Liga explica jogos-teste para regresso dos adeptos e avança com números para as bancadas

Sónia Carneiro falou do plano gradual que arranca já este fim-de-semana nos Açores

A diretora-executiva da Liga, Sónia Carneiro, explicou esta quinta-feira o plano gradual de fazer regressar os adeptos aos estádios portugueses. O Santa Clara-Gil Vicente dá o 'pontapé de saída' neste teste, com mil pessoas nas bancadas, um número que irá subir gradualmente.

Numa primeira fase, a começar no jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, a realizar este sábado, nos Açores, o plano passa por ter o máximo de 1000 adeptos, sem ultrapassar os 10 por cento da capacidade do estádio. Mas a intenção da Liga é mais ambiciosa. "Depois deste teste, pretendemos ter uma 2.ª fase em que o limite máximo será 2500 pessoas, sem ultrapassar os 20 por cento da lotação, e uma 3.ª fase em que o limite serão as 5000 pessoas, sem ultrapassar os 30 por cento da lotação", admitiu a diretora-executiva da Liga, lembrando que "se continuarmos a impedir as pessoas de ir ao estádio, corremos o risco de perder o público para este espetáculo", frisou em conferência de imprensa na qual esteve acompanhada por Filipe Froes, médico e consultor da Liga e da DGS. 

Para Filipe Froes, trata-se de "um teste à cidadania e responsabilidade individual e coletiva". O médico pediu "uma espécie de benefício de dúvida" pelas provas dadas pelo futebol profissional nos últimos meses, lembrando que houve enorme planeamento e total respeito pelas normas definidas pela Direção-Geral de Saúde. 

Além disso, Froes deu como exemplo o jogo de hoje, entre o Rio Ave e o AC Milan, para a Liga Europa. "Se eu morasse em Vila do Conde estaria muito triste por não poder ver o jogo com o AC Milan. Será uma oportunidade única e não podermos beneficiar deste espetáculo ao vivo é muito penalizador", defendeu. 

Sónia Carneiro analisou igualmente o impacto da Covid-19 no futebol português.

(notícia atualizada às 12h50)

Por Record
2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Futebol Nacional

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.