Tiago Fernandes: «Primeiro jogo em casa é sempre positivo, para nós e para os nossos adeptos»
Tiago Fernandes, treinador do Torreense que hoje esteve presente no sorteio da Liga para assistir, para além do calendário da formação de Torres Vedras para 2024/25, à homenagem feita ao pai Manuel Fernandes, assumiu estar satisfeito por arrancar a temporada com um jogo em casa: "Primeiro jogo em casa é sempre positivo, para nós e para os nossos adeptos. O nosso objetivo é alcançar a permanência o mais rápido possível, se possível com um futebol atractivo. Equipa é nova, mas vamos com a ambição de disputar cada jogo", disse.
Paulo Calado
21:2407.07.2024
Rui Alves: «Calendário muito bom para o Nacional neste regresso»
Rui Alves, presidente Nacional, também se mostrou muito satisfeito com o sorteio da Liga Betclic 2024/25.
"Calendário muito bom para o Nacional neste regresso, bom porque os jogos com os grandes de Portugal fazem-se de forma espaçada, o que é muito bom para nós", disse o dirigente dos nacionalistas.
Estreia contra o AVS
"Neste momento é prematuro estar a dizer que é melhor ou pior, até porque só um pouco mais para frente podemos ver como os plantéis estão a ser formados. Se se cumprir a tradição, teremos 3 pontos no final da 1.ª jornada."
Objetivo do Nacional para a nova época
"O nosso grande objetivo é consolidar o Nacional na Liga Betclic. Queremos que isto seja o início de qualquer coisa de estabilidade. É um desafio enorme."
Título de campeão ainda é tema de discussão
"Neste momento há um recurso no tribunal administrativo para que se faça justiça. Dar o título de campeão ao Nacional. Não me importa o tempo que vai demorar, mas não tenho qualquer dúvida que esse título pertence-nos", terminou.
Paulo Lopo: «O nosso investimento é superior ao da época passada»
Paulo Lopo, presidente do Estrela da Amadora, reagiu ao sorteio da Liga Betclic 2024/25 afirmando que o clube da Amadora terá mais meios para encarar a nova época.
"O nosso investimento é superior ao da época passada. Temos praticamente garantidas oito vendas que nos dão algum oxigénio para encarar a próxima época com uma equipa com mais talento. O Estrela ainda está a reerguer-se e o equilíbrio financeiro é uma prioridade neste momento porque não pertencemos a nenhum grupo e os nossos capitais são próprios, pelo que as nossas escolhas são cruciais", disse o líder dos tricolores.
Liga Portugal
Pub
21:1907.07.2024
José Mota satisfeito com sorteio: «O nosso objetivo era começar a época no S. Luís... e conseguimos»
José Mota, treinador do Farense, mostrou-se satisfeito com o sorteio da Liga Betclic 2024/25 e aquilo que o mesmo significou em termos de calendário para os algarvios.
"O nosso objetivo era começar a época no S. Luís. Sei que não há adversários fáceis, mas o objetivo era começar em casa e conseguimos. Outro aspeto positivo é jogar com o Sporting e o Benfica no Algarve na primeira volta, sendo que vamos ao Dragão na 5ª jornada. Dentro do que idealizava é um sorteio que me agrada. Certamente será uma época muito competitiva e todos vão melhorar as suas qualidades.
E continuou: "Vamos fazer tudo para melhorar o nosso desempenho, porque temos competência para tal e porque os nossos jogadores também pretendem ter mais protagonismo. A exigência sobre o Farense será maior, mas os adeptos podem contar com a nossa entrega. Queremos ser protagonistas pela positiva", assumindo que terminar a época em casa "é sempre uma ajuda": "Terminar em casa também é sempre uma ajuda, mas não queremos que o nosso cenário seja de dificuldade."
Ricardo Nascimento
20:3607.07.2024
Liga Betclic 2024/25: Os jogos entre grandes
Para que não lhe falte nada, deixamos aqui todos os jogos entre Sporting, Benfica e FC Porto no campeonato em 2024/25:
O sorteio das ligas profissionais vai arrancar agora!
Pub
19:5907.07.2024
Ukra e o primeiro dia de trabalhos do Rio Ave: «Não me apresentei, mas passou-me pela cabeça!»
Primeiro mês sem jogar
"Tem sido difícil porque felizmente tenho tido muitos trabalhos para fazer. Vou fazendo sempre o meu treino matinal para manter a forma física. Nas redes sociais e na TV vou vendo os meus antigos companheiros e dá-me uma certa nostalgia. Não me apresentei, mas passou-me pela cabeça. Quando a bola começar a rolar, certamente que vou sentir saudades, mas é a vida. Sinto que aproveitei aquilo que tive do futebol. Olho para trás, para a minha carreira, e olho com muito orgulho."
O novo papel de Embaixador da Liga
"Pela forma positiva como estive no futebol, como jogador e como Homem, acho que vai de encontro com os valores que a Liga tenta transmitir aos jovens. Enquanto Embaixadores, será certamente algo que tentaremos passar. Todos aqueles que estão dentro e fora das quatro linhas têm o dever de passar esses valores. Se passarmos os valores da lealdade e do respeito, o futebol certamente sairá melhor. Eu estou aqui para isso mesmo."
19:5807.07.2024
Mais prémios relativos à 2.ª Liga da época passada
O Marítimo bisou nos prémios da temporada passada da 2.ª Liga, ao vencer os galardões referentes ao Prémio Estádio e Prémio Assistências. No primeiro, os insultares acabaram com uma média de 4,55 pontos (de 0 a 5), ao passo que nas assistências terminou com um total de 7.320 adeptos, um registo superior a 12 clubes da Liga Portugal Betclic.
Já o Torreense foi o vencedor do prémio 'O Futebol #NãoPara', entregue à equipa com maior percentagem de tempo útil de jogo. No caso foram 55,82%, com uma média de 55,19 minutos de tempo útil de jogo em cada partida.
Conhecido o emparelhamento da Allianz Cup 2024/25, que terá um novo formato.
Os vencedores do Sporting-Nacional e do FC Porto-Moreirense vão disputar a primeira meia-final da competição, que decorrerá de 4 a 11 de janeiro de 2025, novamente em Leiria. Já do outro lado do emparelhamento os vencedores do Benfica-Santa Clara e do Sp. Braga-V. Guimarães irão disputar a segunda meia-final da prova.
A final, essa, será disputada a 11 de janeiro.
Frame: Sport TV
Pub
19:4707.07.2024
É momento de as Taças de campeão subirem ao palco da Gala Kick-Off
19:4507.07.2024
Equipa principal do Benfica vence 3 prémios
Para lá da equipa B, também a formação principal do Benfica foi distinguida no âmbito da Gala Kick-Off. No caso com o "Prémio Assistências" (para o clube com maior percentagem de ocupação do estádio no decurso da época passada), "Prémio Estádio" (relativamente à avaliação realizada ao longo de toda a época) e "Prémio O Futebol #NAOPARA" (equipa com maior percentagem de tempo útil nos 34 encontros do campeonato).
Em termos de assistências, o Benfica contabilizou um total de 956 219 adeptos, que equivale a 87,51% de ocupação do estádio. Já quanto ao estádio, a avaliação atribuiu uma nota de 4,96, numa escala de zero a cinco. Por fim, relativamente à percentagem de tempo útil, no caso dos encarnados foi de 58,45%.
O Benfica B foi distinguido com dois prémios no âmbito da Gala Kick Off. No caso o Prémio Neno e Prémio Relvado do Ano, ambos referentes à temporada passada.
O primeiro, relativo ao Fair-Play, é atribuído à equipa com maior desportivismo e ética desportiva, tendo em consideração os cartões amarelos e vermelhos, o respeito pelo adversário e pelo árbitro e ainda o comportamento do público e agentes desportivos. Já o do relvado é resultante da média de notas que são dadas ao tapete verde ao longo de toda a temporada. O relvado do Benfica Campus somou uma média de 4,61, nos 17 jogos disputados.
As distinções foram entregues pela CEO da Liga Portugal, Helena Pires, aos representantes do clube encarnado, Jaime Antunes, vice-presidente, e Miguel Bento, Diretor de Marketing e Comercial.
Pub
19:4007.07.2024
António Oliveira e António Simões subiram ao palco para prestar homenagem a Manuel Fernandes
António Oliveira e António Simões subiram ao palco para prestar algumas declarações após homenagem a Manuel Fernandes.
"Tive a oportunidade de tê-lo como companheiro no Sporting, como treinador no Sporting, e mais tarde como presidente num clube da minha terra, no FC Penafiel. É o momento certo para homenagear um homem e um ser humano que se transcendia e era transcendente. Pertencia a uma elite. Era uma pessoa fantástica, para além de ter sido um grande capitão e um capitão grande."
Trio maravilha no ataque
"Era uma orquestra em sinfonia. Sempre que tínhamos a felicidade de os três estarem bem dispostos, as coisas rolavam com facilidade. Qualquer um de nós podia decidir o jogo, presto também homenagem ao Jordão. Tínhamos uma sintonia perfeita."
António Simões
Era fácil gostar de Manuel Fernandes?
"Queria expressar o meu apreço ao presidente da Liga para aqui estar. Estes são momentos de partilha. Não há nada melhor do que isso, partilhar. Cada vez que uma pessoa deste género parte, sai um bocadinho e um pedaço de mim. Cada vez estou a sentir que saem mais pedaços. Não tive a oportunidade para prestar as minhas condolências à família. Estava nos Estados Unidos. É muito difícil estarmos longe e não conseguirmos prestar as nossas condolências.
"Deixo duas notas: a pessoa e o jogador. Era um grande jogador. Para mim, a humilde é um ato de inteligência e não de submissão. Era um grande jogador. Vi, gostei dele, apesar daqueles 7-1. Esta é uma homenagem justíssima a este grande homem e a este grande senhor."
19:3307.07.2024
Estádio do Dragão com melhor relvado da Liga Portugal Betclic 2023/24
Um bom relvado é um fator determinante para a qualidade do espetáculo e para a promoção do produto televisivo. Numa tabela onde também se incluem os encontros disputados na Allianz Cup, o tapete verde do Estádio do Dragão terminou a época no topo da classificação da Liga Portugal Betclic, com uma média de 4,99 em 18 jogos realizados, correspondentes a um acumulado de 89,75.
Liga Portugal presta homenagem a Manuel Fernandes na abertura do sorteio
Liga Portugal presta homenagem a Manuel Fernandes na abertura do sorteio, com um vídeo com declarações e alguns dos melhores momentos da antiga glória do futebol português.
Pub
19:2907.07.2024
Sorteio das ligas profissionais está a poucos minutos de começar
19:2807.07.2024
Jorge Costa muito claro sobre David Carmo: «É um jogador que o treinador aprecia e um ativo do FC Porto»
Jorge Costa, diretor do futebol profissional do FC Porto, abordou o tema da construção do plantel portista para 2024/25 antes de entrar no Convento do Beato, em Lisboa, no sorteio das ligas profissionais para a nova época.
Novas funções
"É um trabalho diferente, mas com uma satisfação enorme de voltar a casa, num momento em que sentimos que há algo que tem que mudar. Muito trabalho pela frente, um trabalho diferente, mas muito satisfeito."
Cardoso Varela
"Estamos a tomar as medidas necessárias. É um jogador que nós gostaríamos de contar com ele. Quanto a isso não posso comentar mais."
