19:48

Três prémios ao Sporting, CR7 e Martínez galardoados e as várias homenagens: assim foi a gala Liga Portugal Awards 2025

Melhores da última temporada distinguidos

20:15 há 33 minutos

Final da gala

Termina assim mais a gala Liga Portugal Awards 2025, que premiou as figuras que se destacaram no futebol profissional em 2024/25.

20:11 há 37 minutos

Reinaldo Teixeira encerra a gala: «Estamos a dar passos firmes no sentido da centralização»

Momento para o discurso final de Reinaldo Teixeira, que marca o final da gala Liga Portugal Awards 2025:

"Que bonita e digna está a ser esta festa do futebol profissional. Hoje, a Liga Portugal distinguiu os melhores das nossas três competições. Aqui, também recordámos quem nunca esqueceremos. Pessoas que deixaram vida e obra ao serviço do futebol. Reunimos hoje a nossa família profissional e a família de paixão, os jogadores, os treinadores, os árbitros, os dirigentes, as SAD, patrocinadores e parceiros e demais agentes desportivos. Uma gala de vitalidade da Liga Portugal. Dos relvados aos escritórios, o futebol é também espaço de dever, de boas práticas, de governação, sempre orientadas pelos valores que nos unem e valores universais de cidadania, respeito pelo próximo e de respeito entre adversários. A missão da Liga Portugal assente no diálogo e transparência reforça a convicção desta equipa diretiva, convergindo no interesse das SAD o nosso bem comum, dignificando as competições profissionais. Os desafios são grandes e as metas ousadas, estamos a dar passos firmes no sentido da centralização dos direitos audiovisuais, estamos a preparar um conjunto de medidas a implementar para o nosso projeto 2028, que pretende a subida ao sexto lugar do ranking da UEFA. Tudo isso se fará em conjunto com as SAD, com agentes, com a FPF, com promotores de desenvolvimentos de segurança e diálogo social no futebol. Tudo em função de quem joga, de quem dirige e de quem consome. Uma palavra final à equipa extraordinária da Liga Portugal, a todos os colegas que me acompanham nesta caminhada e a todos os colaboradores desta casa, que hoje fizeram esta grande gala, com espírito caseiro, com espírito de família. Fizeram uma grande gala. Para todos eles, para estas duas grandes apresentadoras e para todos vós: vamos continuar este serão e que tenhamos uma época. Vamos repensar se esta é a data para fazer a gala. Parabéns aos premiados.

20:00 há 48 minutos

Prémio 'Uma Liga para todos': Joaquim Oliveira

Prémio 'Uma Liga para todos' entregue a Joaquim Oliveira, que faleceu em agosto passado. Sobem ao palco a sua esposa e os filhos para este momento de reconhecimento e homenagem.

Rolando Oliveira, filho de Joaquim Oliveira, teceu algumas considerações: "Quero agradecer este prémio que tão justamente reconhece a carreira do meu pai. Um prémio de alguém determinante no desenvolvimento do futebol português. Além de empresário, foi um amigo. Um amigo leal, verdadeiro, disponível, alguém em quem se podia confiar plenamente. Muitos de vós terão tido o prazer de sentir esta amizade. Era apaixonado pela vida, pelo futebol, pelos amigos e pela família. Partiu cedo demais, tinha muito para fazer, muitas conversas para ter. Deixa em nós uma saudade imensa. Este prémio é um motivo de enorme orgulho e uma forma de manter vivo o legado que deixou."

Pub
19:58 há 50 minutos

Prémio 'The Best of all time': Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo recebe o prémio 'The best of all time', o melhor jogador de sempre. O capitão da Seleção Nacional deixou uma mensagem em vídeo: "Quero agradecer à Liga por este prémio de melhor jogador de sempre. Para mim, como devem calcular, é um orgulho enorme ganhar algo pelo meu país. Agradecer a todos os meus companheiros que me ajudaram ao longo da minha carreira a conquistar este troféu maravilhoso, aos treinadores e a todos os que me ajudaram a ser cada vez melhor."

19:53 há 55 minutos

Prémio Hall of Fame: Nani e Ricardo Quaresma

Prémio Hall of Fame entregue a Nani e Ricardo Quaresma.

Declarações de Nani: "Dizer que, para mim, é uma enorme satisfação estar aqui a receber este prémio. Quando começamos a jogar futebol, todos têm o sonho de ganhar prémios. Eu só agora que terminei a carreira é que estou a ganhar um. Digo já que é muito bom e é uma honra enorme estar aqui. Quero agradecer à Liga, aos clubes que representei, ao Sporting, que me proporcionou a estreia para depois voar pelo Mundo fora. Quero agradecer a todas as pessoas que tiveram um grande impacto na minha vida como agentes, como amigos, aos meus irmãos, aos meus pais, à minha esposa e aos meus filhos. Estou muito orgulhoso, é um prémio muito especial e quero dedicar ao meu filho. Espero que um dia possa conquistar muitos mais do que eu."

Declarações de Quaresma, através de um vídeo: "Queria pedir desculpas por não estar presente neste evento. Queria também agradecer pelo prémio, agradecer por se terem lembrado da grande carreira que tive porque tenho muito orgulho no que conquistei, que me custou a conquistar. Mas também tive a sorte de jogar com grandes jogadores e poder representar grandes clubes. Obrigado, Liga, obrigado aos que se lembraram de mim. Dizer-vos que é uma pena não poder estar aí para receber este prémio, mas muito orgulhoso e feliz."

19:50 há 58 minutos

Prémio Mérito Desportivo: portugueses do Paris Saint-Germain

Prémio mérito desportivo entregue a Gonçalo Ramos, João Neves, Luís Campos, Nuno Mendes e Vitinha, pelo que fizeram ao serviço do Paris Saint-Germain.

Vitinha: "Queremos agradecer pela distinção. Ficamos muito orgulhosos. Fizemos um grande ano. Agradecer à Liga. Muito obrigado."

Luís Campos: "Quero agradecer o reconhecimento à liga na pessoa de Reinaldo Teixeira. É um orgulho contribuir para o mérito desportivo de Portugal. Tenho pena de não poder estar presente, mas faço votos de uma excelente cerimónia."

Pub
19:48 há 1 horas

Roberto Martínez: «Temos de honrar o sonho de alguém que nos faz falta, que é o Diogo Jota»

Declarações de Roberto Martínez:

"Em primeiro lugar, agradecer à Liga Portugal por esta distinção. Tem sido uma aventura. Aventura porque temos um balneário cheio de qualidade, de valores de equipa e acho que, para mim, é um orgulho enorme poder ser o primeiro treinador não português a ganhar um título internacional para Portugal. É um título que traz responsabilidade porque queremos ganhar mais, não porque os jogadores merecem, não porque os portugueses merecem, mas porque temos que honrar o sonho de alguém que nos faz falta, que é o Diogo Jota. Por ele, por todos os portugueses e pelo futuro da Seleção. Foi um estágio difícil, um estágio muito emocional, mas o nosso balneário é diferente. Temos uma força que vamos usar até ao fim, com orgulho."

Mundial: "O presidente está aqui. O seu desejo é apurar, que é o primeiro passo. Primeiro passo foi ganhar fora de casa e fizemos isso ontem e na Arménia. Agora é pedir aos adeptos que possam ajudar muito em outubro porque com mais duas vitórias estamos já apurados."

Já português: "Eu sou ibérico. Ibérico é ser português. Eu adoro a força de Portugal, o país, as pessoas e aceito as críticas, porque fazem parte do meu trabalho, mas adoro Portugal. Vai estar sempre no meu coração."

19:44 há 1 horas

Prémio Prestígio: Roberto Martínez

Prémio Prestígio entregue ao selecionador nacional, Roberto Martínez, na sequência da conquista da Liga das Nações deste ano.

19:43 há 1 horas

Prémio Liga Portugal: Pepe

Prémio Liga Portugal entregue a Pepe, antigo defesa-central que se destacou ao serviço do FC Porto. Não está presente na gala, mas deixou uma mensagem em vídeo. "Quero agradecer à Liga, na pessoa do presidente Reinaldo Teixeira. Estou muito feliz por receber este prémio. Infelizmente, não vou estar convosco por termos de agenda, mas estou muito feliz e orgulhoso por este prémio. Quero dar os parabéns a todos os vencedores dos prémios da Liga, dos quais faço parte com orgulho. Vai receber uma pessoa por quem tenho muito carinho, o João Camacho, que foi muito importante no início da minha carreira. Grande abraço a todos", disse.

Pub
19:41 há 1 horas

Prémio Responsabilidade Social: Fundação Benfica

Prémio responsabilidade social entregue ao Benfica. Ljubomir Fejsa, antigo jogador das águias e atual embaixador, recebe a distinção, ele que também é embaixador da Liga Portugal. "Clubes como Benfica, Sporting e FC Porto devem sempre ajudar. A Fundação Benfica tem de continuar a fazer o que faz todos estes anos, é mesmo só isso", referiu.

