Adeus ao ''Rato Atómico''
A morte de António Bentes, uma das maiores glórias do futebol estudantil, deixou de luto a Académica de Coimbra. Bentes foi o melhor marcador de sempre do clube de Coimbra (215 golos, durante 15 anos), e faleceu anteontem, aos 75 anos, vítima de um enfisema pulmonar.
A velocidade e a potência de remate com o pé esquerdo distinguiram-no como jogador de eleição. Quando, em dois jogos consecutivos contra o Sporting, marcou cinco golos a Azevedo, passou a ser conhecido pelo epíteto de "Rato Atómico".
Iniciou-se numa equipa constituida só por alunos do Liceu de Portalegre (Associação Académica de Portalegre), tinha então 13 anos. Oficialmente, porém, o seu primeiro clube foi a Mocidade Portuguesa de Portalegre, na época de 1943/44, mas depressa as suas exibições chamaram a atenção do Grupo Desportivo Portalegrense. Aos 17 anos, foi chamado à selecção de Portalegre; após o Verão de 1945, e depois de ter completado o 6º ano do liceu, rumou a Coimbra. Inicialmente indicado para a equipa de juniores, foi surpreendentemente colocado na equipa principal, num jogo com a Naval, no dia 23 de Setembro de 1945. Nunca mais deixou o lugar, efectuando, como "ponta esquerda", um total de 279 jogos, até ao último domingo de Maio de 1956. Assim, este natural de S. João do Souto (Braga) ficaria na história do clube de Coimbra. Com apenas 18 anos, foi chamado à selecção nacional. Totalizaria 5 internacionalizações (3 na equipa A e 2 na equipa B).
O funeral do antigo jogador realiza-se hoje, seguindo da Sé-Nova, às 10.00 horas, para o cemitério da Conchada, em Coimbra.
Pedido minuto de silêncio
João Moreno, actual líder da Comissão de Gestão, tinha para ontem prevista uma conferência de Imprensa para apresentação oficial da sua candidatura à presidência do clube. Devido à morte de António Bentes, a conferência foi adiada para a próxima segunda-feira, pelas 11.00 horas, no mesmo local (sede da candidatura, em Coimbra).
Ontem, João Moreno era um homem triste pelo adeus a este símbolo da vida do clube, uma pessoa que, aliás, conheceu muito bem: "Fui seu presidente e seu médico pessoal. Já enviámos condolências à família e amigos."
A Académica já endereçou à Liga um pedido para que seja prestada homenagem a Bentes, com um minuto de silêncio, no próximo domingo, antes do início do Académica-Gil Vicente, em Taveiro.
Ontem, a equipa de Coimbra treinou apenas uma vez, de manhã, no Complexo Francisco Soares, uma sessão de rescaldo do jogo de Alvalade, visando a recuperação física dos jogadores. Hoje e amanhã continua a preparação, com treinos matinais, já com o Gil Vicente no horizonte.