Pedro Proença: «Nunca como hoje foi tão evidente a capacidade de todos estarem unidos em prol futebol profissional»
Pedro Proença discursa na inauguração
"O nosso maior desafio foi aproximar o futebol da comunidade. Este espaço é mais do que um edifício, é um cruzamento do passado, do presente e do futuro. É um espaço com um conceito que se baseia na criação e potenciação da marca Liga Portugal, com um plano de projeção que se define em duas grandes dimensão: a primeira a da expansão da marca a nível nacional, e depois a nível internacional, que acompanhará a centralização dos direitos audiovisuais.
Ao longo destes 46 anos, muitos serviram a Liga Portugal, numa história de dedicação que merece ser honrado. É um orgulho chegar aqui hoje e ter aqui alguns dos que fizeram parte desta história, como o Major Valentim Loureiro.
Cumprimos um projeto de recuperação, consolidação e afirmação da marca Liga Portugal. Estamos no período áureo da nossa história e que nos deixa mais preparados para o futuro. Este projeto representa um novo modelo de gestão para o futebol profissional. Tanto foi feito. Recuperação financeira, início do processo de centralização de direitos audiovisuais, aumento de assistências nos estádios, criação do Thinking Football Summit, da Liga Portugal Business School.
Hoje anunciamos que estamos na nova casa do futebol profissional. É um ponto de partida para um sector que quer continuar a crescer. Para isso, é cimentar união e diálogo entre clubes. Nunca como hoje foi tão evidente a capacidade de todos estarem unidos em prol futebol profissional. Mais do que nunca entendem que é mais o que os une do que os separa. Esta Arena é o símbolo da união do que temos feito nestes últimos 10 anos, é a marca do que fizemos na Liga. Este novo Mundo que hoje inauguramos traz consigo o melhor do edifício da Constituição: as pessoas. Obrigado a todos.
Por fim, não podia deixar de dar uma palavra de agradecimento ao Dr. Rui Moreira, presidente da CM Porto, que, desde a primeira hora, acreditou neste nosso projeto.
Não sei o que o futuro me reserva, o que o futuro nos reserva, mas sou um homem realizado por tudo o que temos feito pelo futebol português. Sei que, aconteça o que acontecer, continuaremos juntos. Juntos não temos limites. Bem-vindos à nova Arena, à Arena que nos une. Aconteça o que acontecer, nada nos fará separar".