Clube azul emitiu comunicado sobre o polémico jogo de sábado
O Belenenses SAD partilhou em comunicado a carta enviada esta segunda à Liga Portugal, na qual solicita a repetição do jogo de sábado com o Benfica. De acordo com as alegações dos azuis, feitas após consulta do relatório do árbitro, o resultado do jogo não deve ser homologado e o clube já se disponibilizou para acertar uma nova data.
O Belenenses SAD socorre-se do Regulamento de Competições da Liga, no qual, referem, está expresso que "quando o jogo tiver sido dado por findo pelo árbitro antes do termo do seu tempo regulamentar, o resultado que o mesmo registe não será homologado, sendo designado novo jogo pela Liga Portugal, salvo nos casos expressamente previstos nos regulamentos".
Relacionadas
Por isso, escrevem os azuis, a Liga não deverá homologar este resultado. "Os regulamentos não preveem expressamente o caso de um jogo ser dado por findo pelo árbitro antes do termo do seu tempo regulamentar, ou seja, não preveem o que deve acontecer nesse caso. Consequentemente, a Liga Portugal não deve homologar o resultado do Jogo, devendo designar novo jogo, ficando a Belenenses SAD disponível para acertar a data do novo jogo nos termos dos regulamentos e dos calendários de ambas as equipas"
Leia o comunicado:
"À Liga Portuguesa de Futebol Profissional
Oeiras, 29 de novembro de 2021
Assunto: jogo Belenenses SAD – Benfica, realizado no dia 27 de novembro corrente (o Jogo); art. 45º, n.º 4 do Regulamento das Competições; designação de novo jogo.
Exmo. Senhor Presidente da Liga Portugal,
Tendo a Belenenses SAD recebido, esta manhã, o relatório do Árbitro do Jogo, verifica-se que o Árbitro deu "(…) o jogo por terminado por inferioridade numérica da equipa visitada, no decorrer do minuto 3 do 2º tempo, (…)".
O art. 45º, n.º 4 do Regulamento das Competições Organizadas pela Liga Portugal dispõe que "quando o jogo tiver sido dado por findo pelo árbitro antes do termo do seu tempo regulamentar, o resultado que o mesmo registe não será homologado, sendo designado novo jogo pela Liga Portugal, salvo nos casos expressamente previstos nos regulamentos".
O Jogo foi dado por findo pelo Árbitro antes do termo do tempo regulamentar.
Os regulamentos não preveem expressamente o caso de um jogo ser dado por findo pelo árbitro antes do termo do seu tempo regulamentar, ou seja, não preveem o que deve acontecer nesse caso.
Consequentemente, a Liga Portugal não deve homologar o resultado do Jogo, devendo designar novo jogo, ficando a Belenenses SAD disponível para acertar a data do novo jogo nos termos dos regulamentos e dos calendários de ambas as equipas.
Com os melhores cumprimentos,
O Conselho de Administração,"
(em atualização)
Após queda vertiginosa da 1ª Liga aos distritais em apenas duas épocas
Fusão com Cova da Piedade que visava utilizar o Municipal foi aceite pela Liga, mas recusada pela FPF e TAD. Provas nacionais passaram a ser inalcançáveis: competir só nos distritais
Protagonista, a par do clube progenitor, de um dos mais rocambolescos e prosaicos casos do futebol português, o B SAD foi perdendo, sucessivamente, tudo: o rosto (o símbolo), o nome, a casa, o lugar na 1.ª, na 2.ª, na 3.ª... Mas vai recorrer e conta inscrever-se nos campeonatos nacionais em 2025/26
Tribunal Arbitral do Desporto recusou uma providência cautelar da sociedade para impedir o recomeço da 2.ª Liga sem a reintegração da BSAD
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes