A 27 de novembro de 2011, após um encontro entre FC Porto e Braga, Valdemar Duarte fez uma queixa à PSP...
A 27 de novembro de 2011, após um encontro entre FC Porto e Braga, Valdemar Duarte fez uma queixa à PSP alegando ter sido agredido e injuriado por Pinto da Costa e outros elementos ligados aos dragões. O jornalista tinha acabado de fazer a narração do jogo para a TVI quando foi abordado numa das zonas do estádio. O caso chegou a tribunal e várias testemunhas garantem ter visto as agressões a Valdemar Duarte, porém Pinto da Costa e os restantes funcionários do FC Porto foram absolvidos.
"Fiz queixa, o assunto foi a tribunal, foi julgado pela justiça civil e acabou como acabou. Não tenho mais nada a dizer sobre isso", afirma o jornalista. Antes deste incidente, em três décadas de profissão, nunca tinha sido alvo de qualquer animosidade por parte de responsáveis dos dragões de ou de outro clube: "Nada. Nem sequer com adeptos. Tirando aquelas bocas que se ouvem. Já me acusaram de ser tripeiro, lagarto e lampião, mas não passou disso. Daí a minha surpresa com tudo aquilo."
Relacionadas
Valdemar Duarte nunca escondeu a sua simpatia clubística. Atualmente até trabalha na Benfica TV. O próprio Pinto da Costa, embora tenha negado qualquer ofensa, admitiu em tribunal que interpelou Valdemar Duarte perguntando-lhe se estava no Dragão como jornalista ou como benfiquista. "Não me arrependo de ter sempre admitido qual era o meu clube. Sempre trabalhei com base no brio e na isenção. Nunca fiz fretes absolutamente nenhuns. Elogiei muitas vezes o Porto e o Sporting, como também critiquei o Benfica. Sempre mantive essa postura", assegura.
Esta não foi a primeira vez que suspeitas de comportamento violento recaíram sobre responsáveis do FC Porto. Em novembro de 2013, os jornalistas João Fonseca (Rádio Renascença) e David Carvalho (TSF) queixaram-se de uma tentativa de agressão por parte de Rui Cerqueira, diretor de comunicação dos dragões e antigo jornalista, após um Belenenses-FC Porto, quando tentavam entrevistar o guarda-redes Helton. Apesar das queixas de ambas as partes, a situação não teve desenvolvimentos.
"Cuidámos bem dele", garante o médio Morten Thorsby, o qual salienta o pedido de desculpas apresentado pelo extremo do Benfica
Crianças entre os feridos. Antigo presidente do Sporting escapou ileso
Sporting-Alverca e V. Guimarães-Benfica também tiveram casos
Formação madeirense aproveitou pausa para dar minutos a jogadores menos utilizados
FIFA anunciou esta quinta-feira a lista
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
O episódio aconteceu há 40 anos
Documentário de dois episódios com uma perspetiva inédita sobre as horas decisivas para os negócios do futebol