19:39 há 1 horas

Alexandre Pinto da Costa fala sobre o pai: «Foi da cabeça dele que tudo partiu e é graças a ele que estamos aqui hoje»

Declarações de Alexandre Pinto da Costa:

"É muito difícil tecer alguns comentários ou fazer a mais pequena homenagem que seja ao maior dirigente da história do futebol. E não foi o maior dirigente da história do futebol pelos números e pelos troféus que conquistou porque esses são matemática pura e dura. Que Deus permita que um dia haja algum dirigente que consiga atingir metade. Foi um grande dirigente desportivo, porque trabalhou na área do futebol, dedicou uma vida inteira, mais de 60 anos, em que abdicou de muitas das coisas boas da vida em prol da causa desportiva. Esta casa onde estamos hoje, esta magnífica casa que foi construída pelo senhor presidente Pedro Proença, e esta instituição saíram da sua cabeça, da cabeça do Major Valentim Loureiro e do presidente Manuel Damásio. Temos também a eles de fazer uma vénia e agradecimento. Devemos ser gratos e todos os jogadores, treinadores, jornalistas, todos nós que estamos nesta sala amamos o futebol, independentemente dos clubes, de sermos rivais. Todos amamos o futebol. O meu pai, mais do que tudo na vida, amava o futebol e dedicou a vida a uma instituição, que foi o FC Porto, mas também à Liga. Foi da cabeça dele que tudo partiu e é graças a ele que estamos aqui hoje. Deixou-nos uma obra, um ensinamento e um exemplo que todos deveremos tentar seguir, porque esta casa, que é a casa do futebol, é uma casa que eu convido todos os adeptos a virem visitar, uma obra fantástica, que foi construída por todos vocês, pelo antigo presidente da Liga e continuada pelo senhor Reinaldo Teixeira. A gratidão, uma das grandes qualidades do ser humano, opõem-se que é a pior qualidade que qualquer ser humano possa ter. Podem ter fazer esquecer que Jorge Nuno Pinto da Costa jamais será esquecido. Essa gratidão senti nas palavras do senhor presidente no dia em que me convidou pela gratidão dupla que tinha. Fez-me sentir essa dupla gratidão do foro pessoal, pela força, pelo carinho que o meu pai deu ao senhor presidente do ponto de vista pessoal, mas institucionalmente, como presidente da Liga, disse que esta homenagem era mais do que merecida. Como filho, como herdeiro do apelido Pinto da Costa com muito orgulho, queria agradecer ao senhor presidente e a todos vocês por estarem aqui. Pensem todos, cada vez que entrarem nesta casa que tudo isto se deve a uma ideia de Jorge Nuno Pinto da Costa. Gratidão.

19:34 há 1 horas

Homenagem a Pinto da Costa

Alexandre Pinto da Costa, filho de Jorge Nuno Pinto da Costa, sobe ao palco para receber uma distinção das mãos de Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal.

Pub
19:31 há 1 horas

Segue-se um momento de homenagem

Depois da atribuição dos prémios, é tempo de homenagear figuras que partiram e deixaram uma marca indelével no futebol português e desporto em geral. Um momento em que passam os rostos de figuras que partiram, como Pinto da Costa, Diogo Jota, André Silva, Jorge Costa, Aurélio Pereira, Joaquim Oliveira, entre outros. Ao som de uma canção de Pedro Abrunhosa: 'Que o amor te salve nesta noite escura'.

19:27 há 1 horas

Melhor Jogador da 1.ª Liga: Gyökeres

Viktor Gyökeres foi eleito o melhor jogador da 1.ª Liga da temporada 2024/25! "Quero dizer que estou muito honrado por receber este fantástico prémio. Infelizmente não posso estar em pessoa, mas queria agradecer aos jogadores, staff, a toda a gente no clube e aos adeptos do Sporting que tornaram isto possível durante a época. Foi uma época inesquecível, ganhámos a Liga e a Taça. Obrigado a todos e parabéns a todos os outros nomeados e vencedores. Obrigado aos que votaram em mim", afirmou, numa mensagem em vídeo.

19:25 há 1 horas

Rui Borges agradece a Varandas: «Teve a coragem de apostar no Rui de Mirandela»

Declarações de Rui Borges.

"Foi uma viagem diferente, única e que continuo a dizer que toda a gente devia passar uma vez na vida pelo caminho ao Marquês. Foi um caminho difícil, com a ajuda de todos. Este prémio acaba por não ser do Rui Borges, é da equipa técnica, jogadores, da estrutura, que trabalha diariamente na academia. É uma família enorme, focada, humilde. Agradecimento especial ao presidente que teve a coragem de apostar no Rui de Mirandela."

Momento em que sentiu que ia ser campeão: "O momento foi o primeiro dia que entrei na academia. A crença era grande. Tinha a crença de que estava ali para conquistar algo e não podia ser melhor do que foi."

Tricampeonato? "Crença mantém-se. Este clube é diferente, tem uma estrutura muito forte, muito família. Não posso esquecer a capacidade dos adeptos de acreditar, tanto ou mais do que nós."

Competitividade: "É normal a Liga estar mais competitiva, os adversários estão mais competitivos, reforçarem-se melhor para bater uma equipa bicampeã. É normal e é bom para o nosso futebol"

Pub
19:22 há 1 horas

Prémio treinador do ano da 1.ª Liga: Rui Borges

Rui Borges, treinador do Sporting, recebe o prémio Melhor Treinador da Liga Portugal Betclic 2024/25. 

19:20 há 1 horas

Melhor golo da 1.ª Liga: Elves Baldé

O melhor golo da 1.ª Liga 2024/25 foi de Elves Baldé, ao serviço do Farense, num jogo contra o Casa Pia. Um pontapé certeiro desde o círculo de meio-campo! "Estou a passar aqui para agradecer o prémio do melhor golo da época passada. Estou muito feliz. Infelizmente, não posso marcar presença por estar fora agora. Quero agradecer a toda a gente que votou em mim, agradecer à minha família, amigos e companheiros de equipa, aos treinadores. A época não correu tão bem para a equipa, não cumprimos os objetivos, mas fico feliz por receber este prémio. É fruto de muito trabalho e espero voltar a proporcionar mais momentos destes. Na época passada foram marcados grandes golos que mereciam ganhar este prémio, mas estou muito feliz por ter ganho", afirmou, numa mensagem em vídeo.

Melhor golo da 1.ª Liga: Elves Baldé
19:19 há 1 horas

Quenda: «Sporting dá-me condições para ser melhor a cada dia»

Declarações de Quenda, através de um vídeo: "É com muita satisfação e orgulho que recebo este prémio. Obrigado aos meus colegas e ao Sporting, que me dá condições para ser melhor a cada dia. Obrigado a todos os sportinguistas que me apoiam todos os dias de uma forma incrível. Gostava de estar aí, mas infelizmente não foi possível. Uma boa gala"

Pub
19:17 há 1 horas

Melhor jogador jovem da 1.ª Liga: Geovany Quenda

Geovany Quenda eleito o melhor jogador jovem da 1.ª Liga 2024/25, ao serviço do Sporting. Está ao serviço da seleção sub-21 e deixou uma mensagem em vídeo.

19:16 há 1 horas

Seguem-se os prémios da Liga Betclic!

19:15 há 1 horas

Prémio melhor jogador da 2.ª Liga: Diogo Nascimento

Médio Diogo Nascimento faz o 'bis', arrecadando o prémio de melhor jogador da 2.ª Liga, ele que também já tinha sido eleito o melhor jogador jovem.

Pub
19:14 há 1 horas

Luís Pinto: «Às vezes não é fácil lidar com as azias...»

Declarações de Luís Pinto: "A 2.ª Liga é muito competitiva a nível de jogadores, treinadores e clubes, que cada vez dão mais condições. Um treinador se não tiver boas pessoas na equipa técnica, no balneário e em casa não consegue ter sucesso. É uma profissão que exige muito de nós. Todos queremos ganhar, mas temos de ser o que somos como pessoas para ter sucesso. Às vezes não é fácil lidar com as azias todas que existem. Tenho a felicidade de ter encontrado no Tondela um clube fantástico."

19:12 há 1 horas

Melhor Treinador da 2.ª Liga: Luís Pinto

Prémio de melhor treinador entregue a Luís Pinto, que comandou o Tondela à subida de divisão, conquistando ainda o título de campeão da 2.ª Liga. O agora técnico do V. Guimarães está na cerimónia e vai tecer algumas palavras.

19:10 há 1 horas

Melhor golo: Jô Batista

Prémio de melhor golo da 2.ª Liga é entregue a Jô Batista, que fez um golaço pelo Chaves contra o Portimonense, de bicicleta. Jô também não está presente, mas deixou uma mensagem em vídeo: "Agradeço pelo premio de golo do ano. Agradeço aos adeptos, amigos e familiares que votaram. Foi um prazer jogar em Portugal. Um abraço ao meu grande Chaves".

Pub
19:08 há 1 horas

Melhor jovem jogador da 2.ª Liga: Diogo Nascimento

Diogo Nascimento foi uma das figuras do Vizela, que esteve muito perto de subir de divisão na última temporada. O jogador não está presente, mas deixou uma mensagem: "É com enorme tristeza que não posso estar presente. Agradecer à Liga Portugal e ao Vizela, clube que me ajudou muito e ficará para sempre no coração."

19:07 há 1 horas

Primeiros prémios destinam-se à Liga Meu Super

19:01 há 1 horas

Vai começar a gala Liga Portugal Awards 2025

Pub
18:53 há 1 horas

Chegou Reinaldo Teixeira, o anfitrião

Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal e anfitrião, pela primeira vez, desta cerimónia, já chegou à Arena Liga Portugal. Alexandrina Cruz, presidente do Rio Ave, também está entre os muitos convidados, tal como Luís Pinto, treinador do V. Guimarães e que guiou o Tondela à subida de divisão e ao título da 2.ª Liga na última temporada. 

18:52 há 1 horas

FC Porto sem Villas-Boas

O FC Porto chegou à Arena Liga Portugal sem André Villas-Boas, fazendo-se representar por Tiago Madureira, João Borges e Henrique Monteiro.

18:40 há 2 horas

Pedro Proença a chegar

Sendo este o primeiro Liga Portugal Awards após a saída de Pedro Proença da Liga Portugal, o agora presidente da Federação Portuguesa de Futebol está a chegar à sede da Liga, no Porto. Faz-se acompanhar de outros elementos da estrutura da FPF, nomeadamente Rui Caeiro, Helena Pires e Vasco Pinho.

Pub
18:38 há 2 horas

Salvador e Varandas em amena cavaqueira

Faltam pouco mais de 20 minutos para o início da gala Liga Portugal Awards e, por esta altura, Frederico Varandas e António Salvador conversam entre si, com gargalhadas à mistura, num ambiente, em bom português, de amena cavaqueira.

18:33 há 2 horas

Alguns líderes de clubes já chegaram

Além de Frederico Varandas, já chegaram à Arena Liga Portugal dirigentes de outros clubes do futebol profissional português: António Salvador, presidente do Sp. Braga; António Miguel Cardoso, presidente do V. Guimarães; Rodiney Sampaio, líder do Portimonense; Francisco Dias da Silva, presidente honorário do Gil Vicente; Miguel Ribeiro, líder da SAD do Famalicão; Hugo Mendes, presidente do Lusitânia de Lourosa; Joel Pinho, diretor-geral do Arouca.

18:30 há 2 horas

Roberto Martínez na cerimónia

Roberto Martínez, selecionador nacional, chegou há instantes à Arena Liga Portugal. Nota também para a presença de Valentim Loureiro, antigo presidente do Boavista e da Liga, assim como de Jorge Mendes, o conceituado agente português, e Artur Soares Dias, antigo árbitro internacional.

Pub
18:28 há 2 horas

Alexandre Pinto da Costa presente

Alexandre Pinto da Costa, filho de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto falecido em fevereiro deste ano, também é um dos presentes no evento.

18:27 há 2 horas

Família de Diogo Jota presente

A gala Liga Portugal Awards prestará tributo a Diogo Jota e ao irmão André Silva, falecidos num acidente de viação, em Espanha, no início de julho passado. Os pais dos malogrados jogadores já estão na Arena Liga Portugal, assim como Rute, a mulher de Diogo.

18:13 há 2 horas

Frederico Varandas e Rui Borges já chegaram

A carregar o vídeo ...
Frederico Varandas e Rui Borges já chegaram
Pub
18:01 há 2 horas

Hoje é dia de Liga Portugal Awards

Hoje é dia de os melhores da última temporada serem distinguidos na 3.ª edição do Liga Portugal Awards. A partir das 19h, a Arena Portugal vai receber as maiores figuras do futebol profissional. 

Acompanhe todas as incidências deste evento através do site de Record

Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Futebol Nacional Notícias
Notícias Mais Vistas