
"Estamos conscientes de que a qualidade do treino e a formação contínua são essenciais para o desenvolvimento do futebol em Portugal, desde as camadas jovens até ao mais alto nível. Dessa forma, a nossa decisão de promover mais cursos destinados a treinadores reflete não apenas uma necessidade, mas também uma exigência", disse o presidente da FPF, citado pelo organismo.
Esta oferta formativa vai assegurar inscrições aos treinadores adjuntos dos clubes das competições profissionais (Primeira e Segunda Liga), da Liga 3 e da Liga feminina, abrindo ainda possibilidades aos técnicos de emblemas do Campeonato de Portugal, das segundas divisões feminina e de juniores (sub-19) e da primeira de juvenis (sub-17).
A direção federativa decidiu ainda subsidiar esta formação, com o apoio de 90% para as mulheres e a possibilidade de custear metade aos homens, tendo em vista "não apenas aumentar o número de treinadores qualificados, mas também promover a igualdade de género na formação desportiva", segundo a FPF.
"Para garantir a execução deste programa, a FPF vai dedicar uma verba através de um fundo de apoio. Acreditamos que investindo na formação dos nossos treinadores, estamos a investir diretamente no futuro do futebol em Portugal", rematou Fernando Gomes.
Vitorianos ficam com a maior fatia, de 4.910 euros
Capitão da Seleção Nacional fez publicação nas redes sociais
Kristian Bereit anunciou nas redes sociais que irá representar o médio do FC Porto a partir de 2026
Emanuel Moreira foi o herói dos fogaceiros
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam