A Liga anunciou na sexta-feira que vai limitar o empréstimo de jogadores a um clube do mesmo escalão, sendo três o número máximo permitido. Também a utilização face ao clube-mãe passa a ser regulada, estando definido que o emprestado não pode jogar.
Olhando para a época 2014/15, verifica-se que a primeira medida não iria ter qualquer impacto nos três grandes, visto que nenhum emprestou mais do que três jogadores ao mesmo clube do campeonato. Quanto à proibição de defrontar o clube de origem, as coisas assumem outras proporções: foram vários os casos envoltos em polémica de atletas que ficaram de repente fora da lista de convocados e, na maior parte das vezes, sem explicação plausível.
O FC Porto foi a equipa que mais jogadores emprestou a emblemas da I Liga - 10 no total, mais do que Benfica (5) e Sporting (4) juntos. Metade desses jogadores cedidos pelos dragões deixaram os azuis e brancos em janeiro e o caso do trio cedido ao V. Guimarães foi o que mais se aproximou do limite agora definido.
Ivo Rodrigues, Otávio e Sami rumaram ao D. Afonso Henriques em simultâneo, integrando o negócio de Hernâni, que fez o sentido contrário a título definitivo. Destes, apenas Sami jogaria frente ao clube-mãe.
Os emprestados do FC Porto
No Benfica, Rui Fonte foi o caso mais mediático. No momento em que era o melhor marcador da 2.ª Liga pela equipa B das águias, foi emprestado ao Belenenses e a sua não utilização frente aos encarnados por opção técnica fez correr tinta, sendo associada à questão de Deyverson e Miguel Rosa, embora esta dupla não encaixe nestes parâmetros, pois os atletas não pertenciam ao Benfica.
Os emprestados do Benfica
O Sporting teve a situação mais pacífica dos três grandes. Com quatro jogadores emprestados (dois à Académica e mais dois ao Arouca), não houve suspeitas em torno da sua utilização ou não frente aos leões.
Os emprestados do Sporting
Portistas dominam do primeiro ao último minuto. O empate é muito penalizador
Cerca de uma centena de apoiantes tinham sido detidos
Os dois candidatos à presidência do Benfica que passaram à segunda volta enfrentam-se a partir das 21h00
Acompanhe a par e passo o jogo dos minhotos na Liga Europa
Agora, argentino sente-se feliz em Miami
Treinador português e emblema dos Emirados Árabes Unidos rescindem por mútuo acordo
Ranking do CIES-Football Observatory é liderado de forma destacada por Lamine Yamal
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Norte-americano tinha 75 anos
Italiano recorda o momento em que o astro argentino decidiu juntar-se ao clube parisiense