Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

Rúben Dias, Bernardo Silva e Pepe distinguidos em noite dedicada a Aurélio Pereira e à formação

Cerimónia, que decorreu no Pavilhão do Rio do Centro de Congressos de Lisboa, serviu ainda para homenagear a seleção feminina de futebol, o futsal e o futebol de praia

A carregar o vídeo ...
João Neves com Bruno Fernandes no Manchester United? «Ele já joga ao meu lado na Seleção, onde só entram os melhores…»

Ao Minuto

20.11.2023
Terminou a gala Quinas de Ouro 2023!

Terminou a gala Quinas de Ouro 2023! Obrigado pela preferência!

20.11.2023
Zicky Té: «Temos de olhar para os miúdos, que são o nosso futuro»

Noite especial?
"Boa noite a todos, sem dúvida uma grande gala a salientar uma das coisas mais importantes para nós, a nossa formação. Foi uma grande iniciativa da Federação. Temos de olhar para os miúdos, que são o nosso futuro. Integração dos jovens? Acaba por ser fácil porque já vêm com grande bagagem."

20.11.2023
Pepe e o adeus ao futebol: «Sei perfeitamente que essa realidade está mais próxima de acontecer»
FPF

Ano de sucesso
"Sim, primeiro agradecer à Federação e ao presidente pelo que está a fazer pelo futebol e por todas as modalidades. Este ano está a ser um ano feliz para mim, sinto-me muito feliz por poder jogar futebol, fazer o que mais amo, de dar alegrias aos adeptos e é com uma enorme satisfação que recebo este prémio."

Continuar a jogar aos 40
"Eu também tento passar um pouco dentro de campo a minha paixão, o meu sonho. Muitas pessoas se reveem nesse esforço e nessa superação. A vida é assim mesmo, de altos e baixos. Temos de encontrar aquele primeiro dia, que é o ponto de partida. É onde eu volto atrás e tento recarregar as minhas baterias para seguir a minha jornada. Sempre com paixão e determinação de melhor e dar alegrias aos adeptos."

Ponto de chegada está mais próximo?
"Penso, está mais próximo, está muito mais próximo. Sei perfeitamente que essa realidade, de eu poder não ser tão protagonista dentro de campo, está mais próxima de acontecer, mas o mais importante é eu continuar a aproveitar cada minuto e cada momento e dar o melhor de mim a esse desporto que me deu tanto."

20.11.2023
Tiago Brito: «Homenagem justíssima aos campeões europeus de sub-19 de futsal»

Crescimento do futsal e a homenagem aos sub-19
"É o reconhecimento de vários anos, de associações, de clubes, que tem tido um fruto brilhante. Homenagem justíssima aos campeões europeus de sub-19 de futsal."

20.11.2023
Jéssica Silva: «É muito especial ver miúdas a crescerem e a quererem jogar futebol»

O sentimento especial de marcar presença na gala
"É muito especial ver miúdas a crescerem e a quererem jogar futebol. Foi uma gala que senti muito casa. Foi muito giro, um ambiente engraçado e alegre. Gostei muito de cá estar e de sentir esta atmosfera."

O mini-concerto com a irmã e Lara Pintassilgo
"Correu melhor a mim do que aquilo que eu esperava. Esta não é a minha praia, a minha praia é o futebol, mas tenho uma ligação especial ao mundo da música. Acabou por ser um momento muito especial para elas mas também para mim. A música acaba por ser como um escape para mim. Esta gala foi um misto de emoções e de esferas e é também isto que o futebol nos proporciona."

Seguir o sonho
"Desde podermos sermos árbitros, jogadoras de futsal ou do que quer que seja. O que interessa é sermos felizes. Quando ambicionamos e sonhamos mais perto estamos."

Referência para jovens jogadoras
"É muito especial sentir que já olham para nós como referências, é importante termos referências no feminino e é algo que me deixa muito orgulhosa a mim e às minhas colegas. É continuar a trabalhar para fazer este caminho acontecer. É para isso que aqui estamos."

20.11.2023
Bernardo Silva: «É o culminar de um ano muito bom para nós, em que cumprimos um grande sonho»

Época pelo Manchester City
"É o culminar de um ano muito bom para nós, em que cumprimos um grande sonho para nós, a Liga dos Campeões. Foi um ano quase perfeito, a nível desportivo mas também pessoal. Agradecer à Federação pela distinção."

Objetivos e Champions
"À medida que se vai avançando na carreira vai-se ganhando novos objetivos. Este sonho da Liga dos Campeões tornou-se atingível e real. Passadas seis épocas conseguir realizá-lo foi como o realizar de um sonho de criança."

Fase de qualificação
"Já não é assim tão cedo, já nos qualificamos. Continuar a trabalhar para todos juntos atingirmos esse objetivo [o do Europeu]. A qualificação foi perfeita. Temos de continuar a crescer até à fase a doer, em que competimos com outras grandes seleções."

20.11.2023
Pauleta: «Queremos mostrar que o futebol feminino português também tem qualidade»

Prémio
"Em representação de todo o plantel e do clube, é um orgulho ter esta distinção e receber este reconhecimento."

Champions
"Sem dúvida, é realmente muito importante e nós também percebemos isto. A nossa performance na Liga dos Campeões também demonstra a qualidade do futebol português. Queremos mostrar que o futebol feminino português também tem qualidade."

20.11.2023
Rúben Dias: «É um momento que me diz muito a mim, ao Bernardo, e às nossas famílias»

O sonho do Europeu e um agradecimento à Federação
"Sim, é um sonho. Gostava também de aproveitar o momento para agradecer à Federação pelo gesto, é um momento que me diz muito a mim, ao Bernardo, e às nossas famílias."

