Presidente da SAD do Famalicão, Miguel Ribeiro, ao Canal 11: "Três notas: um agradecimento pelo trabalho de todos os jogadores, de todos os profissionais e toda a estrutura que trabalha neste Famalicão; a ambição de fazer e ganhar cada vez mais, queremos mais, a aposta nos jogadores jovens e de qualidade; o futuro, que está assente numa visão e filosofia. Estamos a mudar as infraestruturas, este é um projeto desportivo assente no jogo e no jogador.
Para esta equipa mensagem é clara: obrigado! Obrigado a quem acreditou que o Famalicão podia lutar para ser campeão, mas também que era capaz de formar jogadores, de melhorar. Terminar com 5-1 contra o Benfica é a cereja no cimo do bolo. Era importante sermos campeões, mas temos aqui a base do futuro do Famalicão."
Vítor Barros, treinador do Famalicão: "Foi uma época muito dura, foram 10 meses de muito trabalho, esta equipa provou dentro e fora de campo que foi superior a todas as outras. Somos justos vencedores deste campeonato. Demos a resposta. Já podíamos ter sido campeões na semana anterior, não fomos e decidimos provar dentro de campo que somos grandes. O Famalicão levanta a taça."
Rodrigo Malheiros, autor do 5.º golo: "É uma experiência inacreditável, a presença dos nossos adeptos foi fundamental, sem eles seria mais difícil. Demos uma coça literalmente aos nossos adversários. Somos campeões merecidamente."
Gustavo Barros, autor de dois golos do Famalicão: "É uma manhã perfeita, não há palavras para este momento. O Famalicão não costuma estar nestes patamares, mas é o trabalho de toda a gente, acreditámos sempre até ao fim. É o prémio pelo nosso trabalho. Os nossos adeptos estão aqui sempre connosco e agora vamos estar com eles."
Dos reza a história!
— Futebol Clube de Famalicão (@FCF1931_Oficial) May 27, 2023
Somos ~
?? #PeloNossoSímbolo #amordeperdicao #Sub19
#DiadoVilaNova pic.twitter.com/GxPJSqiLdv
1.º Famalicão, 28 pontos
2.º FC Porto, 27 pontos
4.º Sporting, 25 pontos
5.º Benfica, 23 pontos
6.º Sp. Braga, 22 pontos
7.º Estoril, 17 pontos
8.º Vizela, 15 pontos
9.º Alverca, 1 ponto
O Famalicão é o novo campeão nacional de juniores, um título inédito para o clube minhoto. A equipa de Vítor Barros entrou na última jornada a depender apenas de si própria e, frente ao Benfica, fez o que lhe competia.
Já o Benfica, que precisava de vencer e esperar que o FC Porto perdesse diante do Estoril, acaba o campeonato em quarto, atrás do Sporting, uma vez que os dragões venceram os canarinhos.
O FC Porto, por sua vez, dependia do Benfica. Bateu o Estoril, mas precisava que os encarnados derrotassem o Famalicão, o que não aconteceu.
Marca Leonardo Oliveira, numa recarga!
Rodrigo Malheiros faz o 4-1 em Famalicão e sentencia a partida, aos 89 minutos! Os adeptos já fazem a festa na bancada.
O Sp. Braga chega à meia-dúzia em Vizela. João Costa bisa na partida.
1.º Famalicão, 28 pontos
2.º FC Porto, 27 pontos
4.º Sporting, 25 pontos
5.º Benfica, 23 pontos
O Sporting faz o 2-0 no jogo frente ao Alverca, por intermédio de Pedro Sanca, aos 78 minutos.
O FC Porto continua em vantagem sobre o Estoril, mas se o Benfica não reagir em Famalicão, os dragões ficam sem hipóteses de chegar ao título.
O Famalicão vai gerindo a vantagem sem grandes sobressaltos. O Benfica não está a encontrar argumentos para reentrar na discussão pelo resultado. Começa a desenhar-se o campeão nacional!
Famalicão-Benfica, 3-1
FC Porto-Estoril, 1-0
Alverca-Sporting, 0-1
Vizela-Sp. Braga, 0-4
O Sp. Braga faz mais um em Vizela, por intermédio de João Costa (4-0).
Gustavo Barros recebe de Rudi Almeida e amplia a vantagem do Famalicão no jogo diante do Benfica (3-1), aos 48 minutos.
Mal começa a segunda parte e o Sp. Braga amplia a vantagem em Vizela para 3-0.
O Famalicão chega ao intervalo como virtual campeão nacional em função da vantagem tangencial sobre o Benfica (2-1). Uma entrada muito forte permitiu aos minhotos chegar a uma vantagem de dois golos (golos de Dudu e Gustavo Barros), mas o Benfica reagiu e reduziu por José Sampaio. O Famalicão esteve melhor na primeira parte e merece estar em vantagem no marcador.
No Porto, o jogo começou por ser mais equilibrado, mas os dragões colocaram-se em vantagem, por intermédio de Joel Carvalho, e lideram ao intervalo, sempre com os olhos e os ouvidos em Famalicão...
Resultados ao intervalo
Famalicão-Benfica, 2-1
FC Porto-Estoril, 1-0
Alverca-Sporting, 0-1
Vizela-Sp. Braga, 0-2
Classificação virtual
1.º Famalicão, 28 pontos
2.º FC Porto, 27 pontos
3.º Benfica, 23 pontos
Diego Rodrigues marca de livre e coloca o Sp. Braga a vencer por 2-0 em Vizela.
Benfica tenta aproximações à baliza adversária, mas não está a conseguir construir ataques organizados. O Famalicão defende bem e vai procurando os espaços para sair em contra-ataque.
Famalicão-Benfica, 2-1
FC Porto-Estoril, 1-0
Alverca-Sporting, 0-1
Vizela-Sp. Braga, 0-1
Manuel Mendonça coloca o Sporting em vantagem no jogo com o Alverca.
Famalicão-Benfica, 2-1
FC Porto-Estoril, 1-0
Alverca-Sporting, 0-0
Vizela-Sp. Braga, 0-1
Classificação virtual
1.º Famalicão, 28 pontos
2.º FC Porto, 27 pontos
3.º Benfica, 23 pontos
Marca o FC Porto por Joel Carvalho, aos 30 minutos. Dragões em vantagem frente ao Estoril.
Famalicão-Benfica, 2-1
FC Porto-Estoril, 0-0
Alverca-Sporting, 0-0
Vizela-Sp. Braga, 0-1
Lance de perigo para a baliza do FC Porto! Aos 23', Tiago Duarte cabeceia e salva Gonçalo Ribeiro no limite.
Afonso Duarte coloca o Sp. Braga em vantagem no jogo com o Vizela. Marca aos 20 minutos.
José Sampaio relança o Benfica na partida em Famalicão com um golo aos 19 minutos.
1.º Famalicão, 28 pontos
2.º FC Porto, 25 pontos
3.º Benfica, 23 pontos
Gustavo Barros faz o segundo golo para o Famalicão no jogo frente ao Benfica, aos 15 minutos.
Marca o Famalicão no jogo diante do Benfica, por Dudu, aos 11 minutos de jogo!
Por pouco João Assunção não abre o marcador em Famalicão. Entrada muito forte da equipa da casa, a dispor de duas boas oportunidades para marcar. O Benfica tenta agora equilibrar.
Já se joga nesta 14.ª jornada da fase de apuramento do campeão!
Em Famalicão a lotação está esgotada! Várias dezenas de adeptos da equipa casa ficaram à porta e gerou-se alguma indignação por não poderem entrar.
Onze do Famalicão: Pedro Cardoso, Duarte Oliveira, Hugo Oliveira, Francisco Pinho, Tomás Oliveira, Martim Almeida, João Assunção, Denis Parkinson, Rudi Almeida, Dudu e Gustavo Barros.
No banco: José Bolívar, Martim Costa, Sampaio, Freitas, Pedro Silva, Afonso Sousa, Hélder Silva, Malheiros e Leo.
Treinador: Vítor Barros
Onze do Benfica: Marcel, João Conceição, José Sampaio, Kostov, Vladimir Mendes, Rafael Luís, Okon, João Rêgo, Diabi, Rodrigo Rêgo e Kyanno.
No banco: Rodrigo Anjos, João Fonseca, Hugo Faria, Francisco Machado, João Pereira, Júlion Gil, Karel Mustmaa, Marcos Zambrano e Gustavo Varela.
Treinador: Filipe Coelho
Onze do FC Porto: Gonçalo Ribeiro, Dinis Rodrigues, António Ribeiro, Luís Gomes, Adramane Cassama, Mariano Regal, Jorge Meireles, Ussumané Djaló, Joel Carvalho, André Oliveira e Umaro Candé.
No banco: Diogo Fernandes, Bernardo Ferreira, Martim Silva, Francisco Guedes, Tiago Andrade, Alfa Baldé, Jeremy Agbonifo e Jesús Diaz.
Treinador: Nuno Capucho
Onze do Estoril: Rui Vieira, Francisco Cardoso, Miguel Duarte, Tiago Duarte, Rafael Paulino, Vasco Teixeira, Filipe Teixeira, José Matos, Óscar Garcia, Pedro Luz e Rodrigo Alves.
No banco: Tiago Serra, Guilherme Conceição, Gonçalo Bosges, Diogo Marques, Rodrigo Grenha, Sérgio Pendão, Guilherme Candeias, Guilherme Santos e Daniel Santos.
Treinador: Gonçalo Santos
Para o Famalicão, poderá ser uma conquista inédita na sua história, ao passo que o FC Porto já se sagrou campeão de sub-19 em 23 ocasiões e o Benfica já levantou o troféu por 25 vezes.
Esta última jornada arranca às 11 horas e as contas são as seguintes: o Famalicão será campeão se vencer o Benfica, ou se empatar e o FC Porto não vencer; os dragões conquistam o título se vencerem o Estoril e o Famalicão não ganhar o seu encontro; já o Benfica precisa de ganhar no Minho e esperar que o FC Porto escorregue.
Bom dia! Hoje é conhecido o novo campeão nacional de sub-19 e há três clubes na corrida pelo título: Famalicão, FC Porto e Benfica, sendo que os minhotos recebem as águias e os dragões defrontam o Estoril.
Águia empatou e ampliou para três a série de jogos sem conseguir vencer
Equipa azul abateu as águias
João Simões e João Infante mostraram a eficácia que faltou às águias
Triunfo leonino por 2-1 na 5.ª jornada do Campeonato Nacional de juniores
Antigo avançado sueco abre o livro da sua carreira em entrevista a Piers Morgan
Médio ganês recorda a chegada ao Barcelona e a resposta 'forçada' a questão sobre o argentino e Ronaldo
Avançado italiano foi convidado do podcast ‘PlayTv’
Equipa de Luís Castro foi para o intervalo a perder com o Istiqlol, mas deu a volta na segunda parte