Jorge Jesus perdeu este domingo o primeiro dérbi na Luz, depois de 7 épocas consecutivas sem derrotas. Nos anos em que foi treinador encarnado, JJ somou cinco vitórias e um empate, ciclo vitorioso ao qual deu seguimento como líder sportinguista quando, na temporada transata, ganhou na Luz por expressivos 3-0. Ontem, o Sporting manteve a tradição recente de permitir ao rival o primeiro golo: aconteceu o mesmo, em 2015/16, no jogo para a Taça de Portugal (os encarnados começaram a ganhar, com golo de Mitroglou, mas os verdes e brancos deram a volta e venceram 2-1, com golos de Adrien e Slimani) e naquele que a águia aproveitou para atingir o topo da Liga (Mitroglou).
A derrota leonina começou a desenhar-se com o golo de Salvio e, olhando para o passado recente, a tarefa sportinguista ficou desde logo muito comprometida. É que, a perder ao intervalo, os leões tinham de recuar até 2005/06 para encontrarem uma reviravolta conseguida na segunda parte do jogo. Então sob o comando de Paulo Bento, a equipa reagiu a golo de Simão Sabrosa (27’, pen.) com 3 golos (Sá Pinto aos 64’, de penálti, mais dois de Liedson (73’ e 82’).
O jogo configura ainda um particularidade interessante nas deslocações ao recinto do eterno rival: o Sporting marcou ao Benfica, na Luz, pela terceira vez consecutiva, feito raro nos últimos anos – no novo século só por uma vez tinha logrado fazê-lo, entre 2001 e 2004. Por curiosidade, na história do dérbi só ao jogo 21 os leões ficaram em branco.
Gelson Martins estreou-se como titular
O jovem Gelson Martins assinou este domingo, na Luz, o quinto dérbi como sénior do Sporting, isto é, não falhou qualquer jogo com o rival desde que Jorge Jesus assumiu o cargo de treinador leonino. A história começou com 1 minuto na Supertaça Cândido de Oliveira, no algarve, em agosto de 2015 e prosseguiu com 4 minutos no 3-0, na Luz, a contar para a Liga. Juntou depois 75 minutos para a Taça de Portugal (vitória por 2-1, após prolongamento) e mais 13’ no duelo, em Alvalade, para a Liga, que o Benfica venceu.
Aos 93 minutos somados nesses quatro jogos, Gelson juntou os 90 minutos deste domingo, num jogo em que confirmou a preponderância na equipa. Antes, entrava para ganhar tempo e tentar mudar as coisas do banco; agora já não sai do onze.
Por Rui DiasEsquerdino deixou a Luz a coxear. Problema não é grave, mas poderá retirá-lo das opções iniciais do Sporting na Champions
Acompanhe todas as incidências do encontro da Liga Betclic
Treinador do Casa Pia depois da derrota frente ao Santa Clara
Treinador do Santa Clara após triunfo frente ao Casa Pia
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Golo de Ethan Mbappé deu a vitória
Avançado tem 20 participações em golo em 25 jogos disputados pelo Midtjylland