O Sporting garantiu esta quinta-feira a continuidade na liderança da Série Sul, do apuramento do campeão de iniciados, ao vencer no terreno do Barreirense, por 2-0. Frente a um adversário que, no último fim-de-semana, roubou pontos ao Benfica, os leões beneficiaram de duas grandes penalidades – bastante contestadas pela equipa da casa – para sair por cima de um jogo em que escassearam as oportunidades.
Apesar dos verdes e brancos terem, desde cedo, tomado conta das operações, apenas de bola parada iam conseguindo causar alguns calafrios à defensiva contrária. E foi, precisamente, num livre à entrada da área que Hugo Silva, instintivamente, desviou com o braço a bola batida Gonçalo Batalha, que se encarregaria de transformar o primeiro penálti da tarde (34’).
Já nos descontos do 1.º tempo (35’+3), Francisco Conceição conquistou o segundo castigo máximo, desta vez convertido por Bruno Tavares, que fechou o marcador.
Na 2.ª parte, o Barreirense recuou as suas linhas e tentou surpreender o Sporting em contra-ataque, mas os leões, apesar de aceitarem o 'convite' para subir, não cometeram erros na defensiva e foram travando sem problemas as investidas quase sempre conduzidas por Batista, em busca do muito desamparado Ricardo Oliveira.
"Tivemos mais iniciativa mas faltou-nos assertividade no último setor. Fizemos um jogo bem conseguido, chegámos à vantagem e, depois, controlámos num campo muito difícil", resumiu o técnico dos leões, Pedro Coelho, enquanto Álvaro Mota, do Barreirense, apontou "a diferença no juízo dos lances": "O jogo foi equilibrado e sofremos dois golos em penáltis muito duvidosos", assinalou.
Ficha de jogo:
BARREIRENSE 0
SPORTING 2
Campo da Verderena, no Barreiro
Árbitro: João Marques (Setúbal)
Barreirense: Raimundo; Henrique Pires, Rafael Tavares, Hugo Silva e Pedro Cancelo; Diogo Cabrita (Fábio Pinto, 43'), Batista e João Marques; Isaías, Gonçalo Jesus (César Lopes, 47') e Ricardo Oliveira.
Treinador: Álvaro Mota
Sporting: Diogo Almeida; José Galante, Eduardo Quaresma, Rodrigo Rego e Nuno Mendes (Alexandre Lami, 35'); Daniel Rodrigues, Bruno Tavares (João Daniel, 54'), Tiago Ferreira e Frncisco Conceição (Umaro Baldé, 35'); Gonçalo Batalha e Tiago Tomás (Leandro Gonçalves, 49').
Treinador: Pedro Coelho
Ao intervalo: 0-2.
Golos: Gonçalo Batalha (34’, pen.) e Bruno Tavares (35’+3, pen.)
Disciplina: Cartão amarelo para Hugo Silva (34’) e Alexandre Lami (67’)
Leões derrotaram o Belenenses por 4-1 e as águias venceram a Ac. Santarém por 4-0
Benfica-Sporting joga-se à 8.ª jornada, a 18 de outubro
Guarda-redes, de 14 anos, chega do Belenenses
Clube da Luz arrecadou o título de iniciados, juvenis e juniores e ainda venceu a Taça Revelação
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano