Aposta imediata passa por alargar leque de escolhas nas seleções
Vítor Baía, antigo internacional, apresentou ontem às associações de futebol de todo o país o "Projeto 1 - Escola de guarda-redes", numa sessão realizada em Loulé, aproveitando o dia de descanso no Torneio Lopes da Silva, que decorre no Algarve.
"Queremos ser uma referência a nível mundial ao nível da formação de guarda-redes e de treinadores específicos dessa função", assinala Baía, "empenhadíssimo, motivado e cheio de orgulho" por dar corpo a este projeto.
"Faltam guarda-redes de topo e de referência em Portugal e queremos inverter essa situação. Tal não se conseguirá de um dia para o outro, mas acredito muito no que nos propomos fazer e seguramente colheremos frutos a longo prazo", assinala o antigo guardião.
No imediato a tarefa passa "por alargar o leque de escolha ao dispor das equipas técnicas das várias Seleções Nacionais e melhorar o treino e a preparação dos treinadores de guarda-redes".
Condições
O antigo internacional não esconde que "teria sido um guardião muito mais capaz se tivesse nascido uns anos mais tarde, beneficiando dos métodos de treino e de todo um conjunto de ferramentas hoje existente. Seguramente haveria, nesse quadro, um Vítor Baía mais equilibrado e muito melhor preparado para dar as respostas adequadas em todos os momentos do jogo".
Anúncio foi feito nas redes sociais
Direção do clube do Campeonato de Portugal aceitou o pedido de Moisés
Em entrevista ao 'Expresso', antigo guarda-redes dos dragões elogia forma como treinador fez mudança "incrível" na metodologia de treino
Regresso ao trabalho marcado para a próxima segunda-feira
FIFA anunciou esta quinta-feira a lista
Extremo natural de Alverca atua há duas temporadas no Ottawa Atlético
Documentário de dois episódios com uma perspetiva inédita sobre as horas decisivas para os negócios do futebol
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher