Sindicato e Partido Socialista reunidos em torno da formação

Sessão teve lugar na Assembleia da República

• Foto: Pedro Simões
O Partido Socialista recebeu esta quinta-feira o Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) na Assembleia da República, para uma reunião onde se debateu, entre outros temas, o projeto de resolução proposto pelo PSD que regula o regime de contrato de trabalho e formação do praticante desportivo.

"A proposta do PSD é uma matéria que nos diz respeito, dado que regula as relações entre clubes e jogadores e a formação destes. É um projeto que merece a nossa concordância, ainda que tenha algumas arestas por limar, como a proteção dos jovens e a questão da justiça desportiva", disse Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato, a Record, fazendo-se acompanhar de José Carlos, vice-presidente, Tiago Bastos, assessor jurídico da direção, e João Oliveira, responsável pelo gabinete jurídico do SJPF.

O foco na educação dos jovens atletas, que inclusivamente motivou a criação do "Projeto de Educação" por parte do SJPF, foi outro dos temas em maior destaque na sessão, que durou cerca de uma hora. "Os jogadores de futebol devem fazer a sua formação integral, não só desportiva mas também académica. É fulcral que os jovens que veem as suas carreiras terminar prematuramente tenham ferramentas para poderem escolher outra via profissional no futuro. Mesmo aqueles que conseguem singrar no futebol, quando são confrontados com o final da carreira por vezes não estão preparados para escolherem o próximo caminho a seguir. Já dizia Cruyff, «um jogador formado é um melhor jogador», sublinhou o presidente do Sindicato.

"Tivemos também a oportunidade de discutir a suspensão instaurada ao Laboratório de Análises de Dopagem (LAD), o cumprimento de obrigações das entidades patronais até final da época e rever ainda a alteração que houve na Secretaria de Estado", frisou, afiançando que "houve recetividade" do grupo parlamentar do Partido Socialista e que o desejo do Sindicato passa por "reunir com todos os grupos parlamentares".

Entre o grupo parlamentar do Partido Socialista, o deputado António Cardoso entende que "é importante ouvir as partes envolvidas neste documento que visa a formação desportiva dos jovens". "Estamos neste momento a apreciar a proposta do PSD e, eventualmente, poderemos sugerir algumas alterações, no sentido de a melhorar. A existência de uma prática desportiva mais controlada e melhor regulada é muito importante", realçou o deputado socialista.
Por Ricardo Granada
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Futebol Nacional

Notícias

Notícias Mais Vistas