1.º Benfica, 40 pontos
2.º FC Porto, 36 pontos
3.º Sp. Braga, 36 pontos
4.º Sporting, 34 (um jogo a menos)
5.º V. Guimarães, 32 pontos
6.º Feirense, 16 pontos
7.º Estoril, 14 pontos (menos um jogo)
8.º Sp. Espinho, 9 pontos
9.º Académica, 8 pontos
10.º Torreense, 7 pontos
Próxima jornada (penúltima), domingo:
Estoril-Académica
Benfica-Sp. Braga
FC Porto-V. Guimarães
Feirense-Sp. Espinho
Sporting-Torreense
O Benfica falha a conquista do título e o FC Porto relança-se na corrida, ficando agora a 4 pontos dos encarnados, a mesma distância que o Sp. Braga, que visita o Seixal na próxima jornada.
90’+7 - Cartão amarelo para Leandro Martins.
90’+6 - Tiago Sousa introduz a bola na baliza do Benfica mas a bandeirola do fiscal de linha já estava levantada.
90’+4 - Gustavo Ferreira volta a testar a atenção de Gutu. As luvas do guardião dos dragões ficaram a ‘ferver’, mas o ângulo era apertado.
90'+2 - Os dragões voltam a ameaçar em contra-ataque, numa situação de três contra dois, mas o remate de Mamadu Queta sai ao lado.
90’+1' - Tiago Parente, agora a jogar na ala direita, remata cruzado, com perigo, mas Denis Gutu defende para canto. Foi a melhor ocasião dos encarnados na segunda parte!
85’ - FC Porto também esgota as alteraçõs. Sai Vasco Santos, lesionado, e entra Duarte Nogueira.
83’ - Carão amarelo para Tomé Almeida por falta dura sobre Gustavo Ferreira. O defesa central dos dragões cumprimentou o árbitro e pediu desculpa ao adversário.
81’ - Mais um contra-ataque muito perigoso do FC Porto, Alassana Balde isola-se mas remata de ângulo apertado e André Moreira desvia para canto. Da bola parada não resultou perigo.
78’ - Cartão amarelo para o benfiquista Tiago Freitas.
77’ - Contra-ataque do FC Porto termina com remate de Daniel Carrasco a passar muito perto do poste de André Moreira.
73’ FC Porto também volta a mexer. Entram Alassana Balde e Tiago Sousa para os lugares de Rodrigo Mora e Gonçalo Sousa.
71’ Benfica esgota as alterações. Entra Guilherme Afonso para o lugar de Gonçalo Moreira.
68’ - O jogo está agora ‘partido’. O Benfica, apesar de jogar em inferioridade numérica, tenta chegar à frente com passes logos e o FC Porto procura reagir em situações se contra-ataque.
65’ - Cartão amarelo para o portista Amadú Camará.
63’ - Substituição no Benfica: sai Guilherme Gaspar, lesionado, entra Rui Silva para o seu lugar.
61’ - O defesa central Guilherme Gaspar lesiona-se após uma disputa de bola com um adversário e faz sinal ao banco a pedir a substituição.
57’ - Substituições em ambas as equipas. No FC Porto, entraram Daniel Carrasco e Amadú Camará para os lugares de Gil Martins e João Teixeira. No Benfica saiu Guilherme Peixoto e entrou Leandro Martins.
55’ Cartão amarelo ao guarda-redes do FC Porto, Denis Gutui, por demorar na reposição da bola em jogo.
54’ - Guilherme Peixoto cai na área do FC Porto mas o árbitro manda seguir. Lance muito contestado pelo banco encarnado.
50’ - Contra-ataque perigoso do FC Porto termina com remate de Gil Martins, mas a bola é intercetada por Guilherme Gaspar. Na resposta, Gonçalo Moreira cai na área do FC Porto, após ser desarmado pelo guardião Denis Gutu, mas o árbitro mostra cartão amarelo por simulação.
O Benfica fez duas alterações ao intervalo. Saíram Jaír Monteiro e André Gomes, entraram Tiago Pinto e Gustavo Ferreira.
O FC Porto adiantou-se no marcador aos 16’, graças a um autogolo de Gonçalo Oliveira numa fase em que nenhuma das equipas fizera ainda por justificar a vantagem. O Benfica reagiu e passou a estar ‘por cima’, mas não conseguiu criar oportunidades de golo claras e foi o FC Porto que voltou a marcar, já no período de descontos, por Gonçalo Sousa, instantes após as águias ficarem reduzidas a 10 elementos por vermelho direto a Olívio Tomé. Com este resultado, o título ficará adiado pelo menos durante mais uma semana, mas vamos ver o que acontece na segunda parte!
45+3' - Golo do FC Porto (0-2)! Marca Gonçalo Sousa!
45+2' - Cartão vermelho direto a Olívio Tomé. O avançado do Benfica viu cartão amarelo por uma falta à entrada da área e reagiu com um encontrão de ombro no peito do árbitro, que lhe mostrou imediatamente o vermelho. Os encarnados ficam reduzidos a dez.
42' - Cartão amarelo a Gonçalo Sousa, após falta sobre o benfiquista Tiago Parente.
42' - Rodrigo Mora tenta um pontapé de bicicleta na área do Benfica, ainda toca na bola mas erra o alvo.
40’ - Cartão amarelo para Jair Monteiro, após entrada dura sobre um adversário na disputa da bola a meio-campo.
37’ - Após mais um lance de ataque dos encarnados, que resulta em pontapé de canto, o jogo é interrompido para assistência ao portista Gonçalo Paiva. Do canto não resultou qualquer perigo.
34’ - Olívio Tomé invade a área do FC Porto e remata forte, mas muito fora do alvo. O ataque do Benfica à baliza adversária intensifica-se!
33’ - Melhor lance de ataque do Benfica até ao momento, mas o remate de André Gomes é travado pelo guarda-redes portista e a recarga de Tiago Freitas sai ao lado.
30’ - O Benfica procura reagir à vantagem portista mas, apesar de ter agora mais iniciativa, não consegue criar ocasiões de golo.
29’ - Lance de bola parada estudado da equipa do Benfica termina em cabeceamento de Gonçalo Oliveira, mas sai fraco e à figura de Denis Gutu.
24’ - Gonçalo Moreira cai no interior da área do FC Porto, mas o árbitro manda seguir. Não há grandes protestos…
18’ - Cartão amarelo mostrado ao benfiquista Tiago Parente, por falta na disputa de um lance.
17' - Na sequência dos festejos do golo, os jogadores do Benfica ficam desagradados com a celebração de Anha Candé e os árbitros têm de intervir para evitar males maiores. Há cartão amarelo para o benfiquista André Gomes.
16' - Golo do FC Porto (0-1)! Os dragões chegam à vantagem graças a um autogolo. Cruzamento de Gonçalo Sousa no lado direito do ataque portista e Gonçalo Oliveira, ao tentar intercetar a bola, desvia para a própria baliza.
10’ - As duas equipas continuam em fase de ‘estudo’ do adversário. Uma aproximação à baliza adversária para cada conjunto, ambas sem perigo.
João Pinto está na tribuna em representação da Federação Portuguesa de Futebol.
Começa a partida!
A partida será arbitrada por Ricardo Diogo, da AF Beja. Será auxiliado por Adão Henriques e Francisco Pereira.
Onze do Fc Porto: Denis Gutu, Fábio Amaral, Mamadu Queta, Tomé Almeida, Gonçalo Paiva, Vasco Santos, Gil Martins, João Teixeira, Anha Candé, Rodrigo Mora e Gonçalo Sousa.
No banco: Gonçalo Silva, Daniel Carrasco, Duarte Nogueira, Nuno Castanha, Amadú Camara, Alassana Baldé, Tiago Sousa, Tiago Trindade e Rafael Gomes.
Treinador: Ricardo Costa
Onze do Benfica: André Moreira, Guilherme Peixoto, Guilherme Gaspar, Gonçalo Oliveira, Tiago Parente, Martim Ferreira, Gonçalo Moreira, Tiago Freitas, Jair Monteiro, André Gomes e Olívio Tomé.
No banco: Diogo Ferreira, Leandro Martins, Rui Silva, Diogo Rocha, Tiago Pinto, Francisco Neto, Guilherme Afonso, Gustavo Ferreira e João Pinto.
Treinador: Tiago Pina
Na primeira volta desta fase de apuramento do campeão, o FC Porto bateu o Benfica, por 4-2.
O Benfica pode garantir já este domingo o título, se bater o FC Porto nesta partida. Os encarnados têm mais quatro pontos que o Sp. Braga (que ontem bateu o Torreense, por 3-1), mais seis que o Sporting (ganhou ao Sp. Espinho, por 5-0) e mais 7 que o FC Porto. Esta é a antepenúltima jornada do campeonato.
Bom dia, seja bem-vindo ao direto do Benfica-FC Porto, jogo da 16.ª jornada da fase de apuramento do campeão do Nacional de juvenis, que se disputa a partir das 11 horas, no Seixal.
Tinha sido expulso frente ao U. Tomar, quando foi defender o colega João Furtado após insultos por parte de um adepto do adversário
Os jovens leões derrotaram as águias por 3-0
CD da AF Santarém considera factos "não provados" contra técnico dos juvenis do Cartaxo
Pedro Murteira recorreu às redes sociais para contestar a expulsão do filho
Escocês termina contrato com Vancouver Whitecaps (MLS) em dezembro de 2024
Jean-Clair Todibo pertenceu aos quadros da equipa catalã entre 2019 e 2021, antes de rumar ao Nice
Médio do Manchester City deixou mensagem nas redes sociais
Jogador do Vancouver Whitecaps em entrevista a Record