Pedro Henriques: «As pessoas não gostam de futebol, mas sim de ver o seu clube ganhar»

Antigo árbitro considera que um conjunto de fatores alterou a essência do futebol português

• Foto: David Cabral Santos

Pedro Henriques rejeita a ideia de que a arbitragem tenha marcado profundamente a história deste campeonato e considera que a grande diferença é a "maior discussão em torno de cada jogo e de cada lance."

"Todos os campeonatos têm alguma coisa relacionada com a arbitragem. O que está a mudar é este paradigma de redes sociais e dos programas desportivos, com comentadores que muitas vezes nem passaram pelo terreno de jogo e que fazem a defesa do seu clube, que descortinam ao máximo cada pormenor", referiu o antigo árbitro a Record, lamentando: "Infelizmente, neste momento, as pessoas não gostam de futebol, mas sim de ver o seu clube ganhar."

"Acho que estão a acontecer dois fenómenos: primeiro, existem mais casos do que o normal, é verdade, e segundo, os árbitros, quando são agredidos, também já fazem queixa. E depois temos o aspeto da comunicação, que põe a nu todos estes problemas que há 20 ou 30 anos também existiam, mas que não eram falados", frisou, apelando a uma "maior transparência no setor da arbitragem", que poderia ser conseguida através de uma medida que, por exemplo, tornasse os relatórios dos árbitros públicos."

De passagem pelo Millenium Estoril Open, Pedro Henriques defendeu a necessidade de profissionalizar o setor e apontou ainda outro problema que o Conselho de Arbitragem tem em mãos. "De repente, foi-se baixando muito a idade dos árbitros, alguns experientes foram saindo, como Pedro Proença, Duarte Gomes, Olegário Benquerença, e não foi acautelada essa transição. Neste momento, temos árbitros muito jovens, pouco experientes e que têm que arbitrar o Benfica, o Sporting e o FC Porto. Se a competência é o aspeto mais importante no setor, a experiência também o é. Estes árbitros têm qualidade, mas estão a queimar etapas do seu crescimento", vincou o ex-juiz.


Por Fábio Aguiar
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Futebol Nacional

Notícias

Notícias Mais Vistas