Jogadores do FC Porto no Euro'2024
"A resposta é evidente. Há aqui a parte do clube e a parte pessoal como português e como antigo internacional. Acho que foi uma boa prestação, não foi belíssima, mas fomos dignos. No que diz respeito à prestação dos jogadores do FC Porto, patamares diferentes, mas satisfeito com tudo aquilo que os jogadores fizeram."
David Carmo
"David Carmo está a fazer a pré-epoca connosco. É um jogador que o treinador aprecia. Estamos numa fase inicial. Estamos a analisar tudo e todas as situações. Claramente que é um ativo do FC Porto e um jogador que faz parte dos nossos planos."
Francisco Conceição e Diogo Costa continuam?
"Garantir não posso garantir nada. É um pouco a resposta à questão. São ativos do clube. São jogadores que nós apreciamos muito. E gostaríamos de contar com eles. Conhecendo a realidade do mercado, mas que gostaríamos muito de contar com eles."
Pontos positivos e negativos do arranque com Vítor Bruno
"Negativos, lamento, mas não encontro nada. O Vítor está em casa dele. Os jogadores estão felizes. Estamos todos contentes. Aliás, não é novidade. Sabemos aquilo que nos esperaria. O ambiente é ótimo, a ambição é enorme e a vontade de começar a competir é gigante."
Luciano Gonçalves e o desejo para a época 2024/25: «Que tenhamos um campeonato tranquilo»
Desempenho de Artur Soares Dias e da arbitragem portuguesa no Euro'2024"Foi uma exibição que nos encheu de orgulho, os três jogos que eles realizaram. No caso do Fábio e do Tiago Martins foram seis jogos. Foram seis jogos que muito nos orgulharam. Exibições que nos correram muito bem. No final, tivemos aquele gosto agridoce porque gostávamos que eles tivessem continuado, mas representaram muito bem aquilo que é a excelência da arbitragem em Portugal. Foram muito bem recebidos, a crítica nacional e internacional foi muito positiva ao Artur Soares Dias."
O que espera para o campeonato?"Vão ter sempre um papel muito importante, naturalmente. Que sejam mais um elemento para valorizar o nosso futebol. Queremos intervenientes de excelência, pois temos árbitros de excelência. Que tenhamos um campeonato tranquilo. Se as coisas correrem bem para a arbitragem, também irão correr bem de certeza absoluta para o futebol no geral."
Que tipo de tecnologia podemos esperar ao nível da arbitragem para a nova época?"O futebol está muito volátil, o futebol profissional cada vez mais. Temos de estar sempre atentos. O Conselho de Arbitragem da FPF, a quem eu dou os parabéns, também tem tentado melhorar a comunicação dos árbitros. É preciso estarmos atentos e ajudarmos a melhorar a imagem dos nossos árbitros. Que possamos fazer um trabalho de excelência, que é aquilo que realmente desejamos."
Pub
19:2207.07.2024
Jaime Antunes: «Estádio da Luz é o coração de um conjunto de infraestruturas que o Benfica tem para os seus atletas»
Jaime Antunes elogiou as infraestruturas do Benfica, em declarações à Sport TV no Convento do Beato, antes do início sorteio das ligas profissionais para 2024/25.
"O Estádio da Luz é o coração de um conjunto de infraestruturas que o Benfica tem para dar as melhores condições possíveis aos seus atletas, em todos os escalões. Temos também o Benfica Campus, com um conjunto de campos sempre em melhoria constante. Também investimos no Campus Universitário, na recuperação do Campus Universitário. No futebol feminino, criámos um centro de formação para dar melhores condições ao futebol feminino. O Benfica está a evoluir nesta área das infraestruturas, de maneira a ter cada vez mais capacidade de resposta às suas equipas, desde os escalões mais jovens à equipa principal. Esta é a imagem de marca do Benfica", disse o vice-presidente do Benfica.
18:3207.07.2024
Tiago Fernandes: «O meu pai só jogou em quatro clubes na sua vida e todos de verde e branco»
Tiago Fernandes, filho de Manuel Fernandes, lenda do futebol português e do Sporting que morreu recentemente, marca hoje presença na cerimónia do sorteio da Liga Portugal, onde será prestada uma homenagem ao antigo internacional português.
Em declarações à Sport TV antes de entrar no Convento do Beato, em Lisboa, o atual treinador do Torreense mostrou-se muito agradecido pelas homenagens que o futebol português tem feito ao seu pai, deixando sobretudo elogios às "pessoas de bem" que existem na direção do Sporting e também da Liga Portugal.
A homenagem ao pai
"É sempre um prazer e é de louvar tantas homenagens que têm feito ao meu pai. É sempre gratificante como filho e reconhecer a dimensão que ele tem no futebol português e no futebol internacional. Às vezes nós nem tínhamos a noção da grandeza, mas há mensagens que têm chegado de toda a parte do mundo. Por exemplo, o presidente da FIFA, no dia em que fizeram o minuto de silêncio na Liga, o meu pai era embaixador e trabalhava com o Pedro Proença. É sempre bonito ver este tipo de homenagens porque mantém a memória dele eterna."
A homenagem ao pai
Manter o nome de Manuel Fernandes bem vivo na memória dos portugueses"Sim, é a cultura desportiva. É bom que o futebol tenha pessoas de bem, como é o caso desta atual direção do Sporting, que tem pessoas que sabem que o de bom do futebol são as amizades e o respeito que as grandes figuras do futebol português merecem. A Liga também tem pessoas à frente com essa capacidade e caráter. Como filho, é sempre um prazer enorme quando são feitas como estas homenagens ao meu pai. Também tive o prazer de estar presente nas outras homenagens que fizeram ao meu pai. Há dois anos viemos os dois, o ano passado vim sozinho e este ano, infelizmente, também. Venho avivar a memória e estar presente neste tipo de eventos, que é importante para os mais jovens que não o viram jogar, mas que também sabem que ele é importante para o futebol português."
Mensagens de todos os clubes"Sim, as pessoas do Sporting, Benfica, FC Porto, Sp. Braga, V. Guimarães, todos os clubes que ele treinou e também os que não treinos. É como ele muitas vezes dizia: 'Eu não tenho inimigos no futebol, tenho adversários'. Acredito que ele é um pouco como o Eusébio, também é uma figura importante para os benfiquistas, para os sportinguistas, para os portistas e para as pessoas que gostam de futebol. São jogadores que não têm problema em assumir que são de um clube. O meu próprio pai rejeitou ofertas que tinha do Benfica, no FC Porto e noutros clubes. Só saiu do Sporting quando não o quiseram. Jogou em quatro clubes na sua vida e todos eles de verde e branco. Era mesmo apaixonado pelo Sporting. Nós sentimos isso em casa. Ter o carinho de adeptos de outros clubes é difícil de explicar. É sempre importante para mim manter esta figura do meu pai e fazer com que o seu nome seja respeitado até ao fim."
Helena Pires e a parceria entre a Liga Portugal e o Meu Super: «Será vantajoso para as duas partes»
Em declarações no site oficial da Liga Portugal, Helena Pires acredita que o acordo "será vantajoso para as duas partes": "A Liga Portugal saúda de forma entusiasta esta parceria com o Meu Super, que mostra bem o interesse cada vez maior com que os Stakeholders olham para as competições profissionais em Portugal. Acreditamos que o acordo agora celebrado será vantajoso para as duas partes, para os Clubes que disputarão a Liga Portugal 2 Meu Super e para os adeptos, uma vez que esta parceria é também pensada para eles, numa perspetiva de continuidade da aproximação do Futebol Profissional às comunidades", disse a CEO da Liga Portugal.
Já João Melo, diretor-geral do Meu Super, mostrou-se muito satisfeito com a parceria: "No Meu Super estamos muito orgulhosos com esta parceria! A nossa ampla presença no território encaixa na perfeição com o espírito desta competição, beneficiando assim a proposta de valor da nossa marca."
Ricardo Jr
Pub
17:3807.07.2024
Novidades na lista de condicionantes do sorteio
O sorteio da Liga Portugal, onde ficarão conhecidos os calendários da Liga Portugal Betclic e da Liga Portugal Meu Super para 2024/25, conta, como de costume, com várias condicionantes, apesar de este ano contar com algumas novidades neste ponto.
Uma delas indica que, entre as jornadas 1 e 4 da Liga Betclic, as equipas que jogam as qualificações das provas europeias não podem: jogar contra clubes das ilhas; defrontar-se entre si; enfrentar as cinco equipas com melhor média nas últimas três épocas (Benfica, FC Porto, Sporting, Sp. Braga e Vitória). Ora, apenas os dois rivais do Minho estarão nas qualificações, pois os três grandes entram diretamente, o mesmo é dizer que poderá haver clássicos nas primeiras jornadas.
Mantém-se o princípio de que as parelhas Sporting/Benfica, FC Porto/Boavista, Sp. Braga/V. Guimarães e AVS SAD/Moreirense não podem atuar em casa na mesma jornada. Tal como há um ano, a Liga também quer evitar sobreposição de jogos de risco elevado na mesma região e na mesma jornada - por exemplo, se o Sporting receber o FC Porto, o Benfica não pode visitar o E. Amadora ou Estoril, com a mesma lógica a aplicar-se quando Sp. Braga ou Vitória receber um dos três grandes. Nas 6.ª, 7.ª, 9.ª, 10.ª, 14.ª, 19.ª, 22.ª, 25.ª, 29.ª e 32.ª rondas, os clubes da Champions não poderão defrontar nenhum clube que atue na Liga Europa ou Conferência.
Todas as condicionantes para o sorteio da 1.ª Liga:
1. A segunda metade da competição terá de ser um espelho da primeira;
2. Na mesma jornada, as seguintes equipas não podem coincidir na condição de visitadas (i.e., se
uma jogar em casa, a outra terá de jogar fora), por motivos de segurança e situação geográfica regulamentarmente previstos:
a) SL Benfica e Sporting CP;
b) FC Porto e Boavista FC;
c) Vitória SC e SC Braga;
idem, por solicitação das forças de segurança:
d) AVS e Moreirense FC;
e) quando o SC Braga jogar em casa contra uma das três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as outras duas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC e o FC Famalicão;
f) quando o Vitória SC jogar em casa contra uma das três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as outras duas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC e o Gil Vicente FC;
g) quando o SL Benfica jogar em casa contra uma das outras três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as outras duas não podem jogar como visitantes contra o Estrela Amadora e o Estoril;
h) quando o Sporting CP jogar em casa contra uma das outras três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as outras duas não podem jogar como visitantes contra o Estrela Amadora e o Estoril;
idem, por solicitação das forças de segurança, na medida do possível:
i) Gil Vicente FC e SC Braga;
j) Vitória SC e FC Famalicão.
3. Evitar, na medida do possível, que a mesma equipa dispute, consecutivamente, em casa ou fora, os seus jogos com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média, designadamente, as seguintes:
a) SL Benfica – 17,00 pontos;
b) FC Porto – 17,00 pontos;
c) Sporting CP – 16,67 pontos;
d) SC Braga – 15,33 pontos;
e) Vitória SC – 13,33 pontos.
4. Da 1.ª à 4.ª jornada, as equipas participantes nas fases de qualificação para as competições europeias (i.e., UEFA Champions League, UEFA Europa League e UEFA Europa Conference League), não podem jogar:
a) com as equipas das ilhas;
b) entre si;
c) com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor
classificação média (vd. n.º 2 supra).
