Gilberto Madail recorda a festa e a convivência do Euro'2004

Antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol homenageado na freguesia de que é natural

• Foto: Manuel Azevedo

O antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madail, reconheceu este domingo que teve "uma grande alegria" ao conseguir trazer para Portugal a realização do Euro'2004, cuja festa e convivência "perduram na memória de todos".

Gilberto Madail falava ao receber em Aradas, Aveiro, a medalha de Honra da freguesia de onde é oriundo, mencionando nas palavras de agradecimento "os 22 anos de reconhecido esforço em prol do futebol", que o levaram a afastar-se "da terra e a sacrificar a família", que sempre o apoiou na sua trajetória".

"Não imaginava que essa trajetória pudesse atingir os níveis que atingiu, que pudesse conhecer aquilo que conheci, que pudesse estar envolvido em processos tão importantes como o do Euro e a grande alegria de conseguir trazer, pela primeira vez, para um pequeno país um Campeonato da Europa, que teve um bom começo e um mau fim. De qualquer forma, irá perdurar na memória das pessoas a alegria e a convivência do Euro'2004", defendeu Gilberto Madaíl na sua alocução.

David Paiva Martins, presidente da Junta de Freguesia de Aradas, lembrou o percurso de Gilberto Madaíl, "que prestigia a freguesia", nomeadamente as funções desempenhadas como governador civil, deputado e, em particular, no campo desportivo.

"Foi na sua presidência da FPF que o futebol português enceta e consolida a caminhada que o trouxe ao nível do patamar superior do panorama futebolístico mundial em que atualmente se encontra", argumentou Paiva Martins, acrescentando: "No campo de desporto foi presidente do Beira-Mar, da Associação de Futebol de Aveiro, da direção e da assembleia geral da FPF, membro do Comité Executivo da UEFA e de várias comissões da FIFA, cuja atuação foi decisiva para trazer para Portugal a realização do Euro'2004".

Juntamente com Gilberto Madail, foram homenageados pela Junta de Freguesia de Aradas, na sessão que assinalou os seus 180 anos, a escola de música da Banda da Quinta do Picado e o Futebol Clube Bonsucesso, clube local que se tem distinguido em várias modalidades, nomeadamente no hóquei em patins, e mais recentemente no andebol.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Futebol Nacional

Notícias

Notícias Mais Vistas