1.º Benfica, 40 pontos
2.º FC Porto, 36 pontos
3.º Sp. Braga, 36 pontos
4.º Sporting, 34 (um jogo a menos)
5.º V. Guimarães, 32 pontos
6.º Feirense, 16 pontos
7.º Estoril, 14 pontos (menos um jogo)
8.º Sp. Espinho, 9 pontos
9.º Académica, 8 pontos
10.º Torreense, 7 pontos
Próxima jornada (penúltima), domingo:
Estoril-Académica
Benfica-Sp. Braga
FC Porto-V. Guimarães
Feirense-Sp. Espinho
Sporting-Torreense
O Benfica falha a conquista do título e o FC Porto relança-se na corrida, ficando agora a 4 pontos dos encarnados, a mesma distância que o Sp. Braga, que visita o Seixal na próxima jornada.
90’+7 - Cartão amarelo para Leandro Martins.
90’+6 - Tiago Sousa introduz a bola na baliza do Benfica mas a bandeirola do fiscal de linha já estava levantada.
90’+4 - Gustavo Ferreira volta a testar a atenção de Gutu. As luvas do guardião dos dragões ficaram a ‘ferver’, mas o ângulo era apertado.
90'+2 - Os dragões voltam a ameaçar em contra-ataque, numa situação de três contra dois, mas o remate de Mamadu Queta sai ao lado.
90’+1' - Tiago Parente, agora a jogar na ala direita, remata cruzado, com perigo, mas Denis Gutu defende para canto. Foi a melhor ocasião dos encarnados na segunda parte!
85’ - FC Porto também esgota as alteraçõs. Sai Vasco Santos, lesionado, e entra Duarte Nogueira.
83’ - Carão amarelo para Tomé Almeida por falta dura sobre Gustavo Ferreira. O defesa central dos dragões cumprimentou o árbitro e pediu desculpa ao adversário.
81’ - Mais um contra-ataque muito perigoso do FC Porto, Alassana Balde isola-se mas remata de ângulo apertado e André Moreira desvia para canto. Da bola parada não resultou perigo.
78’ - Cartão amarelo para o benfiquista Tiago Freitas.
77’ - Contra-ataque do FC Porto termina com remate de Daniel Carrasco a passar muito perto do poste de André Moreira.
73’ FC Porto também volta a mexer. Entram Alassana Balde e Tiago Sousa para os lugares de Rodrigo Mora e Gonçalo Sousa.
71’ Benfica esgota as alterações. Entra Guilherme Afonso para o lugar de Gonçalo Moreira.
68’ - O jogo está agora ‘partido’. O Benfica, apesar de jogar em inferioridade numérica, tenta chegar à frente com passes logos e o FC Porto procura reagir em situações se contra-ataque.
65’ - Cartão amarelo para o portista Amadú Camará.
63’ - Substituição no Benfica: sai Guilherme Gaspar, lesionado, entra Rui Silva para o seu lugar.
61’ - O defesa central Guilherme Gaspar lesiona-se após uma disputa de bola com um adversário e faz sinal ao banco a pedir a substituição.
57’ - Substituições em ambas as equipas. No FC Porto, entraram Daniel Carrasco e Amadú Camará para os lugares de Gil Martins e João Teixeira. No Benfica saiu Guilherme Peixoto e entrou Leandro Martins.
55’ Cartão amarelo ao guarda-redes do FC Porto, Denis Gutui, por demorar na reposição da bola em jogo.
54’ - Guilherme Peixoto cai na área do FC Porto mas o árbitro manda seguir. Lance muito contestado pelo banco encarnado.
50’ - Contra-ataque perigoso do FC Porto termina com remate de Gil Martins, mas a bola é intercetada por Guilherme Gaspar. Na resposta, Gonçalo Moreira cai na área do FC Porto, após ser desarmado pelo guardião Denis Gutu, mas o árbitro mostra cartão amarelo por simulação.
O Benfica fez duas alterações ao intervalo. Saíram Jaír Monteiro e André Gomes, entraram Tiago Pinto e Gustavo Ferreira.
O FC Porto adiantou-se no marcador aos 16’, graças a um autogolo de Gonçalo Oliveira numa fase em que nenhuma das equipas fizera ainda por justificar a vantagem. O Benfica reagiu e passou a estar ‘por cima’, mas não conseguiu criar oportunidades de golo claras e foi o FC Porto que voltou a marcar, já no período de descontos, por Gonçalo Sousa, instantes após as águias ficarem reduzidas a 10 elementos por vermelho direto a Olívio Tomé. Com este resultado, o título ficará adiado pelo menos durante mais uma semana, mas vamos ver o que acontece na segunda parte!
45+3' - Golo do FC Porto (0-2)! Marca Gonçalo Sousa!
45+2' - Cartão vermelho direto a Olívio Tomé. O avançado do Benfica viu cartão amarelo por uma falta à entrada da área e reagiu com um encontrão de ombro no peito do árbitro, que lhe mostrou imediatamente o vermelho. Os encarnados ficam reduzidos a dez.
42' - Cartão amarelo a Gonçalo Sousa, após falta sobre o benfiquista Tiago Parente.
42' - Rodrigo Mora tenta um pontapé de bicicleta na área do Benfica, ainda toca na bola mas erra o alvo.
40’ - Cartão amarelo para Jair Monteiro, após entrada dura sobre um adversário na disputa da bola a meio-campo.
37’ - Após mais um lance de ataque dos encarnados, que resulta em pontapé de canto, o jogo é interrompido para assistência ao portista Gonçalo Paiva. Do canto não resultou qualquer perigo.
34’ - Olívio Tomé invade a área do FC Porto e remata forte, mas muito fora do alvo. O ataque do Benfica à baliza adversária intensifica-se!
33’ - Melhor lance de ataque do Benfica até ao momento, mas o remate de André Gomes é travado pelo guarda-redes portista e a recarga de Tiago Freitas sai ao lado.
30’ - O Benfica procura reagir à vantagem portista mas, apesar de ter agora mais iniciativa, não consegue criar ocasiões de golo.
29’ - Lance de bola parada estudado da equipa do Benfica termina em cabeceamento de Gonçalo Oliveira, mas sai fraco e à figura de Denis Gutu.
24’ - Gonçalo Moreira cai no interior da área do FC Porto, mas o árbitro manda seguir. Não há grandes protestos…
18’ - Cartão amarelo mostrado ao benfiquista Tiago Parente, por falta na disputa de um lance.
17' - Na sequência dos festejos do golo, os jogadores do Benfica ficam desagradados com a celebração de Anha Candé e os árbitros têm de intervir para evitar males maiores. Há cartão amarelo para o benfiquista André Gomes.
16' - Golo do FC Porto (0-1)! Os dragões chegam à vantagem graças a um autogolo. Cruzamento de Gonçalo Sousa no lado direito do ataque portista e Gonçalo Oliveira, ao tentar intercetar a bola, desvia para a própria baliza.
10’ - As duas equipas continuam em fase de ‘estudo’ do adversário. Uma aproximação à baliza adversária para cada conjunto, ambas sem perigo.
João Pinto está na tribuna em representação da Federação Portuguesa de Futebol.
Começa a partida!
A partida será arbitrada por Ricardo Diogo, da AF Beja. Será auxiliado por Adão Henriques e Francisco Pereira.
Onze do Fc Porto: Denis Gutu, Fábio Amaral, Mamadu Queta, Tomé Almeida, Gonçalo Paiva, Vasco Santos, Gil Martins, João Teixeira, Anha Candé, Rodrigo Mora e Gonçalo Sousa.
No banco: Gonçalo Silva, Daniel Carrasco, Duarte Nogueira, Nuno Castanha, Amadú Camara, Alassana Baldé, Tiago Sousa, Tiago Trindade e Rafael Gomes.
Treinador: Ricardo Costa
Onze do Benfica: André Moreira, Guilherme Peixoto, Guilherme Gaspar, Gonçalo Oliveira, Tiago Parente, Martim Ferreira, Gonçalo Moreira, Tiago Freitas, Jair Monteiro, André Gomes e Olívio Tomé.
No banco: Diogo Ferreira, Leandro Martins, Rui Silva, Diogo Rocha, Tiago Pinto, Francisco Neto, Guilherme Afonso, Gustavo Ferreira e João Pinto.
Treinador: Tiago Pina
Na primeira volta desta fase de apuramento do campeão, o FC Porto bateu o Benfica, por 4-2.
O Benfica pode garantir já este domingo o título, se bater o FC Porto nesta partida. Os encarnados têm mais quatro pontos que o Sp. Braga (que ontem bateu o Torreense, por 3-1), mais seis que o Sporting (ganhou ao Sp. Espinho, por 5-0) e mais 7 que o FC Porto. Esta é a antepenúltima jornada do campeonato.
Bom dia, seja bem-vindo ao direto do Benfica-FC Porto, jogo da 16.ª jornada da fase de apuramento do campeão do Nacional de juvenis, que se disputa a partir das 11 horas, no Seixal.
Acompanhe todas as incidências do encontro do campeonato nacional de juvenis
Beirões enganam dragões no festival do golo
Visitámos um espaço muito especial, em pleno coração da cidade, que permite aos futebolistas jovens uma integração mais assertiva
Dragões golearam os rivais por 7-0
Jogador deixou o Manchester City em janeiro para ser emprestado ao Bayern Munique e agora está no Barcelona
Tudo aconteceu depois da derrota do Tigres FC diante do Atlético FC, na segunda divisão
Atual treinador-adjunto do Zenit condenou invasão russa ao início mas recusou sempre deixar o clube de São Petersburgo
Jogo foi interrompido aos 55 minutos depois de terem sido atirados vários objetos e tochas para o relvado