Os três grandes no Facebook: FC Porto e Benfica disputam liderança, Sporting aparece em terceiro

Barómetro na maior rede social do Mundo entre 20 e 26 de abril

A disputa acesa pelo título da Liga NOS parece ter moldado, esta semana, o resultado dos três grandes no Facebook. O FC Porto ainda lidera com a maior percentagem de envolvimento dos adeptos com a fanpage do clube, embora tenha perdido espaço em relação ao último barómetro. O Benfica aparece em segundo lugar, com o crescimento mais expressivo de toda a semana. O Sporting manteve-se praticamente com a mesma taxa de envolvimento, com uma pequena variação negativa. Das cerca de 621 mil interações registadas entre 20 e 26 de abril, os portistas foram responsáveis por 41% do total. Os benfiquistas chegaram aos 36%, enquanto os sportinguistas aparecem com 23% na soma geral.






























O Benfica foi o grande vencedor da semana, com crescimento de 12% em relação o último barómetro. A vitória por 2-1 sobre o Estoril, no dia 21, com golo de Salvio nos minutos finais do jogo, reacendeu a luta pelo título. Já a goleada do FC Porto sobre o V. Setúbal, no dia 23, por 5-1, não impediu que o clube perdesse 10% de envolvimento. O Sporting vive piores dias na rede. A série de boas atuações, com três vitórias em abril, não tem refletido no desempenho do clube na sua página de Facebook. Os leões perderam um ponto em comparação ao período anterior.

O FC Porto lidera em número de publicações no Facebook, com 77 posts, seguido pelo Benfica (49) e pelo Sporting (40). Em geral, todos os clubes escreveram menos esta semana. Os dragões tiveram a publicação com mais ‘gostos’ do período analisado, mais de 15 mil na imagem da goleada sobre o Estoril. As águias aparecem logo em seguida, com mais de 12 mil ‘gostos’ no vídeo do golo que manteve acesa a luta pelo primeiro lugar da tabela classificativa.

A disputa pelo título também pode ser vista no número de reações (gostos, partilhas, comentários) dos três grandes na rede. A diferença entre o FC Porto (226 mil) e o Benfica (202 mil) é bem menor esta semana, enquanto o Sporting (126 mil) aparece em terceiro lugar. Em comparação ao último barómetro, os dragões foram os mais penalizados pelos adeptos, com perdas que chegam quase aos 55% das reações. Os leões também perderam 48%, enquanto as águias ficaram com menos 14%.



Nota: Os dados do barómetro são resultado da análise de conteúdo semanal da página oficial do Benfica, Sporting e FC Porto no Facebook e recolhidos por Célia Gouveia e Branco Di Fátima (Investigadores do CIES-IUL em Comunicação, Mercado e Desporto)

Artigo da semana passada

3
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Futebol Nacional

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.