O ano perfeito pelo Manchester City
"Foi uma época para a história, muito especial. E acaba por ser o concretizar de muitos sonhos que uma pessoa tem no caminho até lá chegar. Este troféu extra só acrescenta mais ainda."

Um conselho para os mais jovens. Recebeu alguma mensagem especial de alguns deles?
"Não houve muito tempo para isso, mas é sempre importante sentirmos, por mais que alguma vez o tempo passe, e nós caminhamos cada vez mais e mais para a nossa rotina e bloquearmos o ruído, é importante para nós sentirmos o quão importante somos para os miúdos."

Mensagem
"Manteria as palavras que disse quando recebi o prémio: persistência e consistência, isso permite com que qualquer sonho seja alcançado."

20.11.2023
Aurélio Pereira: «A minha alma é sportinguista e sempre procurei ser leal com todos. Nunca vendi Coca-Cola de manhã e Pepsi à tarde»

Aurélio Pereira, um dos grandes destaques da gala Quinas de Ouro 2023, falou a todos os presentes de forma aberta, deixando um agradecimento à Federação, ao Sindicato de Jogadores, à ANTF e ainda a Frederico Varandas, presidente do Sporting, clube do qual nunca escondeu o seu apreço. 

 "Obrigado à FPF, Sindicato de Jogadores e ANTF por esta distinção. Dedico este reconhecimento à minha família, o meu principal pilar, pois sem o amor destas três guerreiras não era possível estar aqui. Fui distinguido por 50 anos de dedicação a esta paixão que me obrigou a muitas ausências. O meu agradecimento muito sincero ao dr. Fernando Gomes, cuja dedicação a esta casa muito admiro e na qual também me revejo pelo empenho, mestria e construção desta equipa vencedora. Tal como eu, ele também soube escolher os melhores para a sua equipa. Em equipa aprende-se mais do que se ensina. Eu aprendi muito com os mais de 200 observadores que liderei ao longo da minha carreira no Sporting. Com eles divido todas as distinções e esta também, na máxima que o futebol deve ser formação e não deformação."

E prosseguiu: "A minha alma é sportinguista e sempre procurar ser leal com todos. Nunca vendi Coca Cola de manhã e Pepsi à tarde. Ter carácter e paixão significa o respeito, por quem comigo trabalhou e pelas muitas direções que passaram pelo Sporting. Com todos os presidentes aprendi e agradeço a confiança que em mim depositaram, desde João Rocha a Frederico Varandas, a quem aqui agradeço, pois nunca se esqueceu de mim. Um bem–haja a todos."

20.11.2023
Cristiano Ronaldo deixa mensagem a Aurélio Pereira: «Esta homenagem deixa-me extremamente feliz»

Tal como Luís Figo, Cristiano Ronaldo também não conseguiu marcar presença na gala Quinas de Ouro 2023, mas não deixou de enviar uma mensagem em vídeo a Aurélio Pereira, onde sublinhou ficar "extremamente feliz" pela homenagem ao Senhor Formação na cerimónia que decorre esta segunda-feira no Pavilhão do Rio do Centro de Congressos de Lisboa.

"Fico muito feliz pelo Sr. Aurélio receber esta homenagem. É merecida. Como sabe, foi muito importante na nossa formação, não só a mim como a muitos dos meus companheiros. Como toda a gente sabe, o Sr. Aurélio tem um olho diferente de todos os outros e sempre teve uma aptidão para ver os craques e ajudar. Deixa-me extremamente feliz", começou por dizer o capitão da Seleção Nacional.

"Sei que está numa excelente forma, já está melhor, e espero que possa durar muitos e muitos anos. Para mim, é um prazer mandar-lhe esta mensagem. Espero que possa desfrutar desta noite. Um grande abraço, amigo", terminou.

20.11.2023
O discurso de Fernando Gomes antes de entregar o prémio a Aurélio Pereira

"Permitam-me dar duas palavras. É para mim enorme gosto e prazer entregar este prémio ao Aurélio Pereira. Fez da formação de atletas a sua vida, mas na pessoa dele, simbolizando este troféu, queria também homenagear todas as pessoas envolvidas no processo de formação. Detetar, tornar-se segundo pai e acompanhar jovens. Simboliza trabalho que ele fez em prol da formação e do futebol português. Obrigado Aurélio e até sempre", disse o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

20.11.2023
Quaresma sobre Aurélio Pereira: «Muitas reuniões, algumas duras, mas fez-me crescer como homem»

Ricardo Quaresma foi outra das figuras que subiu ao palco para homenagear Aurélio Pereira: "Há pouco falava com o Sr. Aurélio, se se lembrava que nos Iniciados para Juvenis me quiseram mandar embora do Sporting. Ele bateu na mesa e disse que não me deixava sair. Foi algo de especial para mim. Deu-me confiança. Tive muitas reuniões com ele, levei algumas duras, mas fez-me crescer como homem. Por isso agradeço tudo o que fez por mim. Sem dúvida é pessoa especial na minha carreira e na minha vida", atirou.

20.11.2023
Luís Figo deixa mensagem a Aurélio Pereira: «Quem te conhece de perto sabe importância que tiveste para tantos jovens»

Apesar de não poder marcar presença no evento, Luís Figo não deixou de enviar uma mensagem ao 'Senhor Formação' Aurélio Pereira, um dos grandes homenageados da gala Quinas de Ouro 2023. "Amigo, obrigado pelo que fizeste. Tanta devoção, tantos anos ao serviço de jovens atletas. Quem te conhece mais de perto sabe importância que tiveste para tantos jovens que tinham sonho de ser profissionais. Só alguns conseguiram, mas deixaste marca em todos. Desejo-te sempre o melhor", disse.

20.11.2023
Futre: «A nível de extremos, a formação do Sporting é a melhor do mundo»

Futre, antigo internacional português, felicitou a Seleção Nacional pelo apuramento histórico para o Campeonato da Europa de futebol de 2024, depois de ter ultrapassado a fase de grupos com um registo de 10 vitórias consecutivas.

"Parabéns à nossa Seleção. Craques. 10 vitórias, Roberto [Martinez], obrigado pelo teu excelente trabalho. Se ganhámos 10, podemos ganhar mais 10", começou por dizer o agora comentador desportivo.

"Tenho dois pais desportivos. Um é Aurélio Pereira, outro é Pinto da Costa. Esta gala se deve também a Aurélio Pereira. Depois de mim, descobriu o Figo e por aí fora. Em Espanha, estão sempre a lutar, Real Madrid e Barcelona, por qual é a melhor formação do mundo, mas a nível de extremos, a melhor é a do Sporting: Duas Bolas de Ouro, Luís Figo e Cristiano Ronaldo, uma Bola de Prata e o melhor jogador da história a jogar de trivela [apontou para Quaresma]", terminou.

20.11.2023
José Couceiro: «O talento está no norte, sul, interior, ilhas, em todo o país»
FPF

"A FPF tem como objetivo que mais rapazes e raparigas joguem futebol. Por isso as nossas entidades formadoras têm de melhorar todo o processo. 1187 vieram ao processo em 2022/23 e vamos distinguir as que tiveram o nível mais alto de excelência, mas deixo uma palavra de agradecimento a todas. O talento está no norte, sul, interior, ilhas, em todo o país. Obrigado pelo empenho, dedicação e tudo o que nos dão, que se reflete no futebol de alto nível."

Clubes distinguidos prémios como entidades formadoras de excelência:

ADC Caxinas e Poças da Barca
CD Nacional
CR Leões de Porto Salvo
FC Porto
FC Famalicão
Rio Ave
SL Benfica
Sp. Braga
Sporting
V. Guimarães

20.11.2023
Pauleta: «No Benfica temos a sorte de a direção ter a coragem de apostar na atleta feminina e os resultados estão aí»

A capitã da equipa feminina de futebol do Benfica subiu, juntamente com Carole Costa e o presidente do clube Rui Costa, ao palco para receber a distinção relativa à conquista do último campeonato.

"É um orgulho para nós representar o Benfica e conseguir este tricampeonato. Um momento para agradecer à direção do nosso clube, na pessoa do Sr. Presidente e vice-presidente, a aposta que tem sido feita no futebol feminino. Digo sempre a mesma coisa, mas é a realidade: infelizmente ainda é preciso muita coragem para apostar na mulher no desporto e nós no Benfica temos a sorte da direção ter essa coragem de apostar na atleta feminina e os resultados estão aí. Somos tricampeões de Portugal e todos temos vontade de dar mais alegrias ao clube e aos adeptos, que é o mais importante."

20.11.2023
Bê Martins e o título de melhor do mundo: «Momento inesquecível da minha vida»
FPF

Bê Martins assumiu que ter sido considerado o melhor jogador do mundo de futebol de praia funcionou como uma "motivação maior" para estar sempre "entre os melhores". "Já tem um ano dessa conquista (melhor do mundo), mas continua a ser um momento inesquecível da minha vida. Passa a ser uma motivação maior. É tão bom, que você quer sempre estar entre os melhores. Trabalhar cada vez mais para estar sempre entre os melhores", disse.

20.11.2023
AD Pastéis da Bola e Sp. Braga distinguidos no futebol de praia

Ricardo Pereira (AD Pastéis da Bola) futebol de praia feminino
"Um enorme orgulho receber esta distinção. Agradecer à FPF a homenagem e pela aposta no futebol feminino e em particular no futebol de praia. Agradecer aos nosso patrocinadores, parceiros, CM Lisboa, Junta de Marvila, jogadoras, equipa técnica e médica e os adeptos pelo apoio que nos dão em todo o lado."

Ricardo Vasconcelos (Sp. Braga), futebol de praia masculino
"Este prémio é do futebol de praia, mas também das outras 13 modalidades que existem no clube, pois nas modalidades somos uma família. A secção de futebol de praia do Sp. Braga, criada em 2013, ganhou 9 títulos nacionais, 4 Taças de Portugal, 82 Supertaças, 3 Euro Winners e Mundialistos de clubes. E em 2 anos tivemos o melhor jogador do mundo. Isto mostra como o Sp. Braga encara este projeto e quer continuar a olhar para ele. Há uma frase que costumamos dizer no nosso clube que é: o que fazes no Sp. Braga. Costumamos responder: trabalhamos para um Sp. Braga campeão. Por isso, aqui somos campeões e oxalá possamos ser em muitas mais modalidades."

20.11.2023
Nuno Dias: «Dedicar prémio aos que são realmente importantes para que tudo funcione da melhor forma possível, o staff»

Nuno Dias, treinador da equipa masculina de futsal do Sporting, subiu ao palco para receber o título referente ao tricampeonato dos leões na modalidade. "Estava a pensar 'se me pedirem para falar, estou cheio de medo de dizer asneiras'. Primeiro, agradecer e dar parabéns à FPF pela brilhante gala. Depois, palavra para o Sporting, que nos proporciona condições para vencer. Ser tricampeão nacional é difícil por três vezes. Dedicar prémio aos que são realmente importantes para que tudo funcione da melhor forma possível, o staff. Ao João Matos, enquanto capitão, que lidera grupo de homens fantásticos que tenho o maior orgulho de liderar. Obrigado a todos", disse.

20.11.2023
Alexandre Pinto: «Orgulhoso por representar uma equipa hexacampeã e que me ensina todos os dias que ambição não tem limites»

Alexandre Pinto foi quem subiu ao palco para receber a distinção relativa ao título nacional de futsal feminino do Benfica. "Agradecer à FPF por proporcionar momento tão bonito como este. Se estou hoje duplamente orgulhoso e honrado. Orgulhoso por receber o troféu, mas sobretudo por representar equipa hexacampeã e que me ensina todos os dias que ambição não tem limites. A elas, jogadoras, presto a minha homenagem. A todos e todas, muito obrigado."

20.11.2023
Os discursos de Luís Pinto, presidente do Conselho Fiscal do Moreirense, e Paulo Armando Marques, líder da U. Leiria
FPF

Luís Pinto, presidente Conselho Fiscal do Moreirense: "Dedicar a toda a família moreirense. Um pequeno clube só pode singrar com todos pelo mesmo objetivo, desde o roupeiro. Por isso, muito obrigado."

Paulo Armando Marques, presidente da U. Leiria: "Queria agradecer distinção à FPF, na pessoa de Fernando Gomes, depois a todos aqueles que tornaram isto possível, equipa técnica, jogadores, staff, e outras pessoas anónimas que todos os dias se levantam para que estas coisas sejam possíveis."
 
Vasco Botelho da Costa (treinador) e Diogo Amado (capitão) também subiram ao palco pela U. Leiria.

As duas equipas subiram ao palco para receberem as distinções que celebram os títulos de campeões da 2.ª Liga e da Liga 3 em 2022/23.

20.11.2023
Rui Costa: «Este troféu e este título é muito daquele senhor que está ali, Roger Schmidt»
FPF

Rui Costa, presidente do Benfica, foi chamado ao palco, juntamente com Pauleta e Carole Costa, capitãs da equipa feminina de futebol do Benfica, para receber os títulos de campeões nacionais no masculino e feminino de futebol.

Em declarações no palco, o líder dos encarnados aproveitou para dedicar o título nacional conquistado pela equipa masculina a Roger Schmidt e aos jogadores, salientando de seguida todo o trabalho de excelência que tem sido feito no feminino.

"Evidentemente para nós é um grande orgulho estarmos nestes palco receber os 2 troféus, masculinos e femininos desta temporada, fruto de extraordinário trabalho. No masculino estou eu a representar o Benfica, mas muito deste título é daquele senhor que está ali, Roger Schmidt, de todos os jogadores e acima de tudo de todos os adeptos, que serão sempre a grande força deste clube. Este título será sempre dedicado aos nossos adeptos", começou por dizer, terminando: "Em relação às meninas, tem sido um orgulho enorme fazer parte desta componente de sucesso. Revalidaram o título e vamos continuar a trabalhar para estarmos aqui todos os anos."

20.11.2023
Éder sobre o golo da final do Euro'2016: «O meu coração bate, bate… São muitas emoções»

"O meu coração bate, bate… São muitas emoções. Ver o golo, as celebrações, as emoções que isto provoca nas pessoas e até a mim mesmo. Espetacular, de uma dimensão incrível", disse o avançado, antes de ser distinguido Embaixador da FPF por Fernando Gomes:

"Momento fantástico, que todos tivemos oportunidade de viver em 2016. Pontapé fantástico do Éder, um momento inolvidável das nossas vidas. Quem esteve mais diretamente envolvido, não temos palavras para descrever. Agradecimento especial ao Éder por nos proporcionar aquele momento, que marcará de forma indelével as nossas vidas. Por isso, tomámos a decisão, conjugando tudo o que o Éder foi, nomear o Éder embaixador da Seleção portuguesa. Entrego este prémio, mas por nos fazer relembrar o golo e o titulo que trouxemos para Portugal, o mais importante da nossa história futebolística", disse o presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

"Agradecer esta nomeação, para mim é um grande orgulho. Devem acreditar nos vossos sonhos, ter disciplina e trabalharem o máximo. Dias serão difíceis, mas nesses temos de mostrar que estamos presentes, seja de que maneira for, irmos à luta e dar o nosso melhor", rematou Éder.

20.11.2023
João Neves e o golo de Éder na final do Euro'2016: «Estava no sofá com o meu pai e amigos. Ficámos a festejar 4 ou 5 minutos»

João Neves, um dos jogadores que recentemente se estreou pela Seleção Nacional, recordou, a convite de Cândido Costa, o momento em que, com apenas 12 anos, festejou o golo de Éder Lopes na final do Europeu de 2016.

"Em 2016 tinha 12 anos, sim senhor. Lembro-me, estava na Madeira a ver jogo com amigos e família. Quando o Éder marcou foi momento muito feliz. Estava no sofá com o meu pai e amigos, levantamo-nos e ficamos a festejar 4 ou 5 minutos um golo", atirou o jovem médio do Benfica.

20.11.2023
Jéssica Silva: «É um orgulho tremendo vermos que as miúdas já não olham para os rapazes e olham para nós»

Chamada ao palco para receber uma distinção coletiva juntamente com as companheiras de Seleção devido à participação histórica de Portugal no Mundial feminino de futebol, Jéssica Silva salientou a importância do futebol de formação, destacando as diferenças existentes entre rapazes e raparigas em tão tenra idade.

"A Formação é importantíssima. Comecei a jogar futebol com 14/15 anos e tenho noção que um rapaz com essa idade tem mais 10 anos de formação que uma rapariga. Nos tempos que correm, é brilhante ver miúdas com 5, 6, 7 anos a jogar futebol e o que mais gozo me dá, porque tenho a certeza que o futuro é brilhante. Temos aqui as nossas seleções de escalões inferiores a darem cartas e a jogarem contra grandes seleções. Naturalmente há muito caminho a percorrer, mas ponham os olhos nestas miúdas, porque o futuro é risonho", começou por dizer a avançada internacional portuguesa, mostrando-se orgulhosa por saber que é uma referência para as meninas que sonham um dia jogar futebol a nível profissional: "Antes olhava para os homens e rapazes, mas é um orgulho tremendo para nós, seleção e jogadoras a representarem os nossos clubes, verem que as miúdas já não olham para os rapazes e olham para nós, mulheres. Isso quer dizer que o caminho está a ser feito e vamos continuar a trabalhar para que isto ande mais depressa."

20.11.2023
Francisco Neto e o "grupo especial" de jogadoras: «Meninas corajosas que não viram a cara à luta»
FPF

Francisco Neto, selecionador nacional da equipa feminina de futebol, deixou vários elogios às suas jogadoras. "É um grupo especial. Meninas corajosas, que não viram a cara à luta. Se calhar muita gente não acreditava, mas elas conseguiram concretizar. Nitidamente esta é a geração que conseguiu concretizar as coisas. Nunca nos vamos esquecer daquelas que, com menos visibilidade, lutaram imenso para que o futebol  feminino continuasse. Esta concretizou e vamos trabalhar para que a próxima geração de meninas que ainda estão nos clubes tenham esta como referência e acreditem que não há impossíveis. Queremos ir mais vezes a Campeonatos da Europa e do Mundo", vincou, em declarações na gala Quinas de Ouro 2023.

20.11.2023
Dolores Silva: «É um enorme orgulho termos navegado por mares nunca antes navegados»
FPF

A internacional portuguesa Dolores Silva deixou uma mensagem à geração mais jovem e demonstrou um "enorme orgulho" por participar numa geração intitulada "As Navegadoras". "Sensação igual às jovens que estão aqui. Fomos intituladas de Navegadoras e é um enorme orgulho termos navegado por mares nunca antes navegados. Com trabalho e grande esforço da FPF, clubes, associações, têm acreditado no valor de mulheres no desporto e no futebol, neste caso. Falando para esta geração mais jovem, se continuarem a trabalhar e persistir, terem coragem e ousadia, se forem vocês próprios, vão conseguir realizar os vossos sonhos", disse a jogadora do Sp. Braga, no discurso durante a gala.

20.11.2023
Pepe: «Ganhar um título por Portugal foi o auge da minha carreira»
FPF

Apesar da enormíssima experiência, Pepe não conseguiu esconder o nervosismo quando foi chamado a subir ao palco para receber uma distinção relativa ao facto de recentemente se ter tornado o jogador mais velho de sempre a atuar e marcar na Liga dos Campeões.

"40 anos mas estou nervoso! É um pouco o que o Rúben e o Bernardo falaram: que sejam felizes e intensos em viver o vosso sonho. Assim ficam mais próximos e recetivos na vossa vida. Mais tarde ou mais cedo, o sonho vai vir e fazer-vos muito felizes."

Emoção por jogar a Champions

"É um sonho de todos os jogadores poder representar o seu país e poder jogar na Liga dos Campeões. Muito importante para nós jogadores, mas ganhar um título por Portugal foi o auge da minha carreira. Em 2016 e também em 2019 com a Liga das Nações. Mas 2016 marcou-me e ver tanta gente à nossa espera foi espetacular."

20.11.2023
Rúben Dias: «Sonho de miúdo? Ter uma oportunidade pelo clube de sonho e coração, como foi o meu caso, e ganhar uma Champions»
FPF

Rúben Dias deixou uma mensagem muito forte aos jovens que sonham um dia se tornarem jogadores e jogadoras de futebol. "Tal como o Bernardo disse, é um momento especial. A vida é feita de sonhos, que são a nossa maior motivação. Eu focaria-me na palavra persistência. O próprio Bernardo acabou por referir: é ver os anos a passar e questionar-me se algum dia ia ter uma oportunidade. Todos nós nas nossas vidas, enquanto jovens e adultos, em algum momento duvidamos e questionamo-nos se algum dia vamos mesmo alcançar o que queremos. Persistência e a própria consistência de acreditar no que fazemos e no nosso sonho acaba por ser o que nos alimenta. Seria esse o meu conselho
 
Pergunta dos miúdos: quais eram os vossos sonhos?
"Acaba por ser uma pergunta complexa, mas eram os mesmos de qualquer miúdo que começa a jogar futebol: ter um dia uma oportunidade pelo teu clube de sonho e coração, como foi o meu caso, e um dia ganhar uma Champions. Mas mais importante realçar o modo de vida, tudo o que está por trás. Aquilo que não se vê. É respirar futebol, ter a minha vida baseada na minha grande paixão."

20.11.2023
Bernardo Silva: «Referências? Tive bastantes, mas uma delas está aqui presente, o Rui Costa»
FPF

Bernardo Silva, juntamente com o companheiro de equipa Rúben Dias, foi esta segunda-feira distinguido na gala Quinas de Ouro 2023 pela conquista da Liga dos Campeões na última temporada. No discurso aos presentes no palco, o criativo dos citizens, o português mais bem posicionado na Bola de Ouro 2023 (9.º lugar), mostrou-se "muito feliz" pelo prémio recebido e não esqueceu uma das suas referências, Rui Costa, presidente do Benfica que marca presença na cerimónia.

