O Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) propôs à Liga e à federação a contratação de um seguro de vida para proteger os futebolistas na retoma das competições, devido à covid-19, disse esta quinta-feira Joaquim Evangelista à Lusa.
"O SJPF quer, sobretudo, dar aos jogadores a tranquilidade para se concentrarem na sua atividade, compete-nos a nós, Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), clubes, Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e SJPF, garantir todas as questões médicas e medidas de segurança, e todas as questões de âmbito jurídico", afirmou o líder sindical.
A covid-19 não está coberta pelo seguro de acidentes de trabalho dos futebolistas, que se preparam para reiniciar a 4 de junho a Liga NOS, suspensa em março, quando faltavam disputar as últimas 10 jornadas.
"Estando esta questão por resolver, e sendo, sem dúvida, uma das mais importantes, porque tem a ver com a proteção dos jogadores em casos, que embora residuais e de risco diminuto, podem acontecer, é prioritário garantir que existe uma cobertura legal", prosseguiu Evangelista.
O presidente do SJPF exigiu "uma solução rápida para que não restem quaisquer dúvidas aos jogadores", acrescentando que a estrutura sindical apresentou à LPFP e à FPF uma proposta "que consiste na celebração de um seguro de vida que responda em caso de incapacidade permanente ou morte resultante da infeção por covid-19".
Após a declaração de pandemia, em 11 de março, as competições desportivas de quase todas as modalidades foram disputadas sem público, adiadas - Jogos Olímpicos Tóquio'2020, Euro'2020 e Copa América -, suspensas, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais, ou mesmo canceladas.
Os campeonatos de futebol de França e dos Países Baixos foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede na Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da Liga NOS previsto para 4 de junho.
Faltam disputar 90 jogos do principal escalão, que é liderado pelo FC Porto, com um ponto de vantagem sobre o campeão Benfica, assim como a final da Taça de Portugal, que vai opor 'encarnados' a 'azuis e brancos'.
Por Lusa"É uma equipa chata que pode causar problemas a qualquer momento", alerta o técnico Vítor Vinha
Guerreiros têm duas derrotas, dois empates e só um golo marcado em solo francês na antecâmara da visita ao Nice
Treinador do Sporting revela desenho tático dos leões em Munique
Central de 20 anos prolonga o seu vínculo aos tricolores por mais três épocas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Glen De Boeck tinha 54 anos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado do Toluca brilha no México
Caso foi tornado público em maio
Qatar Sports Investments anunciou aquisição do Eupen, da 2.ª liga daquele país