Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Avançado garantiu vitória do U. Santarém que deu o 4º lugar, após três meses afastado por lesão
Seguir Autor:
Depois de três meses lesionado, Manu regressou em força aos relvados ao assinalar o golo da vitória do U. Santarém (1-0) frente ao 1º Dezembro. O avançado angolano marcou aos 79’, permitindo aos unionistas chegar ao 4º lugar da Série B, já em posição de acesso à fase de subida à 2ª Liga.
“Foi um sentimento diferente e especial. Já tinha feito várias assistências, mas nunca marcado cá e foi um golo muito bom, que me trouxe muita satisfação”, recorda o atacante de 20 anos, que não esquece o apoio dos companheiros e adeptos durante o período de recuperação da primeira lesão grave da carreira (fratura de stress na tíbia da perna esquerda).
“Nunca estamos preparados para ficar tanto tempo sem jogar, mas sabemos que pode acontecer. Tive apoio dos colegas e da família e o importante é continuar a recuperar e voltar ao meu melhor”, referiu Emanuel Fernando Gonçalves, conhecido por Manu, que realça: “Os jogadores da frente são mais castigados com pancada, mas é normal e já estou habituado”.
Reconhece ainda não estar na forma dos colegas, mas garante que “vai continuar a trabalhar até chegar lá”. Esta não é a primeira vez que se sente nessa posição, relembrando a chegada ao Estrela da Amadora em 2024 - onde depois foi emprestado ao U. Santarém: “Vinha para a equipa A, mas eles já tinham feito a pré-época e eu não. Comecei com a equipa B, depois passei para os Sub-23, onde fiz 5 golos e 5 assistências e o treinador acabou por me chamar à equipa A”.
Manu passou pelo 1º de Agosto, onde subiu a sénior e marcou o 1º golo como profissional , e deu nas vistas durante o empréstimo da época passada nos unionistas, ficando na cidade mais uma temporada. O avançado está a gostar da estadia e quer abrir um novo capítulo na carreira já este domingo, na receção ao Atlético, jogo crucial na luta pelo 4º lugar.
“Sabemos que com a vitória podemos dar um grande passo para lutar pela subida, que é o objetivo da equipa”, frisou Manu.
Estreia no Estádio da Luz
Um dos momentos mais altos da ainda curta carreira de Manu foi a estreia pela equipa sénior do Estrela da Amadora, a 23 de novembro de 2024, diante do Benfica, em pleno Estádio da Luz. O angolano entrou aos 67’ para substituir André Ruiz, num jogo a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal , que ficou marcado pela homenagem a Nené, lenda do Benfica. Apesar do destaque da partida ter estado sobretudo em Di María, que marcou três dos sete golos da vitória encarnada – entre eles um pontapé de bicicleta aos 5’ – Manu relembra a emoção da estreia.
“O estádio estava quase cheio. Não esperava tanta gente, mas foi um momento muito gratificante. Deu-me uma grande motivação para continuar a trabalhar e pisar mais vezes os relvados de estádios assim. É esse tipo de jogos que quero ter no futuro”, refere.
Sonho de voltar à seleção
Manu soma duas internacionalizações pela seleção angolana, pela qual já conquistou a Taça Cosafa de 2024, e sonha em voltar a representar o seu país. Depois de disputar três partidas pelas camadas jovens de Angola, tendo marcado um golo e sido eleito o homem do jogo, o avançado estreou-se com a camisola da seleção principal aos 18 anos. Manu entrou aos 88’ no nulo com a Namíbia e voltou a pisar o relvado dias depois, nos últimos minutos da vitória (3-1) frente ao Lesoto. “O jogador é visto quando faz golos e assistências e se continuar a fazer isso posso voltar a ser convocado para a seleção. Trabalho muito, e sim, penso na seleção e em representar o meu país”, afirmou o angolano que não integrou os convocados de Angola para a Taça das Nações Africanas de 2026.
Avançado garantiu vitória do U. Santarém que deu o 4º lugar, após três meses afastado por lesão
Médio colombiano regressa a Portugal após experiência em Israel
Avançado, de 24 anos, apontou 5 golos esta época pelo Atlético
Técnico, de 43 anos, estava sem clube depois de ter saído do Lusitano de Évora
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador está a ser associado em Inglaterra à sucessão de José Mourinho no Benfica