_
Your browser doesn’t support HTML5 video
O FC Porto apoia o Sporting na luta pelo reconhecimento de que o Campeonato de Portugal é o antecessor da Primeira Liga e não da Taça de Portugal e que, por isso, os troféus conquistados nessa competição já extinta devem ser considerados como títulos de campeão nacional. A informação surge no comunicado conjunto entre dragões e leões, onde, para além da confirmação do reatar de relações entre os rivais, constam ainda vários pontos que unem os dois clubes, nomeadamente a 'questão dos 22 títulos', levantada pelos lisboetas.
Há cerca de um ano, o Sporting, num extenso comunicado, explicou os motivos que o leva a considerar que os quatro títulos conquistados no Campeonato de Portugal (disputado entre 1921 e 1938) são, na verdade, de campeão nacional. "O objetivo do Campeonato de Portugal era apurar o Campeão Nacional e não o simples vencedor de uma 'taça' sem qualquer propósito. Se o Campeonato de Lisboa estabelecia qual a melhor equipa da capital, o Campeonato de Portugal fazia essa distinção ao nível do país inteiro. As pessoas queriam saber quem era a melhor equipa nacional e o Campeonato de Portugal, ano após ano, dava-lhes essa resposta", podia ler-se no comunicado de junho de 2016.
Refira-se que no seu site oficial os dragões anunciam, na área de palmarés, ter um total de 27 títulos de campeão nacional, colocando em separado os quatro alcançados no Campeonato de Portugal. Porém, se o Campeonato de Portugal fosse efetivamente reconhecido como o antecessor da Primeira Liga, os dragões acrescentariam ao seu palmarés somente três títulos, na medida em que o de 1934/35 aconteceu quando a Primeira Liga estava na primeira das suas quatro épocas experimentais - que coincidiram com o Campeonato de Portugal. Resumidamente, o FC Porto teria agora 30 campeonatos ganhos.
Por seu turno, o Sporting afirma no seu site oficial ter 22 títulos, embora fazendo referência ao facto de quatro deles terem sido conquistados quando a prova se denominava Campeonato de Portugal. Esta competição contou com 17 edições e foi disputada por eliminatórias, entre 1921 e 1938. Foi ganha por Sporting (quatro vezes), FC Porto (quatro), Benfica (três), Belenenses (três), Carcavelinhos, Marítimo e Olhanense.
Técnico do Famalicão diz que os seus jogadores mereceram o golo no final
Gunners saíram de cena após derrota (1-2) na casa do Southampton, mas sueco atingiu número redondo e... pró-leões
Chucho Ramírez voltou aos golos e encaminhou vitória justa, selada com obra-prima de Paulinho
Médio do FC Porto fez o momentâneo 2-1 diante do Famalicão, que acabaria por empatar
Antigo jogador investigado por fuga aos impostos
Jovem do Corinthians está a participar na competição em Portugal com um selecionado do Brasil
Ítalo-argentino apelida o técnico como um "maníaco da linha de fora de jogo"
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'
Lateral esquerdo foi apresentado no Forte Virtus, do terceiro escalão
Rute Cardoso contribuiu com o seu testemunho para a biografia oficial do internacional português que vai ser lançada no dia 9