5. Nas 6.ª, 7.ª, 9.ª, 10.ª, 14.ª, 19.ª, 22.ª, 25.ª, 29.ª e 32.ª jornadas, não poderá haver jogos que oponham equipas que se encontrem a disputar a UEFA Champions League a equipas que se encontrem a disputar a UEFA Europa League ou a UEFA Europa Conference League.
6. Evitar, na medida do possível, que as equipas não participantes nas competições europeias (i.e., UEFA Champions League, UEFA Europa League e UEFA Europa Conference League) disputem duas jornadas seguidas com equipas que participam nessas competições.
Todas as condicionantes para o sorteio da 2.ª Liga:
1. A segunda metade da competição terá de ser um espelho da primeira;
2. Na mesma jornada, por solicitação das forças de segurança, na medida do possível, as equipas
FC Felgueiras e FC Paços de Ferreira não podem coincidir na condição de visitadas (i.e., se uma
jogar em casa, a outra terá de jogar fora);
3. Outras circunstâncias regulamentares:
a) Na mesma jornada, as equipas SL Benfica B e FC Porto B não podem coincidir na condição de visitadas (i.e., se uma jogar em casa, a outra terá de jogar fora) e devem jogar entre si na última jornada de cada volta, nos termos regulamentares;
b) A equipa U. Leiria deve jogar a 17.ª jornada na condição de visitante;
c) SCU Torreense e FC Alverca não poderão jogar simultaneamente em casa ou fora na mesma jornada (i.e., se uma joga em casa, a outra terá de jogar fora);
d) FC Vizela e FC Felgueiras não poderão jogar simultaneamente em casa ou fora na mesma jornada (i.e., se uma joga em casa, a outra terá de jogar fora).
Vítor Chi
17:3407.07.2024
Liga Sabseg passa a denominar-se... Liga Meu Super
Já são conhecidas as datas-chave para o calendário de 2024/25
A Liga Portugal, em conjunto com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), aprovou no passado dia 30 de abril, o calendário para a época 2024/25, definindo que as competições profissionais arrancam no fim de semana de 10 e 11 de agosto, com as primeiras jornadas da Liga Betclic e da 2.ª Liga. As duas provas prolongam-se depois até ao fim de semana de 17 e 18 de maio de 2025.
Nessa altura, ficaram também definidas as datas da Allianz Cup, que em 2024/25, em resposta à maior densidade do calendário internacional, será disputada por 8 clubes, num modelo de quartos de final (marcados para 30 de outubro), do qual sairão as 4 equipas que participarão na Final Four, agendada para a semana de 4 a 11 de janeiro de 2025, em Leiria.
Recorde-se que se qualificam para participar na competição os primeiros 6 classificados da Liga Portugal Betclic e os primeiros 2 classificados da 2.ª Liga em 2023/24.
Datas das competições profissionais:
10 e 11 agosto – 1.ª jornada Liga Betclic e da 2.ª Liga
30 de outubro - Quartos de final Allianz CUP
7/8 e 11 janeiro 2025 – Final Four Allianz Cup em Leiria
17 e 18 maio 2025 – 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic e da 2.ª Liga
Liga Portugal
Pub
16:2807.07.2024
Hoje conhecem-se os calendários da 1.ª e 2.ª Liga para a época 2024/25
Realiza-se esta tarde (a partir das 17 horas), no Convento do Beato, em Lisboa, a cerimónia do sorteio dos calendários da 1.ª e 2.ª Liga para a temporada 2024/25, na denominada gala Kick-Off. À semelhança de anos anteriores, o sorteio conta com algumas condicionantes, a fim de se proteger os clubes que representam Portugal nas competições europeias e por razões de segurança.
A temporada arranca a 3 de agosto com a Supertaça e, uma semana depois, principiam as duas ligas.
Pai de ex-jogador que recupera de acidente de viação agradece gesto do Casa Pia, que lhe entregou camisola. Receita do jogo foi para o clube da AF Coimbra