"Boa noite, muito feliz por receber este prémio. Aos mais jovens, o conselho que dou sempre é para se divertirem. É a nossa paixão, quando joguem futebol, divirtam-se, aproveitem. É a forma de cumprirmos os nossos sonhos e assim é melhor. Referências? Tive bastantes. Uma delas, e nunca escondi, está presente aqui, foi o Rui Costa. Jogava na mesma posição que eu, mesmo clube, na seleção. Foi inspiração para mim, seguir os passos dele e atingir o meu sucesso", atirou o esquerdino do Manchester City.

20.11.2023
O momento em que Bernardo Silva e Inês Degener Tomaz chegaram à gala Quinas de Ouro
A carregar o vídeo ...
O momento em que Bernardo Silva e Inês Degener Tomaz chegaram à gala Quinas de Ouro
20.11.2023
Cerca de 500 crianças de várias associações marcam presença

Cerca de 500 crianças de várias associações marcam presença na gala Quinas de Ouro 2023.

20.11.2023
Zicky Té, Rúben Dias, Bernardo Silva, João Neves, Pepe muito aplaudidos

Zicky Té, Rúben Dias, Bernardo Silva, João Neves, Pepe muito aplaudidos à chegada.

20.11.2023
Rui Costa e Schmidt juntos antes do início da gala Quinas de Ouro 2023
A carregar o vídeo ...
Rui Costa e Schmidt juntos antes do início da gala Quinas de Ouro 2023
20.11.2023
Paulo Sérgio: «Temos de dar os parabéns ao trabalho das associações e clubes»

"Acima de tudo, temos de dar os parabéns ao trabalho das associações e clubes, para a evolução cada vez maior destes jovens jogadores. Se olharmos há 20 anos e vermos as condições que tínhamos... é completamente diferente. O crescimento é outro e isso é motivo de orgulho para nós. E acima de tudo, o incentivo para jovens gostarem da modalidade."

Dimas
"Esta gala é uma oportunidade grande para estarmos juntos."

Paulo Madeira
"Quando vimos para uma gala destas vêm sempre à memoria as vitória das vitórias e não me posso esquecer, que fui Campeão do Mundo em 1989. A FPF faz muito bem em homenagear os jovens e a quem no ano anterior ganha qualquer coisa. O futuro é brilhante. Temos uma seleção fantástica, jogadores fantásticos, obviamente que o povo português espera agora que no próximo Europeu façamos coisas muito boas."

João Tomás
"É legitimo acreditar na seleção principal. Estamos em condições de estar olhos nos olhos com outras grandes seleções. [Portugal] Tem um título europeu e acredito que está claramente posicionado no lote dos melhores e candidato firme ao próximo Europeu."

Abel Xavier
"Momento que mais me marcou foi entrar numa escola de formação muito bem conseguida, com excelentes valores. Na minha altura, a formação era acima de tudo uma formação de valores e os formadores tinham vocação direcionada para aquilo que era componente social dos jovens. E havia a componente de conquista. Lembro-me que, se não tivesse boas notas, não treinava. Hoje em dia, será fundamental haver um reajuste temporal em relação a estes valores. Nem todos conseguem lá chegar e temos de criar um espaço para que os jovens possam crescer da melhor maneira."

Beto
"Momento de reencontro de gerações, de muita gente que partilhou muitos momentos. E noite de reconhecimento. Parabéns à FPF pela organização de mais este evento e um orgulho estar aqui presente. Esta é a gala quase do futuro, a formação que vem aí, que continua a alimentar a seleção. Nas balizas tem sido um trabalho árduo e vem aí uma fornada de guarda-redes para representar os nossos clubes e a seleção."

20.11.2023
Kika Nazareth: «Referência no futebol feminino aos 21? É motivo para me deixar com um sorriso»

Kika Nazareth, avançada internacional portuguesa que marcou presença no Mundial feminino, mostrou-se contente por estar na gala Quinas de Ouro 2023 na companhia de mais colegas de equipa do Benfica, algo que não aconteceu no evento realizado no último ano.

"Não tenho sonhos, só depois das coisas começarem a acontecer começo a ter noção. As coisas têm acontecido naturalmente, o futebol feminino tem vindo a evoluir. Na última gala era a única representante do futebol feminino, pelo meu clube, mas agora somos muitas mais", começou por dizer a jogadora dos encarnados, assumindo que ser uma referência no futebol feminino é algo que a deixa "com um sorriso" no rosto. "É um bocadinho de alegria, nervosismo e responsabilidade. Não são só meninas, mas também meninos cujas referências já são mulheres. É estranhamente bom. Sou só uma miúda de 21 anos e já ser uma voz com presença importante neste mundo é motivo para me deixar com um sorriso, mas também com responsabilidade boa."

20.11.2023
Quaresma: «Esta geração tem muito mais oportunidades que a minha»

Ricardo Quaresma é uma das personalidades do futebol que marca hoje presença na gala Quinas de Ouro 2023. Em declarações à imprensa no Pavilhão do Rio do Centro de Congressos de Lisboa, o extremo considerou o golo à Croácia, nas meias-finais do Campeonato da Europa de 2016 - torneio que terminou com Portugal a levantar o troféu em França -, "foi o mais importante da carreira".

 "Esta geração tem muito mais oportunidades que a minha. Tanto os clubes como a seleção têm feito um trabalho fantástico", disse, antes de falar sobre o golo aos croatas, que carimbou o passaporte de Portugal para a final: "Tenho muitas opções desde os sub-15 à equipa principal. Se calhar aquele golo à Croácia foi o mais importante da carreira."

20.11.2023
Dolores Silva: «No passado foram outras que nos inspiraram, hoje somos nós»

Dolores Silva, internacional portuguesa que marcou presença no Mundial feminino, falou aos jornalistas na chegada ao evento. "No passado foram outras que nos inspiraram, hoje somos nós. É bom ver que há jovens com muito talento, que estão já a trabalhar connosco, sinal que estão a evoluir", atirou a médio de 32 anos do Sp. Braga.

A jogadora diz estar confiante de que "Portugal vai conquistar muitas coisas". "Acima de tudo gosto que toda a gente se sinta bem e integrada, pois só assim vamos conseguir tirar o melhor de nós. Talento está muito e tenho a certeza que Portugal vai conquistar muitas coisas", terminou.

20.11.2023
Éder e a conquista do Euro'2016: «É um momento muito especial para todos os portugueses e enche-me de orgulho»
FPF

Éder, autor do golo que deu a vitória a Portugal na final do Europeu de 2016, em França, não escondeu o "orgulho" que sente por estar na história do futebol nacional.

"É um momento muito especial para todos os portugueses e enche-me de orgulho. Estar aqui traz isso à memória, numa gala da FPF", começou por dizer o antigo avançado da Seleção Nacional, continuando: "Para quem está a começar aconselho que aproveitem ao máximo, pois isto passa rápido. Que liguem pouco aos que os outros dizem, às críticas, e se foquem no que podem controlar. E sonhem muito."

20.11.2023
Aurélio Pereira e o 'bichinho' de caçar talentos: «Se vir 10 miúdos a jogar na rua, tenho de parar o carro. É um vício»

Aurélio Pereira assumiu, em declarações ao Canal 11, que continua com o 'bichinho' de caçar talentos no futebol. "Se vir 10 miúdos a jogar na rua, tenho de parar o carro. É um vício", atirou o 'Senhor Formação'.

"Houve uma evolução fantástica na formação e associo-me ao trabalho da FPF com muito orgulho. Sem dúvida que muitos jogadores que passaram sobretudo no meu clube, o Sporting, é um prazer enorme reencontrar alguns que vão estar aqui. É muito importante para mim", acrescentou.

20.11.2023
Roberto Martínez: «Formação em Portugal está ao mesmo nível de França e Espanha»

Roberto Martínez, selecionado nacional de Portugal, prestou declarações ao Canal 11 antes do início da gala Quinas de Ouro 2023.

 "Somos todos importantes na Seleção. A rivalidade no futebol português é muito importante e dá oportunidade de formar jogadores de qualidade incrível. Foi essencial para crescer e importante poder ganhar de forma consistente", atirou o treinador.

E prosseguiu: "Olho a formação com orgulho. Tem um nível incrível, formar jogadores como temos agora nas ligas mais importantes do futebol mundial é uma demonstração que formação está a trabalhar muito bem. Temos um país de 10 milhões de pessoas, mas a formação está ao mesmo nível de França e Espanha. Mostra do bom trabalho dos treinadores e da estrutura, pois ter uma equipa sub-19, outra sub-23 e as equipas B estão a trabalhar muito bem. Hoje precisamos de trabalhar isso. A chave do futuro é a formação e ele é muito bom."

20.11.2023
Nuno Dias: «Cada vez que alguém é reconhecido é sinal que as coisas estão a ser bem feitas»

As declarações de Nuno Dias, treinador da equipa masculina de futsal do Sporting, à margem da gala Quinas de Ouro 2023.

"O nosso trabalho é ajudar os jogadores a evoluir e a serem melhores. Temos conseguido dar essas oportunidades, colocando jovens a jogar na equipa principal, onde os não tão jovens ajudam também na sua integração. Cada vez que alguém é reconhecido, seja em que situação for, é sinal que as coisas estão a ser bem feitas e são reconhecidas. E acredito que eles também estão gratos a todos os que os ajudaram a chegar a este patamar", disse o técnico leonino.

20.11.2023
Toni: «Hoje há muita mulher, rapariga e menina a praticar, sinal que aquilo que era tabu há uns anos atrás deixou de o ser»

"A formação tem sido um fator determinante para Portugal ter presenças contínuas, neste século, em Mundiais e Europeus. As associações têm feito um trabalho notável. Só vemos o produto final, mas há todo um trabalho de base. Dentro do projeto 20-30 da FPF está o aumento de praticantes, atingir os 450 mil com 75% de homens e 25% do setor feminino, que tem tido um incremento espectacular. Hoje há muita mulher, rapariga e menina a praticar, sinal que aquilo que era tabu há uns anos atrás deixou de o ser. O mundo mudou, a sociedade evoluiu."

20.11.2023
Jorge Braz: «A formação tem sido uma preocupação muito clara desde o início»

Jorge Braz, selecionador nacional da equipa portuguesa de futsal, falou aos jornalistas à chegada da gala Quinas de Ouro 2023.

"A formação tem sido uma preocupação muito clara desde o início: qualificar o processo desde as bases. Olhar para alguns deles, que já nos 'chateiam' hoje na seleção A, mas também a preocupação dos clubes, associações distritais, tudo isto interligado. A excelência começa na base. Temos tido bons exemplos nos últimos anos", começou por dizer, e continuou: "Digo sempre que as principais medalhas que vamos guardando são as pequenas influências que vamos tendo no que eles (jogadores) são hoje. Jogadores de excelência da seleção nacional, que muito têm contribuído para o desporto português. Olhar para esse processo, onde podemos ajudar, são as principais medalhas e o maior orgulho que podemos ter."

20.11.2023
Francisco Neto: «Queremos despertar emoções a meninas que no futuro também queiram viver estes grandes momentos»

Grande noite para o futebol feminino?
"É uma homenagem. Acima de tudo, é um momento de partilha, de algo que de bom vivemos e que seja também mais um momento onde nós queremos despertar mais emoções a meninas que no futuro queiram também depois viver estes grandes momentos que esta geração teve a felicidade e a competência para viver."

Há sonhar para ir mais além?
"Sem dúvida. Em 2017, quando nos apurámos pela primeira vez para uma fase final tínhamos essa ambição: sermos consistentes nas presenças. Como é lógico, a partir do momento em que somos consistentes nas presenças, podemos lutar por algo mais. A verdade é que no último Campeonato da Europa chegámos ao último jogo a depender só de nós para lá chegar. Neste Campeonato do Mundo estivemos a alguns centímetros de poder passar à fase seguinte e eu acredito que com a competência do que se está a fazer na formação, nos clubes, nas Associações e na formação da FPF, o futuro vai nos permitir lutar por esses sonhos maiores nas competições."

Última oportunidade para respirar fundo, aproveitar o momento e quinta-feira voltar ao trabalho sério?
"Há jogo quarta-feira do Benfica, houve jogo este fim de semana. Nestas dinâmicas competitivas é sempre difícil respirar, mas sem dúvida que hoje vamos procurar desfrutar desta noite, homenagear as jogadoras que vão estar presentes, aquelas que não poderão estar mas que estarão em casa a desfrutar do momento, que também é delas. Depois, quinta-feira grande responsabilidade para mais uma grande decisão."

20.11.2023
Frederico Varandas também já marca presença na cerimónia
Paulo Calado

Frederico Varandas, presidente do Sporting, também já marca presença na cerimónia, e apresentou-se na companhia da mulher.

20.11.2023
Francisco Neto já chegou à gala Quinas de Ouro 2023

Francisco Neto, selecionador nacional da equipa feminina de futebol, já se encontra no Pavilhão do Rio do Centro de Congressos de Lisboa.

20.11.2023
Vão chegando os primeiros convidados
A carregar o vídeo ...
Vão chegando os primeiros convidados
20.11.2023
Éder, herói do Europeu de 2016, vai receber o estatuto de Embaixador FPF
EPA

Segundo a nota da FPF, também Éder, autor do golo que deu a vitória a Portugal na final do Euro'2016, em França, irá receber esta segunda-feira, pelas mãos de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, o estatuto de Embaixador FPF.

De sublinhar ainda que as equipas campeãs nacionais "nas diferentes provas" e os atletas em primeira internacionalização AA serão também distinguidos esta tarde. Sobre este último, de recordar que José Sá, João Mário, Toti Gomes e João Neves foram, a título de exemplo, os mais recentes jogadores a fazerem a estreia pela equipa principal de Portugal.

20.11.2023
Bê Martins alvo de destaque na Quinas de Ouro 2023
Jose Manuel Alvarez/Beach Soccer World Wide

Recentemente eleito o melhor jogador do mundo de futebol de praia, Bê Martins também será distinguido esta tarde.

20.11.2023
Campeões europeus sub-19 de futsal alvo de homenagem
UEFA

Para além dos campeões europeus de futebol e da distinção às Navegadoras, também os campeões europeus sub-19 de futsal também serão alvo de homenagem esta tarde na gala Quinas de Ouro 2023.

Recorde-se que a seleção portuguesa conquistou o tão desejado título europeu no passado dia 10 de setembro, depois de derrotar a Espanha, por 6-2, na final disputada na Croácia, num jogo em que esteve a perder por 2-0.

Os nomes dos campeões europeus: Guilherme Cintra, Bruno Maior, Diogo Silva, Lúcio Rocha, Diogo Carrera, Duarte Correia, Rúben Carrilho, Tiago Macedo, Tomás Colaço, Pedro Marques, Ricardo Marques, Afonso Serra, Pedro Santos, Andriy Dzyalochynskyy o e ainda o Treinador Nacional José Luís Mendes.

20.11.2023
Seleção feminina distinguida pela participação no Mundial de futebol
Getty Images

Outro dos momentos de grande destaque será ainda a homenagem à Seleção portuguesa feminina de futebol pela primeira participação de sempre de Portugal no Campeonato do Mundo, que decorreu entre 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia.

Eis os nomes de todos os principais intervenientes: Francisco Neto (selecionador), Patrícia Morais, Rute Costa, Inês Pereira, Carole Costa, Sílvia Rebelo, Diana Gomes, Ana Seiça, Catarina Amado, Lúcia Alves, Dolores Silva, Fátima Pinto, Tatiana Pinto, Andreia Jacinto, Andreia Norton, Kika Nazareth, Ana Rute, Ana Borges, Ana Capeta, Carolina Mendes, Maria Alagoa, Telma Encarnação, Alícia Correia, Jéssica Silva e Diana Silva.

20.11.2023
Rúben Dias, Bernardo Silva e Pepe também terão direito a homenagem esta tarde
Reuters

Campeões europeus de clubes na última temporada, quando conquistaram a Liga dos Campeões pelo Manchester City, os internacionais portugueses Rúben Dias e Bernardo Silva serão hoje distinguidos na gala Quinas de Ouro 2023 pelo feito alcançado em 2022/23.

Pepe, que recentemente se tornou o jogador mais velho a jogar e a marcar na Champions League pelo FC Porto, também será alvo de homenagem.

20.11.2023
Gala Quinas de Ouro 2023 decorre hoje

É esta segunda-feira que decorre a gala Quinas de Ouro 2023. A cerimónia tem início às 18h30 e terá lugar no Pavilhão do Rio do Centro de Congressos de Lisboa. A gala de hoje será, sobretudo, dedicada ao futebol de formação e às "Associações Distritais de futebol, clubes, rapazes e raparigas", como dá conta a nota avançada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no sítio oficial da Internet.

Por Record
1
Deixe o seu comentário

Momentos Chave

Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Futebol Nacional

Notícias

Notícias Mais Vistas