Selecionador nacional junta-se às homenagens ao guardião, que pendurou as luvas
O selecionador Roberto Martínez destacou esta 6.ª feira o profissionalismo de Rui Patrício, que, aos 37 anos, terminou a carreira, e lembrou o trajeto "notável" do guarda-redes mais vezes internacional pela seleção portuguesa de futebol.
"Os meus dois primeiros jogos na seleção foram com o Rui na baliza e senti a equipa completamente protegida. Esteve connosco nesse ciclo até ao Europeu de 2024 sempre com a mesma atitude profissional e de grande companheirismo. Foi um grande guarda-redes, muito calmo e tranquilo. Um trabalhador empenhado, que teve uma carreira notável", afirmou Roberto Martinez em declarações divulgadas no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol.
Relacionadas
Rui Patrício despediu-se das balizas com 108 jogos por Portugal, tornando-se no guarda-redes mais internacional pela equipa das 'quinas', tendo conquistado o Euro'2016 e a Liga das Nações de 2019.
Já na fase final da carreira, Patricio perdeu a titularidade para Diogo Costa, mas ainda chegou a fazer três jogos sob o comando de Roberto Martínez, frente a Liechtenstein (4-0) e Luxemburgo (6-0), na qualificação para o Euro'2024, e Suécia (5-2), num particular em Guimarães.
Rui Patrício estava sem clube desde o final de junho, quando deixou o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, ao serviço do qual realizou somente dois encontros, ambos no Mundial de clubes, depois de ter jogado nos italianos da Atalanta na época 2024/25.
O ex-guardião fez a formação no Sporting e representou a equipa principal dos leões durante 12 anos, entre 2006/07 e 2017/18, num total de 467 jogos em todas as competições, sem nunca ser campeão nacional, mas em que arrecadou duas Taças de Portugal (2007/08 e 2014/15), duas Supertaças Cândido de Oliveira (2008 e 2015) e uma Taça da Liga (2017/18).
Processo estava em fila de espera, mas conheceu desenvolvimentos nas últimas horas. Jovem de 18 anos deve ficar protegido por uma cláusula de 80 M€
Guarda-redes feliz com o "sinal de confiança" que recebeu da SAD leonina
Dia especial para os residentes da Academia Cristiano Ronaldo
Capitão do Man. United contou detalhes da oferta dos encarnados, em entrevista ao Canal 11
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam