19:09

Sorteio dos campeonatos profissionais: siga em direto

FC Porto vai começar em casa

19:24 há 3 minutos

Pizzi e José Fonte juntam-se ao lote de embaixadores da Liga Portugal

Segue-se o momento de apresentação dos embaixadores da Liga Portugal para a nova temporada, lote a que se juntam agora Pizzi e José Fonte, que encerraram as respetivas carreiras de jogadores no final da época 2025/26. 

19:19 há 8 minutos

Sorteio dos playoffs do final da temporada 2026/27

Ordem dos jogos dos playoffs

Playoff entre 2.ª Liga e Liga 3:   3.º classificado da Liga 3   x   16.º classificado da 2.ª Liga

Playoff entre 1.ª Liga e 2.ª Liga:   3.º classificado da 2.ª Liga   x   16.º classificado da 1.ª Liga

19:13 há 14 minutos

Sorteio da Liga Portugal Legends

A Liga Portugal Legends voltará a realizar-se na Nazaré, nos dias 24, 25 e 26 de julho.

Primeira fase

Grupo A: Farense, Académico e Torrrense

Grupo B: Leixões, E. Amadora e Casa Pia

Grupo C: Felgueiras, V. Guimarães e Estoril

Segunda fase

Grupo A: Benfica, Arouca e vencedor do grupo B da 1.ª fase

Grupo B: FC Porto, Sp. Braga e vencedor do grupo A da 1.ª fase

Grupo C: Sporting, Gil Vicente e vencedor do grupo C da 1.ª fase

Pub
19:05 há 22 minutos

Já é conhecida a chave!

Dimas subiu a palco para sortear a chave do calendário das ligas profissionais. Eis a chave sorteada: 399467. Dentro de alguns momentos serão divulgados os jogos.

19:03 há 24 minutos

Começa o sorteio

Arranca o sorteio, com a definição da chave que irá definir o calendário.

19:01 há 26 minutos

Varandas: «Não quero acreditar que seja golpe de estado interno na FPF...»

Varandas:

"Há 20 anos, houve o episódio do Apito Dourado onde foi pública a influência do FC Porto na arbitragem, depois há 10 anos a influência do Benfica no caso dos emails, agora parece que o Estrela da Amadora é que controla o Conselho de Arbitragem. Para nós tudo é muito estranho, não deixa de ser um pouco estranho. O Sporting defende que tudo seja apurado, isto para nós é muito importante.

Tem de ser provado, não se pode largar uma bomba destas e depois vir a público falar... Tem de ser provado. A mim cheira-me… não quero acreditar que seja golpe de estado interno na FPF. Espero que não brinquem ao futebol, já chega. O Duarte Gomes tem de vir explicar o que sabe de facto e com provas, não é boatos. O presidente do Conselho de Arbitragem fez comunicado onde nega aquilo 100%,. Tem de haver agora provas contra"

Pub
18:59 há 28 minutos

Varandas: «Duarte Gomes vai ter de provar o sucedido»

Frederico Varandas:

"É de uma gravidade enorme o que Duarte Gomes afirmou, é uma pessoa responsável, ao fazer isto Duarte Gomes tem de provar o sucedido, o Sporting ficou muito surpreendido nestas 24 horas, tentámos informações, percebi e é publico o caso de um jogo do Estrela Amadora, onde o árbitro Hélder Malheiro tinha sido informado por uma pessoa que porventura foi assistente do Duarte Gomes durante anos, o Pedro Garcia, e esse Pedro Garcia trabalha por vários clubes como consultor de arbitragem.  O Sporting não quer consultores de arbitragem na estrutura, queremos arbitragem completamente livre, mas não deixa de ser curioso informação que temos é que ex-assistente de Duarte Gomes informou Hélder Malheiro que ia fazer jogo do Estrela."

18:55 há 31 minutos

Varandas e o escândalo na arbitragem: «Se por alguma razão se deixa influenciar, o Sporting defende a saída desse senhor no próprio dia»

Frederico Varandas, presidente do Sporting, reagiu ao recente escândalo em torno da arbitragem portuguesa.

"O Sporting está bastante atento com este sucedido das últimas 24 horas. Sobre este acontecimento, é clara a nossa posição. Defendemos um presidente do Conselho de Arbitragem completamente independente, autónomo, livre de qualquer esfera de influência seja de presidentes de clubes, seja internamente na FPF, este é o modelo que defendemos. Se por alguma razão, e agora falo no presidente  Luciano Gonçalves, seja outra pessoa qualquer que por alguma razão se deixa influenciar por 1 presidente de um clube, o Sporting defende a saída desse senhor no próprio dia. É a posição clara do Sporting. Temos postura pública sobre como defender a arbitragem, nunca desculpamos fracassos de conquista de títulos com árbitros, a perceção do Sporting em relação aos presidentes do CA que conheci, Fontelas Gomes e Luciano Gonçalves, temos perceção de serem pessoas integras que não se deixam influencia, por isso seria uma grande surpresa para mim."

18:36 há 50 minutos

Sílvio Cervan em representação do Benfica

O Benfica faz-se representar por Sílvio Cervan, vogal do Conselho de Administração da SAD, nesta cerimónia do Kick-off da Liga Portugal. Este responsável chegou há instantes à Arena Liga Portugal

A carregar o vídeo ...
Sílvio Cervan em representação do Benfica
Pub
18:29 há 58 minutos

Paulo Lopo acaba de chegar

Paulo Lopo, presidente da SAD do Estrela da Amadora, acaba de chegar às instalações da Arena Liga Portugal. O dirigente, recorde-se, viu o seu nome envolvido na recente polémica em torno da arbitragem portuguesa. Fernando Meira, antigo internacional português e agora diretor desportivo do V. Guimarães, também já se encontra na sede do organismo, assim como Ricardo Costa (treinador do Tondela), André Castro (presidente da SAD do Leixões) ou Rodiney Sampaio (líder da SAD do Portimonense).

18:00 há 1 horas

Consulte todas as condicionantes

LIGA PORTUGAL BETCLIC

1. A segunda metade da competição terá de ser um espelho da primeira;

2. Na mesma jornada, as seguintes equipas não podem coincidir na condição de visitadas (i.e., se uma jogar em casa, a outra terá de jogar fora), por motivos de segurança e situação geográfica regulamentarmente previstos:

a. SL Benfica e Sporting CP;

b. SC Braga e Vitória SC;

c. CD Nacional e Marítimo M;

d. FC Porto e Rio Ave FC.

idem, por solicitação das forças de segurança:

e. Quando o SC Braga jogar em casa contra uma das 3 equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as restantes duas equipas não podem jogar como visitante contra o Gil Vicente FC e FC Famalicão;

f. Quando o Vitória SC jogar em casa contra uma das 3 equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as restantes duas equipas não podem jogar como visitante contra o FC Famalicão e Gil Vicente FC;

g. Quando o SL Benfica jogar em casa contra uma das equipas do top 3 com melhor classificação média nas últimas três épocas, as restantes duas equipas não podem jogar como visitante contra Estrela Amadora ou Estoril Praia;

h. Quando o Sporting CP jogar em casa contra uma das equipas do top 3 com melhor classificação média nas últimas três épocas, as restantes duas equipas não podem jogar como visitante contra Estrela Amadora ou Estoril Praia;

idem, por solicitação das forças de segurança, na medida do possível:

i. Gil Vicente FC e SC Braga;

j. Vitória SC e FC Famalicão.

3. Evitar, na medida do possível, que a mesma equipa dispute consecutivamente em casa ou fora, os seus jogos com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média:

a. Sporting CP – 16,67 pontos

b. FC Porto – 15,67 pontos

c. SL Benfica – 15,67 pontos

d. SC Braga – 14,00 pontos

e. FC Famalicão – 11,33 pontos

4. Da 1.ª à 4.ª jornada, as equipas participantes nas fases de qualificação para as competições europeias (UEFA Champions League, UEFA Europa League e UEFA Europa Conference League), não podem jogar:

a) com as equipas das ilhas;

b) entre si;

c) com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média (vd. n.º 3 supra).

5. Nas 6.ª, 9.ª, 10.ª, 14.ª, 19.ª, 22.ª, 23.ª, 26.ª, 29.ª e 32.ª jornadas, não poderá haver jogos que oponham equipas que se encontrem a disputar a UEFA Champions League a equipa que se encontrem a disputar a UEFA Europa League ou a UEFA Europa Conference League.

6. Evitar, na medida do possível, que as equipas não participantes nas competições europeias disputem duas jornadas seguidas com equipas que participam nessas competições.

7. Outras circunstâncias de força maior ou excecionais devidamente comprovadas:

a) Sporting jogar 1.ª jornada na condição de visitante

b) Alverca jogar 1.ª jornada na condição de visitante

c) Rio Ave jogar 1.ª jornada na condição de visitante

d) Académico jogar 1.ª jornada na condição de visitante

e) Estoril jogar 1.ª jornada na condição de visitado

15:48 há 3 horas

FC Porto-Sporting é possível nas primeiras 4 jornadas

Nas primeiras 4 jornadas da Liga Betclic, Benfica e Sp. Braga (as únicas equipas que disputarão fases de qualificação das provas UEFA) não poderão defrontar clubes das ilhas, nem jogar entre si, nem com nenhum dos adversários mencionados anteriormente, do top 5 das melhores médias das três épocas anteriores. Podem, porém, defrontar o V. Guimarães, que já não integra esse top 5, e também pode haver um duelo entre Sporting e FC Porto nessas primeiras 4 rondas, pois ambos entram diretamente na fase regular da Liga dos Campeões.

Nas jornadas 6, 9, 10, 14, 19, 22, 23, 26, 29 e 32, as equipas que jogam na Champions (FC Porto e Sporting) não poderão defrontar os clubes que estejam na Liga Europa (Benfica) ou Liga Conferência (Sp. Braga). A Liga também pretende evitar que as equipas fora das provas UEFA defrontem, em duas rondas seguidas, clubes que estejam na cena internacional.

Pub
15:46 há 3 horas

FC Porto começa em casa

Nesta altura, já é possível assegurar que o FC Porto vai iniciar a defesa do título conquistado em 2025/26 no Estádio do Dragão, que o Sporting vai jogar fora de portas e o Benfica atuará em casa na 1.ª jornada.

15:45 há 3 horas

Aí está o sorteio dos campeonatos profissionais

O sorteio dos campeonatos profissionais está agendado para esta quinta-feira, às 19 horas, na Arena Liga Portugal e, como habitual, a Liga divulgou a série de condicionantes a integrar nesse sorteio das provas de 2026/27. 


Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Futebol Nacional
Notícias
Notícias Mais Vistas