Termina o sorteio das competições profissionais
Está concluído o Kick-Off da Liga Portugal 2025/26. Recorde, acima, os calendários completos da 1.ª e 2.ª Ligas, bem como os jogos mais importantes da nova temporada desportiva que se avizinha.
O evento realizou-se esta sexta-feira, na Arena Liga Portugal, no Porto
Está concluído o Kick-Off da Liga Portugal 2025/26. Recorde, acima, os calendários completos da 1.ª e 2.ª Ligas, bem como os jogos mais importantes da nova temporada desportiva que se avizinha.
Pelo Sporting esteve Margarida Ferreira Dias, administradora. Do Benfica esteve Sílvio Cervan, vice-presidente. Já Tiago Madureira (vice) e Henrique Monteiro (gestor executivo) representaram o FC Porto no evento. O Sp. Braga, por seu lado, fez-se representar pelo presidente António Salvador.
Sílvio Cervan, vice-presidente do Benfica, representou o clube da Luz no sorteio do calendário da Liga Portugal Betclic 2025/26. No final, o dirigente dos encarnados comentou o calendário do clube da Luz e ainda deixou duras críticas à data da Supertaça Cândido de Oliveira, que está agendada para dia 31 de julho, frente ao Sporting.
"O Benfica entra com a ambição de ser campeão, com respeito pelos nossos adversários. O Benfica é a equipa que tem como prémio ter menos férias para os seus jogadores e de preparar a Supertaça. Querem fazer quadros competitivos capazes, mas depois é assim que trabalham e tratam os que melhor fazem pelo futebol português. Competência não é falar, é saber agendar e saber programar. O Benfica lamenta que seja assim, que seja no dia 31, mas vai lá estar para tentar ganhar", começou por dizer o vice-presidente do Benfica, em declarações à Sport TV.
"Campeonato? Acabaremos com o Estoril, num emblemático estádio, onde queremos festejar o 39.º".
PRIMEIRA VOLTA
1.ª jornada (10 de agosto)
FC Porto-Vitória SC
4.ª jornada (31 de agosto)
Sporting-FC Porto
6.ª jornada (21 de setembro)
Vitória SC-Sp. Braga
8.ª jornada (5 de outubro)
FC Porto-Benfica
Sporting-Sp. Braga
10.ª jornada (2 de novembro)
FC Porto-Sp. Braga
13.ª jornada (7 de dezembro)
Benfica-Sporting
16.ª jornada (28 de dezembro)
Sp. Braga-Benfica
SEGUNDA VOLTA
18.ª jornada (18 de janeiro de 2026)
Vitória SC-FC Porto
21.ª jornada (8 de fevereiro)
FC Porto-Sporting
23.ª jornada (22 de fevereiro)
Sp. Braga-Vitória SC
25.ª jornada (8 de março)
Benfica-FC Porto
Sp. Braga-Sporting
27.ª jornada (22 de março)
Sp. Braga-FC Porto
30.ª jornada (19 de abril)
Sporting-Benfica
33.ª jornada (10 de maio)
Benfica-Sp. Braga
Sporting: V. Guimarães (C), Rio Ave (F), Gil Vicente (C)
FC Porto: Alverca (C), AVS SAD (F), Santa Clara (C)
Benfica: Famalicão (F), Sp. Braga (C), Estoril (F)
1.ª jornada
Casa Pia-Sporting
Sp. Braga-Tondela
Benfica-Rio Ave
Arouca-AVS
Estoril-Estrela
Moreirense-Alverca
Nacional-Gil Vicente
Famalicão-Santa Clara
Fc Porto-Vitória SC
2.ª jornada
AVS-Casa Pia
Alverca-Sp. Braga
Gil Vicente-FC Porto
Santa Clara-Moreirense
Rio Ave-Nacional
Vitória SC-Estoril
Sporting-Arouca
Tondela-Famalicão
Estrela-Benfica
3.ª jornada
Nacional-Sporting
Arouca-Rio Ave
Famalicão-Gil Vicente
Benfica-Tondela
Sp. Braga-AVS
FC Porto-Casa Pia
Estrela-Alverca
Estoril-Santa Clara
Moreirense-Vitória SC
O Lusitânia de Lourosa, estreante nos campeonatos profissionais, vai arrancar a 2.ª Liga em casa do Marítimo. O Sporting B, recém-promovido também, visita o Torreense na abertura da Liga Portugal 2 Meu Super. Já o Farense, despromovido da Liga Betclic, começa fora de casa, diante da UD Oliveirense, convidada para a competição após a exclusão do Boavista.
Datas
Meia-final 1: 6 de janeiro
Meia-final 2: 7 de janeiro
Final: 10 de janeiro
Quartos de final
Sporting-Alverca
Benfica-Tondela
FC Porto-Vitória SC
Sp. Braga-Santa Clara
Meias-finais
Vencedor do Sporting-Alverca vs. Vencedor do FC Porto-Vitória SC
Vencedor do Benfica-Tondela vs. Vencedor do Sp. Braga-Santa Clara
Grupo A
FC Porto
Vitória SC
Vencedor do Grupo C da Fase pré-eliminatória
Grupo B
Benfica
2.º melhor classificado da Fase pré-eliminatória
Vencedor do Grupo B da Fase pré-eliminatória
Grupo C
Sporting
Sp. Braga
Vencedor do Grupo A da Fase pré-eliminatória
Nota: Jogos serão anunciados em breve.
Grupo A
Casa Pia
Leixões
Gil Vicente
Grupo B
Académico de Viseu
Arouca
U. Leiria
Grupo C
Torreense
Farense
Estrela da Amadora
Antunes, que terminou a carreira no final da última época, ao serviço do P. Ferreira, presta tributo a Diogo Jota e André Silva.
"Eu não tive a oportunidade de privar muito com o Jota, conheci, mas não passámos muito tempo juntos, não jogámos juntos, mas tínhamos muita coisa em comum, desde o nome das nossas mulheres, a mulher dele chama-se Rute, a minha também, temos um clube em comum muito importante para os dois, que é o Paços de Ferreira, sei que o Jota era um seguidor muito atento do Paços, mesmo após a sua saída acompanhava o clube de maneira afincada e era um miúdo - digo miúdo porque era 10 anos mais novo que eu - muito humilde, muito natural por aquilo que eu conhecia dele. Chegou onde chegou pelo trabalho dedicado que teve dentro de campo e fora dele também.
Sei que era um pai muito presente e um homem de família e deixa uma marca enorme em todos nós que gostamos de futebol e em todas as pessoas. Ou seja, é um dia muito complicado para todos. Estamos aqui a celebrar os calendários do campeonato. Mas é óbvio que não dá para passar indiferente àquilo que aconteceu ao Diogo Jota, porque é uma pena, porque tinha uma vida pela frente, uma carreira ainda brilhante pela frente.
Já tinha sido até aqui e realmente não tenho muitas palavras que possa dizer neste momento a não ser passar todo o meu carinho à família, porque vão precisar, porque são momentos muito complicados. Eu passei pelo mesmo há bem pouco tempo, a perda do meu pai, por isso toda a minha força vai direcionada à família, porque são os que realmente sofrem com isto tudo."
Foi Maniche, antigo médio internacional português, a sortear a chave. Dentro de instantes será conhecido o calendário dos campeonatos profissionais.
Todo o auditório de pé num aplauso coletivo em tributo aos irmãos Diogo Jota e André Silva.
Eis os novos embaixadores da Liga Portugal: Afonso Figueiredo, Meyong, André André, Antunes, Carlitos, Flávio Meireles, Mário Jardel, Joao Tomás, Jorge Cadete, Ljubomir Fejsa, Nuno André Coelho, Pedro Mendes e Rúben Micael. Juntam-se a outros rostos que transitam de épocas anteriores: Alan, Beto Pimparel, Edinho, Helton, Jorge Andrade, Kleber, Maniche, Marco Caneira, Nuno Valente e muitos outros que não puderam estar presentes.
Cerimónias mais comedidas na sequência da tragédia que vitimou Diogo Jota e André Silva, com a Liga Portugal a, por exemplo, não realizar a habitual entrega de prémios respetivos à temporada passada na cerimónia. Foi apenas feita fotografia dos premiados, que muito em breve serão divulgados publicamente.
Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, falou em exclusivo à Sport TV após o discurso de abertura. O dirigente falou sobre as mortes de Diogo Jota e André Silva, explicou o porquê de não ter adiado a data do Kick-Off 2025/26 e ainda abordou as condicionantes do sorteio de hoje.
Liga preparou uma cerimónia em grande, mas tudo teve de ser alterado, pelo menos a questão mais festiva e animada...
"Infelizmente, é verdade. Tínhamos este evento marcado há já várias semanas, decidimos mantê-lo por não ser fácil de juntar a família do futebol para homenagear o Diogo Jota e o André Silva. Tirámos a música, tudo o que tínhamos de eventos festivos. A nossa solidariedade para a família, os amigos e todos aqueles que de perto viveram e cresceram com o Diogo Jota e André Silva. Que haja força para os familiares consigam olhar para a frente e honrar a memória deles. Este Kick-Off fica marcado por isso. Acredito que eles estão connosco. Que os colegas possam dar exemplo aos adeptos, tal como eles fizeram ao longo das suas carreiras que, infelizmente, foram curtas. O mínimo que a Liga pode fazer é honrar a memória e o legado que os dois nos deixaram."
A Liga está a pensar em eventualmente homenagear de forma oficial o Diogo Jota e o André Silva durante a próxima temporada?
"Tudo o que se possa fazer é pouco. Tantos meninos e meninas inspiraram. Este momento foi marcante, sem sentido, todas as pessoas disseram que fizemos bem em manter o evento para homenagear os atletas. A Liga quer marcar o momento e que isto também sirva para que possamos todos pensar para que estas situações aconteçam. Foi um acidente e pode acontecer. Principalmente, queremos honrar as memórias e os bons exemplos de Diogo Jota e André Silva. Vamos certamente fazer algo mais que possa reconhecer estes dois seres humanos."
As condicionantes do sorteio
"O que importante é que todas as condicionantes são do conhecimento das sociedades desportivas. E é unânime entre todas que devamos proteger quem tem participação nas competições internacionais. Quando se protege as equipas que têm um bom desempenho fora de Portugal, estamos a proteger todas as equipas portuguesas. Que este seja um pontapé de saída para uma temporada emocionante. É o que desejamos."
João Tomás, embaixador da Liga Portugal, também comentou a tragédia que envolveu Diogo Jota e o irmão André Silva.
"O que eu conhecia do Jota é o que todos nós conhecemos, não tive oportunidade de privar. Uma pessoa muito íntegra, tal como o André, esse sim tive oportunidade de conhecer e ver jogar aqui em Portugal. Tudo o que possamos dizer neste momento é uma nulidade para o caso."
Como acha que o plantel do Penafiel reage?
"Mais uma vez, não consigo imaginar o que há de ser uma situação desta dimensão. Felizmente, nunca passei por isto. Mas interpretando as palavras do Salah, que disse que pela primeira vez terá medo de voltar a Liverpool... não tenho noção da dimensão que esta tragédia possa ter para a família, para os colegas... É demasiado fresco para tirarmos ilações ou quer que seja."
Mário Jardel é um dos novos embaixadores da Liga Portugal para 2025/26. Em declarações à Sport TV, o antigo futebolista mostrou-se contente por estar novamente associado ao campeonato português, mas não deixou de sublinhar a tristeza que sente pelas trágicas mortes de Diogo Jota e André Silva.
"Momento doloroso com a despedida do André e do Diogo. Luto no mundo. Deixo os meus sentimentos à família. Não tenho palavras estar a imaginar a dor que a família e os amigos mais próximos estão a sentir neste momento. O Diogo era um jogador que era um exemplo dentro e fora do campo. Estou mesmo muito triste. A cerimónia podia ser diferente. Ficou triste. Mas a vida segue. Como embaixador da Liga, espero poder ajudar e estar junto desta equipa e fazer o golo. A liga portuguesa deu-me muito."
O que podem fazer os árbitros e os dirigentes?
"Vão haver várias homenagens no mundo todo. De certeza que a Federação e a Liga vão fazer homenagens ao legado que os dois deixaram no futebol. Há o silêncio e tristeza, nota-se, mas a vida continua. Isto faz-nos refletir que a vida passa rápido. Nunca sabemos o dia de amanhã. Há que ter sabedoria para viver junto da nossa família. O Diogo deixou o seu legado. O mundo está triste e eu sinto muito pela família, sou sentimental e emotivo, mas estou feliz por ser embaixador da Liga Portuguesa e fazer alguns trabalhos sociais. Estou muito feliz por fazer esse golo fora de campo."
O Gondomar e o Padroense, clubes por onde passaram os irmãos Diogo Jota e André Silva, foram convidados a estar presentes na cerimónia do Kick-Off da Liga Portugal 2025/26.
Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, deu o pontapé de saída no Kick-Off da Liga 2025/26, evento que se realiza hoje na Arena Liga Portugal e onde decorrerá o sorteio dos calendários da 1.ª e da 2.ª Liga portuguesa. No discurso durante a cerimónia de apresentação dos novos embaixadores, o dirigente homenageou os irmãos Diogo Jota e André Silva, que morreram no início da madrugada de quinta-feira na sequência de um acidente de viação, e no final pediu para não ser aplaudido pelos presentes.
O sorteio dos campeonatos começará pelas 19h30.
A Liga Portugal realiza hoje a cerimónia de sorteio dos campeonatos profissionais da nova época. E, como de costume, há várias condicionantes para essa formalidade.
Uma delas indica que, entre as jornadas 1 e 4 da Liga Betclic, as equipas que jogam as qualificações das provas europeias não podem: jogar contra clubes das ilhas; defrontar-se entre si; enfrentar as cinco equipas com melhor média nas últimas três épocas (Benfica, FC Porto, Sporting, Sp. Braga e Vitória). Ora, apenas os dois rivais do Minho estarão nas qualificações, pois os três grandes entram diretamente, o mesmo é dizer que poderá haver clássicos nas primeiras jornadas.
Mantém-se o princípio de que as parelhas Sporting/Benfica, FC Porto/Boavista, Sp. Braga/V. Guimarães e AVS SAD/Moreirense não podem atuar em casa na mesma jornada. Tal como há um ano, a Liga também quer evitar sobreposição de jogos de risco elevado na mesma região e na mesma jornada - por exemplo, se o Sporting receber o FC Porto, o Benfica não pode visitar o E. Amadora ou Estoril, com a mesma lógica a aplicar-se quando Sp. Braga ou Vitória receber um dos três grandes. Nas 6ª, 7ª, 9ª, 10ª, 14ª, 19ª, 22ª, 25ª, 29ª e 32ª rondas, os clubes da Champions não poderão defrontar nenhum clube que atue na Liga Europa ou Conferência.
O Kick Off da Liga Portugal realiza-se esta sexta-feira, a partir das 17 horas, na Arena Liga Portugal. O evento da Liga Portugal que, como já é tradição, marca o arranque da próxima temporada, receberá na nova sede do organismo algumas das principais figuras do futebol nacional, sendo que o prato forte é, como sempre, o sorteio do calendário da Liga Portugal Betclic e da Liga Portugal Meu Super.
O evento vai também receber o sorteio do Liga Portugal Legends, que vai para a sua 3.ª edição e cuja realização está prevista para a Praia da Nazaré, entre os dias 25 e 27 de julho; o anúncio da grelha competitiva; assim como o local que irá receber a próxima edição da Allianz Cup.
Empresário pretende ter a colaboração de "startups, universidades e empresas tecnológicas"
Central recorda golo crucial frente ao Gil Vicente na temporada passada
Extremo está a dar nas vistas no Mundial-20, no Chile, admitindo estar feliz e confiante para a final com Marrocos
Sentimento de supresa e perda dominou o balneário do Sporting
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo