A Liga rendeu-se à revolta das mascotes que tem marcado a última semana do futebol português devido à multa que foi aplicada ao Jubas. O leãozinho que anima os jogos em Alvalade, recorde-se, foi sancionado em 479 euros por se ter aproximado de uma superflash, despertando uma onda de solidariedade sem precedentes, desde a tomada de posição pública de outras mascotes até uma recolha de fundos de adeptos leoninos para suportar a pena sem que o Jubas tivesse de 'pagar do seu bolso'.
A multa é aplicada pelo Conselho de Disciplina da FPF, mas em função do que é reportado pelos delegados da Liga em sede de relatório. Seja como for, e perante a nova vaga de notoriedade das mascotes dos clubes nacionais, a Liga decidiu enviar às sociedades desportivas, na noite de sexta-feira, já depois das 22 horas, um mail no qual as referidas personagens eram convidadas a marcar presença hoje, no Estado Municipal de Braga, para o lançamento da Fundação do Futebol-Liga Portugal, que se realiza antes do pontapé de saída do Sp. Braga-Rio Ave.
A comunicação é assinada por Susana Rodas, diretora executiva de marketing da Liga, tendo chegado ao conhecimento das sociedades já depois da presença de várias mascotes, na noite de sexta-feira, no estreia do novo 'líder de claque' do Feirense, o Billas. O qual, recorde-se, foi acompanhado pelo próprio Jubas, mas também pelas mascotes de V. Guimarães, Boavista, Aves e P. Ferreira.
A intervenção da Liga causou estranheza em algumas sociedades desportivas, mas os termos em que Susana Rodas elaborou o pedido acaba por sublinhar a importância das mascotes dentro do espetáculo. "Muito nos honraria contar com a presença das Vossas Mascotes, que muito contribuem para o Fairplay do Futebol nacional", salienta aquela responsável.
Será curioso avaliar qual a adesão das mascotes a esta iniciativa da Liga, se o próprio Jubas marcará presença e, sobretudo, se essa exposição mediática será utilizada para esses símbolos dos clubes reafirmarem o seu desacordo com a multa aplicada ao representante do Sporting.
Presidente da MAG faz ponto de situação sobre ato eleitoral
Treinador do Moreirense ciente de que os azuis e brancos ainda sentem a derrota em Nottingham, mas fala em "estratégia" individual para o adversário
Veja aqui os dados de todas as secções de voto
Encontro agendado para amanhã às 20h15
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus