Prémio europeu vem para Portugal

Plano Nacional de Ética no Desporto recebe na 5.ª feira, em Viena, o 'Fairplay Spirit Award'

• Foto: Fernando Ferreira 

O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) conquistou o prémio ‘Fairplay Spirit Award 2016’, atribuído pelo movimento europeu de fair play. A entrega do galardão está marcada para quinta-feira, em Viena (Áustria), mas o coordenador da iniciativa governamental, José Carlos Lima, já comentou a Record – um dos parceiros – o significado da distinção.

"É uma recompensa e o reconhecimento daquilo que temos feito. O nosso trabalho pode não ser muito visível, mas é graças à nossa resiliência que temos conseguido alcançar algumas coisas", refere, acrescentando: "Este prémio dá-nos algum gozo, prova o mérito dos projetos que temos desenvolvido e dá ainda mais força para continuar. Sentimos que estamos a trilhar o caminho certo neste trabalho contínuo pela ética e valores no desporto."

O ‘European Fairplay Movement’ é atribuído anualmente pela entidade que reúne 42 países europeus, premiando quem mais promove o fair play. "Portugal é um dos poucos países cujo Governo tem um plano específico para esta matéria", afirma, orgulhoso, José Carlos Lima.

Vem aí a certificação

O PNED continua a trabalhar para divulgar e promover a vivência dos valores éticos inerentes à prática desportiva como a verdade, o respeito, a responsabilidade, a amizade e a cooperação. "A bandeira da ética será uma realidade em breve. Será uma certificação de boas práticas para os clubes, à semelhança do que sucede com a bandeira azul nas praias", explica.

Por Nuno Miguel Ferreira
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Futebol Nacional

Notícias

Notícias Mais Vistas