A necessidade de revisão dos quadros competitivos em 2024/25 foi um dos pontos em debate na Cimeira dos Presidentes, que esta sexta-feira reuniu no Porto, sob a égide da Liga, os líderes dos principais clubes portugueses, incluindo os três grandes.
A reformulação da Liga dos Campeões vai retirar quatro semanas às competições internas, o que inevitavelmente exigirá alterações. E segundo contou Rui Fonte, o presidente do Marítimo, a solução vai passar pela reformulação do calendário da Taça de Portugal e da Taça da Liga.
Na Taça da Liga a ideia é realizar apenas uma final-four, com os quatro clubes mais bem classificados no final da época anterior, e internacionalizar o projeto, ou seja, realizar a prova no estrangeiro (se possível), como acontece com a Superliga espanhola.
Na Taça de Portugal, a Liga vai iniciar conversações com a Federação e a solução pode passar por as meias-finais voltarem a ser disputadas a uma mão.
O campeonato, esse, vai manter-se com 18 clubes.
Sobre a centralização dos direitos televisivos, os clubes ouviram a opinião de Javier Tebas, presidente da LaLiga, que durante cerca de uma hora explicou como foram feitas as coisas em Espanha. Na globalidade os clubes acharam interessante a intervenção do responsável espanhol.
Segundo o presidente do Mafra, José Cristo, os clubes vão ver a fatura com os pagamentos dos seguros desportivos reduzida em cerca de 40 por cento, na sequência de um novo acordo assinado entre a Liga e a seguradora.
De referir que todos consideraram positiva a presença do secretário de Estado do Desporto, que falou sobre o novo regime das sociedades desportivas e reformulação da lei do combate à violência no desporto.
A finalizar, houve a foto de grupo. Com a curiosidade de Rui Costa ter ficado ao lado de Pinto da Costa...
Por António MendesTreinador do Famalicão feliz pela vitória 'magra' na Choupana
Discurso de Mourinho ao intervalo contagiou os jogadores e provocou resposta imediata
Treinador do Nacional lamenta ainda que a expulsão de Zé Vitor tenha "condicionado completamente" o encontro
As declarações do técnico, que este sábado se estreou a vencer no emblema da Amadora
Treinador português procura hoje a quarta vitória seguida na Premier League
Galês tinha reforçado o clube em julho
Campeã do mundo sénior em patinagem artística livre, de apenas 17 anos, quer continuar a crescer e a somar títulos
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest
Interrogatório do Sporting-Alverca