Jorge Jesus revelou 5 dos tópicos que o orientam e quer voltar aos três centrais

Sistema que apaixona o técnico português

• Foto: Filipe Farinha

Jorge Jesus admitiu ser um fã dos sistemas de três centrais, explicando que no início da carreira apostava muito nesta forma de atuar e que, quando voltar ao ativo, tentará implementá-la na sua equipa.

"Quando comecei a minha carreira, utilizei três centrais, muito por culpa do Cruyff. Os meus primeiros 10 anos foram em 3x4x3 ou 3x5x2. Hoje mudei para outro sistema. Para mim, a evolução do futebol vai partir para isso: para que os treinadores e os jogadores, no próprio jogo, mude de sistema. É como no andebol! É o desporto onde há mais alterações no sistema tática ao longo do jogo. Jogar com três jogadores a partir de trás é mais difícil, de ensinar e de jogar. A maior parte dos jogadores não começa a jogar com três mas sim com um quarteto defensivo. São formados com uma ideia de jogo diferente. É um sistema que a mim me apaixona. Na Arábia joguei assim algumas vezes. E quando voltar ao trabalho, vou tentar novamente que a minha equipa conheça mais um sistema. Isto é um trabalho diário. Tem de haver uma evolução da ideia de jogo. Tanto a defender como a atacar", começou por dizer o treinador no fórum da ANTF, em Portimão.

Nesse sentido, deixou rasgados elogios a Nuno Espírito Santo, que colocou o seu Wolverhampton a atuar quase sempre em 3x5x2: "O futebol holandês olha muito bem o futebol de ataque, mas não sabe defender. Quer dizer, agora já sabem. Já aprenderam alguma coisa. Em Inglaterra os treinadores estão à procura de conhecer este sistema. O NES, por exemplo, está a fazer um grande trabalho. O Conti, no Chelsea, foi campeão assim."

Jesus destacou ainda a importância de "saber estimular o jogador": "Tenho 10 tópicos que me orientam e aqui posso revelar cinco: criar, organizar, transportar a ideia para o treino, repetir e acreditar. Esta coisa de exigirmos aos jogadores. Nos dias que correm não está fácil, ainda para mais nas equipas tops. Há jogadores que não gostam da exigência."

Por Alexandre Carvalho
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Futebol Nacional

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.