_
O benfiquista António Silva e o sportinguista Zeno Debast estão nos cinco primeiro lugares, a nível mundial, dos jogadores sub-23 especialistas em passes progressivos. O estudo é do Observatório do Futebol (CIES), com base nos dados da alemã Impect, especialista em estatísticas de futebol. O também benfiquista Samuel Dahl e Gustavo Sá (Famalicão) integram esta ranking de 100 atletas.
O estudo compreende 52 ligas nacionais de todo o Mundo e Jorne Spileers, central dos belgas do Club Brugge, surge destacado no topo destes jovens especialistas em passes que 'encurtam' o campo e colocam as suas equipas mais perto das áreas adversárias. Faz 11,8 passes por 90 minutos, com uma eficácia de 84,1 por cento.
Em segundo lugar encontra-se Dean Huijsen, do Real Madrid (12,2/74,4%), enquanto António Silva, de 22 anos, fica em terceiro (11/74,8%). Já Debast, também de 22 anos, ocupa a quinta posição, com uma média de 10,9 passes e uma eficácia de 70,6. Na próxima sexta-feira, só a águia estará em ação no dérbi, uma vez que o leão está a recuperar de lesão no joelho esquerdo.
Depois, é preciso descer até à 75.ª posição para encontrarmos um jogador que estamos a habituados a ver nos relvados nacionais: Dahl. O internacional sueco, de 22 anos, apresenta uma média de 5,9 passes e uma eficácia de 70,3%. Ainda mais para baixo, no 92.º lugar, encontra-se Gustavo Sá, de 21 anos (5,7/69.5%).
Por Nuno MartinsBrasileiro lembra dificuldades em 2024/25 antes da retoma às ordens do italiano
Antigo médio salienta que posicionamento do norueguês tem sido fundamental para o crescimento das águias
Avançado marroquino do Estoril marcou 7 golos em quatro jornadas
Extremo fez a antevisão do clássico e assumiu que o Sporting "tem feito grandes jogos"
Informação lançada pelo ‘The Sun’ está a agitar Ibrox
Segundo avança o 'Jornal de Notícias'
Avançado colombiano ficou de mãos na cabeça
Juristas admitem ao 'Expresso' que há lugar a pedido de responsabilidade civil ao antigo presidente da Federação
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Ex-internacional belga em entrevista à 'Gazzetta dello Sport'