Três grandes aderem à iniciativa "em campo jogamos o mesmo jogo"

Boa relação entre jogadores e árbitros promovida pelo sindicato, ANTF e APAF

• Foto: Luís Manuel Neves

Foi apresentada esta segunda-feira a iniciativa "Em campo jogamos o mesmo jogo", levada a cabo pelo Sindicato dos Jogadores, APAF e ANTF (Associação Nacional dos Treinadores de Futebol) e que pretende criar um clima de entendimento entre os protagonistas do desporto rei. Duarte Gomes é o embaixador deste projeto e cabe-lhe a responsabilidade de reunir-se com jogadores e treinadores, para esclarecer as regras e outras questões de arbitragem.

Joaquim Evangelista, líder do sindicato dos jogadores, confidenciou que há já entendimento com alguns clubes para levar a cabo esta iniciativa, nomeadamente com os três grandes. O dirigente sindical confidenciou ainda que será feito um pedido para que seja alterada a legislação relativa a declarações sobre a arbitragem. "A arbitragem tem sido alvo de comportamentos inqualificáveis", relembrou, salientando que com esta iniciativa vão procurar "resolver no balneário o que é possível, para não se fazer figuras tristes no relvado".

Convidado para ser o embaixador desta iniciativa, o ex-árbitro Duarte Gomes assumiu ser "uma honra estar presente" numa ação que qualifica de "brilhante". "Sempre achei que o diálogo é a melhor forma de resolver qualquer questão. Muitas vezes árbitros, jogadores e treinadores falam apenas para dentro, para a sua classe. Só falam entre eles no jogo, que não é o momento mais indicado", explicou. "Não sei se esta ação terá grandes efeitos práticos, mas vamos tentar construir um futuro melhor para o futebol",m acrescentou, mostrando-se disponível para qualquer ação que possa vir a ser feita junto dos dirigentes.

José Pereira, presidente da ANTF, e José Gomes, líder da APAF, também elogiaram esta iniciativa. O primeiro considerou que certos comportamentos deviam "ser banidos" e recordou que "é preciso que todos saibam ter o comportamento adequado à responsabilidade". José Gomes sublinhou que "este projecto vai permitir chegar mais perto dos intervenientes". "Queremos que jogadores, treinadores e dirigentes percebam melhor a nossa tarefa, queremos ter uma relação diferente com jogadores e treinadores", acrescentou.

Para além destes encontros, na próxima jornada as equipas da Liga NOS e 2.ª Liga entram em campo com camisolas alusivas ao tema.

Por Cláudia Marques
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Futebol Nacional

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.